quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Temazcal

(foto retirada de um blog)

Oi gente,

Retiro se aproximando e frio na barriga aumentando.

Como um dos rituais será o Temazcal, hoje resolvi dar uma pesquisada pra ver direito o que é (deixo o que encontrei logo abaixo).

Algumas coisas passam na minha cabeça, como:

* Será que vou sentir fome???
   ...ficaremos 4 dias comendo só arroz branco e frutas...

* Será que vou conseguir ficar 4 dias sem abrir a boca???
   ...não é permitido conversar, ficaremos 4 dias em silencio e faremos os rituais e                   atividades em silêncio.

* Será que vai me dar desespero???
   Terei que trabalhar na marra o fato de ser mais tranquila, vivo num ritmo alucinante,        desenvolvendo mil coisas ao mesmo tempo e sei que essa será a oportunidade para eu      desacelerar.
   Estou imensamente buscando isso para minha vida e preciso aprender a ser Zen onde        quer que eu esteja.  

* E se eu passar mal???E se eu desmaiar???
   Ninguém morre Viviane.


Dai me pergunto, Viviane pra que tantas resistências?!?!


 TEMAZCAL
Uma das primeiras lições que existem dentro da tradição, é sobre a origem. 
A origem é o ventre de nossa mãe Terra.

O QUE É:

Temazcal é uma cerimônia milenar de cura purificação e fortalecimento.
É um local para refletimos e vermos o quanto somos capazes.
É um momento onde encontramos a verdadeira força de superação de
fé e de coragem. O Temazcal é muito especial, através dele podemos
encontrar ainda o equilíbrio a cura física, emocional e o fortalecimento
espiritual. Como acontece: A Cerimônia do Temazcal utiliza o símbolo
dos elementos terra, fogo, água e ar, além da representação da
gestação e o renascimento. Uma tenda (Inipi) é construída em um local
tranqüilo em meio à natureza, de forma que todos os participantes ficam
em contato com o solo. No centro da tenda são colocadas as “anciãs pedras”
pedras incandescentes que já está no fogo a um bom tempo e que após
receberem água com ervas aromáticas e medicinais, liberam o vapor que
toma conta de todo o ambiente. As pedras são colocadas aos poucos,
geralmente em quatro rodadas com 13 pedras. É um momento
único onde você consegue estar consciente o tempo todo, e estar
consciente é saber viver verdadeiramente.

Esta é uma das cerimônias mais antigas da existência, foi dada aos seres

humanos como um rito de bençãos, baseia-se na purificação do ser humano
através da água sagrada, líquido que através do calor gera um corpo e esse
corpo se prepara para receber o sopro da vida.

Beijos no coração.

Namastê




Nenhum comentário: