Depois de ter ficado mal com uma atitude que tive que não foi muito bacana, resolvi abrir essa questão aqui no blog.
Há ocasiões em que o silêncio de uma pessoa torna-se mais sábio do que qualquer palavra que poderia ser pronunciada, princialmente naqueles momentos de stress, nervoso e agitação porque com a cabeça quente acabamos muitas vezes falando o que vem na cabeça e depois caímos naquele processo de arrependimento e culpa.
É preciso parar pra pensar duas vezes antes de sair por ai falando coisas com a cabeça quente ou coisas não edificantes.
Eu tenho muito disso ainda, de ficar falando coisas sem pensar e de me arrepender depois.
Exagero nas palavras, entonações, superlativos e tenho a consciência de que isso não é legal.
Descarrego tudo pela boca e já está mais do que na hora de mudar esse habito horrível.
Portanto, a partir de hoje vou seguir esses conselhos:
"Certifique-se que o cérebro está engatado antes de pôr a boca em movimento."
"Você jamais terá de explicar alguma coisa que não disse."
"Falar é prata, mas o silêncio vale ouro."
"Uma pessoa madura reflete antes de falar; um tolo fala, e então reflete sobre aquilo que disse."
"O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo", sabedoria dita pelo pensador romano Sêneca, que as pessoas deveriam, ao menos, tentar pôr em prática.
Todos sabem que a palavra é o reflexo do que se pensa e deseja e que ela tem impacto direto na vida, seja para agradar ou agredir alguém. E não é só quem não tem papas na língua que se atropela ao falar demais, da forma ou na hora errada. Na maioria das vezes, não se mede o impacto que uma palavra pode ter.
Mas a palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, traz felicidade ou decepção, aproxima ou afasta. Tem o poder de exprimir o amor, a alegria, o respeito, a admiração, a generosidade, mas também, da forma como é falada, pode carregar a inveja, o ódio, o sarcasmo, o ressentimento... Por isso, é tão importante ter cuidado com o que você fala e como se fala, o tom da voz. E não se esqueça que a palavra vem acompanhada de gestos, da respiração, de um ritmo que também fará parte de como ela será compreendida.
Por isso, cada instante da sua vida é moldado pelo que se fala. E não é à toa que muitos repetem por aí que pensamentos positivos e palavras otimistas ajudam, enquanto os negativos encontram obstáculos a mais, por isso é possível entender aqueles que defendem que a palavra é um mantra em ação.
Materializada, ela reflete os sentimentos.
Sendo assim, fique atento!
Sendo assim, fique atento!
Cuidado com suas escolhas, porque uma palavra mal colocada afeta relacionamentos e a convivência.E aquela dita no momento certo, com a entonação adequada, gera compreensão, amor e se torna uma mensagem poderosa de união entre as pessoas.
por Diogo Beltrame
Hoje, antes de ter uma reação automática perante as questões desagradáveis que lhe acontecem, procure se conectar com o seu EU Interior e silenciar-se por alguns instantes, aguardando até que os níveis de adrenalina voltem ao normal.
Reação significa agir por impulso e seguindo a sua programação subconsciente. Isto é, seguindo o seu sistema de crenças. Sempre que você reage são seus medos e traumas.
Mesmo que aparentemente você esteja sendo injustiçado, ou que o outro possa parecer prepotente, intransigente e etc, procure evitar a conexão com esta energia. Se alguém te ataca e você reage, você se conectou com a energia, e por isso estará atuando no mesmo nível de entendimento. Será uma guerra entre egos sem vencedores, mas com muitos machucados.
Não é tão importante assim ter razão. Não é tão importante fazer valer suas ideologias e verdades. O silêncio é a resposta mais inteligente que dever ser dada aos tolos, pois, onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.
Lembre-se sempre de uma coisa: O silêncio é um amigo que nunca irá te trair.
...uma hora a gente aprende
Beijos no coração
Namastê
#dia139
Gratidão por esse entendimento que está me fazendo mudar muitas coisas em minha vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário