terça-feira, 21 de julho de 2015

AYAHUASCA é para todos, mas nem todos são para AYAHUASCA


Oi gente,

Semana passada tivemos na mídia o caso da mulher que sumiu após um ritual de Santo Daime (links da matéria no final do post), mediante esse caso quero aqui esclarecer alguns pontos e colocar a minha opinião sobre o assunto.

Vale lembrar que não basta somente a idoneidade do Instituto, mas também a sinceridade do participante em responder a ficha de anamnese sem omitir nenhuma informações e isso é para sua própria segurança!!!

Vamos lá então:

1- A reportagem diz que "a seita" obrigou a mulher a suspender os medicamentos que ela fazia uso alegando que "fecha o chacra".

Esse papo de suspender um medicamento porque "fecha o chacra" é desculpa.

O que acontece é que não se deve associar a Ayahuasca com alguns medicamentos inibidoras de MAO, o que, de alguma maneira interferem com o sistema serotonérgico, já que teoricamente pode levar a chamada "síndrome serotonérgica" , um quadro clínico perigoso e suscetível de levar a convulsões, hipertermia e perda da consciência.
Dessa maneira, por questão de prudência e absoluta prevenção desses problemas, não se recomenda o uso do chá para pessoas em tratamento com fármacos psico-ativos em geral e principalmente antidepressivos até três semanas antes do ritual para permitir a total recomposição do estoque de MAO endógena e o retorno do sistema nervoso à sua fisiologia natural.

2- "...eles falam que não pode nenhum tipo de remédio, nem para dor de cabeça e cólica..."

Mentira. É contra-indicado medicamentos psico-ativos, tais como:

  • Antidepressivos inibidores seletivos da receptação da serotonina como: Fluoxetina (Prozac e outros); Citalopram (cipramil, Denyl); Paroxetina (Aropax, Ce-brilin, Pondera); Sertralina (Novativ, Sercerin);
  • Antidepressivos tricíclicos como: Imipramina (Tofranil); Desipramina (Norpra-mina); Clomipramina (Anafranil);
  • Antidepressivos de efeito dual ou complexo como: Venlafaxina (Efexor);
  • Substancia de mecanismo de ação não muito bem estabelecido como: Lítio (Carboclim, litiocar, Neurolithium);
  • Inibidores da Monamia Oxidade como: Tranilcipromina (Parnate, Stelapar); Fenelzina (Nardil).

Por conta dos seus efeitos hipertensivos, eliminasse também os candidatos em uso de psico-estimulantes como a Ritalina.


Existe uma lista de medicamentos contra-indicados bem maior que essa, na qual o Instituto vai te falar antes da sua inscrição.

No caso de analgésicos, o Instituto vai indicar qual você pode usar também.

O bom senso indica que enquanto não se sabe ao certo os efeitos específicos de cada uma das substâncias citadas em relação às dosagens habituais de DMT e agentes  inibidores da Monoamina Oxidase (MAO) tipicamente contida no chá, não se deve incentivar o uso da Ayahuasca em pessoas usuárias dessas medicações.

3- "...nas conversas, os integrantes falavam que esses medicamentos não faziam bem a ela, ela falava que estava com vergonha do padrinho por estar se intoxicando com esses venenos..."

É muito importante verificar a idoneidade do Instituto e dos padrinhos antes de participar de um ritual consagrando Ayahuasca, pois não é só porque o cara é um padrinho ou tem um CNPJ que você vai "botar a mão no fogo" por ele.

É preciso DISCERNIMENTO!!!

Nenhum padrinho pode chegar para você e mandar suspender medicamentos dizendo que está se intoxicando!!!

Medicina é medicina e tratamentos holísticos, espirituais apenas andam juntos!!!

Pelo amor, neh gente?!

Hoje em dia a informação tai pra ser acessada!!!

...e se o padrinho for um louco metido a curandeiro?!!!e se ele misturar substâncias ilícitas no chá???Você não sabe...

Então, não saia por ai acreditando em qualquer um, só porque tem um título ou um céu.

Busque informações e se você achar algo estranho, caia fora!!!


4- ..".eles disseram que depois de Sábado tudo iria melhorar..."

Não necessariamente.

Ayahuasca é para todos, mas nem todos são para a Ayahuasca.

Ayahuasca cura quem quer ser curado, então não basta apenas ir lá e tomar o chá.

O trabalho é interno - é você com você.

O chá é apenas o veículo, o resto é todo contigo.

E se você "não for para o chá" por algum motivo, as coisas bem podem piorar.

Portanto, não vai na onda de ninguém. O que pode ser bom pra um pode não ser para o outro, assim vice e versa.

Busque a sua verdade, a sua vontade, o seu chamado.

Não vá achando que a Ayahuasca vai fazer milagre na sua vida porque o único capaz de fazer isso é você mesmo, mudando suas percepções e ouvindo a "voz certa" - talvez ela te ajude a distinguir o que é a voz certa, todo o resto é contigo.

5- Diz que ela começou a participar dos rituais há três meses atrás, e que passava mal todas as vezes que ingeria o líquido, além de ter problemas psicológicos..."

Ayahuasca é contra-indicado para pessoas com personalidade esquizoides e pré-psicóticas, neuróticos e com instabilidade de identidade e níveis altos de ansiedade, síndrome do pânico e bipolaridade.

O que parece é que ela já tinha problemas psicológicos, portanto não deveria nunca ter utilizado o chá.

6- "...segundo integrantes do grupo, a mulher ficou perturbada e saiu correndo da propriedade após tomar o chá", onde resultou no seu desaparecimento.

Não estou defendendo os lugares onde frequento, mas isso jamais aconteceria nos Institutos que conheço.

Nesses Institutos temos fiscais por todos os cantos.

Os fiscais são pessoas que ficam cuidando da gente durante o ritual, nos ajudando no que for preciso e também fiscalizando tudo ao redor para um bom andamento do trabalho.

A gente não pode sair das redondezas, não podemos trancar a porta do banheiro e tudo isso é para garantir a nossa própria segurança.

O efeito do Daime dura em média 4 horas e após o ritual a gente come, bebe e só depois disso podemos ir embora, pois o efeito já passou.

Se algum acidente acontecer após deixarmos os portões do Instituto, posso dizer que é uma fatalidade e isso ocorre com qualquer um tendo ou não tomado o chá.

O Instituto não pode se responsabilizar pelo o que o indivíduo faz após ter deixado o local, mas enquanto estiver lá dentro é de plena responsabilidade do Instituto zelar por nós.

Veja o quanto é importante um Instituto tomar esses cuidados.

Para concluir deixo aqui umas questões:

Ayahuasca trabalha individualmente com cada mente e atua diferente de pessoa para pessoa. 

A grande pergunta é:

Será que todos tem sabedoria para elaborar o conteúdo que a bebida oferece?!?

Será que todos tem mente para suportar a realidade???

Essas são variáveis que você mesmo precisa se indagar e é preciso tomar muito cuidado para não fazer do chá uma "fuga", poque é muito fácil ficar lá toda hora tendo mirações e insights. O difícil é quando a onda de amor passa e caímos na realidade nua e crua que é nossa vida diária.

O trabalho de verdade está no nosso dia a dia, está em enfrentar os nossos "fantasmas de frente", e oportunidades com certeza não irão nos faltar!

Então, se você optar por usar a Ayahuasca como "facilitadora" desse intercâmbio, faça de maneira consciente e prudente.

Se você precisa de medicamentos para te ajudar, tudo bem também...só não vai omitir informações na ficha de anamnese só para poder participar de um ritual porque o maior prejudicado será você, não tenha dúvidas disso!


Beijos no coração

Namastê


Fonte de estudo:



Leia Mais:


Seita pediu suspensão de remédio a mulher que sumiu após ritual

Mulher desaparece após ir a ritual de Santo Daime em chácara em Goiânia

Desaparecimento de mulher pode ter sido forjado

Amigo suspeita que família simulou sumiço de mulher após ritual religioso

#desafiogratidão2015
#dia057
#flaviamelissa
#vivisawaking


Nunca pensei que um dia iria ajudar as pessoas apenas contando sobre as minhas experiências.

Vocês não imaginam como fico a cada mensagem que recebo, é um sentimento tão bom aqui dentro do meu peito, sentimento de felicidade por cada vez mais gente estar trilhando o caminho da luz, o caminho do despertar e eu poder estar colaborando com isso é indescritível.

Minha intenção sempre foi a de "chacoalhar" (com carinho viu gente rs) a cabeça das pessoas para o despertar, seja lá qual for a forma.

Quando uma estrela brilha intensamente, ela acende uma fagulha de luz no coração da humanidade, mas quando um milhão de estrelas brilham, isso é o suficiente para iluminar toda a escuridão e despertar a grandeza da criação, dessa maneira gente vamos ajudar cada vez mais estrelas acenderem!!!!

Gratidão a todos vocês que acompanham meu blog, meu canal e que vocês também espalhem essa luz.

Bjo

Um comentário:

Juliana disse...

Poxa! Eu tomo Venlift (Venlafaxina, o mesmo que Efexor), e estava procurando um lugar confiável porque queria muito tomar ayahuasca. Agora vi que não posso :(
Quando eu parar de tomar o remédio quero tomar. Mas acho que pode demorar bastante :/
Mas obrigada pela informação! Tinham me dito que não tinha problema nenhum, e que eu só nao poderia tomar caso eu fizesse uso de medicação tarja preta, o que não é o caso.
Beijo!