Oi gente,
Ontem recebi esse e-mail da Flavia Melissa e como achei muito bacana resolvi compartilhar com vocês.
Ela fala sobre gratidão, conta um pouquinho da sua história e propõem o desafio 300 dias de gratidão, vamos?
Beijos no coração.
Namastê
Pra quem não conhece a Flavia Melissa ela é psicóloga, faz vídeos motivacionais, atendimentos presenciais e via skype, treinamentos, cursos, workshops e retiros na área de desenvolvimento humano, tudo isso regrado aos conceitos universalista da espiritualidade moderna.
Oi!
Tudo bem por aí?
Hoje estou vindo te convidar para participar de uma coisa muito especial: a agradecer todos os dias por algo que já existe na sua vida. Parece simples? Antes fosse! Muitas são as vezes em que nos perdemos em meio ao turbilhão da vida cotidiana, recheada das coisas que gostaríamos de ter e não temos e de experiências que gostaríamos de evitar mas que estamos vivendo. Quando é esta a situação, tudo o que fazemos é nos lamentar porque a vida não está exatamente do jeito que gostaríamos que estivesse.
Com você é diferente?
Eu só posso falar das coisas que já vivi e dos caminhos por onde andei. E, ao menos na minha experiência, buscar motivos pelos quais me sentir grata foi o que literalmente me salvou em momentos de desespero e falta de confiança de que as coisas que eu queria que acontecessem realmente dessem certo. A verdade é que é muito fácil sentir-se grato quando as coisas estão ótimas e dando certo mas... E quando as coisas parecem estar todas erradas?
Um dia eu me dei conta da importância da gratidão.
Lembro-me até hoje que estava no meu consultório, há mais ou menos 3 anos. Na época, ele servia praticamente de cenário para os vídeos que vinha gravando fazia alguns meses, porque eu não tinha pacientes. Pagar as contas no final do mês estava sendo uma dureza e, com 33 anos, eu ainda dependia financeiramente da minha mãe. E então, de repente, o telefone tocou e era uma pessoa que havia assistido aos meus vídeos, querendo marcar uma consulta. Eu fiquei feliz por dois segundos e, em seguida, comecei a arrumar as minhas coisas para ir embora para casa - quando de repente me dei conta.
Algo incrível tinha acabado de acontecer.
Eu nunca tinha pensado em fazer vídeos com o propósito de atrair pacientes, meu único interesse era compartilhar o que vinha vivendo em minha jornada. Alguém me telefonar querendo se consultar comigo em função dos vídeos era algo em que eu nunca havia pensado antes, um verdadeiro presente do Universo... E eu estava fazendo o que? Agindo como se nada fosse, pensando no próximo compromisso do dia, sem dar nenhum espaço para o sentimento de gratidão. Então eu parei tudo o que estava fazendo e gravei um vídeo.
Clique aqui para assistir
Foi quando eu decidi dar espaço para o sentimento de gratidão em minha vida. Todas as noites, antes de dormir, eu dedicava alguns momentos a refletir sobre meu dia e sobre o que tinha acontecido e, espontaneamente, escolhia algo para conscientemente me sentir grata. Não importava o quanto o resto das coisas não tivessem acontecido exatamente como eu queria. Aquele era um momento em que eu escolhia agradecer por algo, ao invés de reclamar ou me sentir péssima por todas as coisas que eu queria estar vivendo e não estava.
Alguns meses depois tive a ideia de lançar um desafio nas redes sociais: seriam 21 dias ininterruptos de gratidão. O desafio foi proposto em um vídeo que você pode assistir clicando aqui
O que posso dizer sobre este primeiro desafio? Que foram 21 dias incríveis! Todos os dias eu postava na minha Fanpage a gratidão do dia e as pessoas, nos comentários das postagens, faziam as suas gratidões. Foi uma época em que conheci gente muito legal que, ao final do desafio, montou grupos no Facebook para continuar agradecendo. Muita gente compartilhou as postagens e a Fanpage acabou ganhando vários seguidores novos, o canal do YouTube também acabou ganhando novos inscritos e a demanda de consultas aumentou tanto que eu, em poucos meses, não tinha mais horário na agenda. Então, para conseguir estar com todas as pessoas que me procuravam, ganhei coragem para finalmente começar a trabalhar com grupos em workshops vivenciais aos finais de semana.
Pensando bem, acho que nada do que vivo hoje estaria acontecendo se não fosse aquele primeiro insight sobre gratidão. Assista ao episódio do webseriado "Eu SouL" do qual participei falando sobre gratidão clicando aqui
Ano passado foi a vez dos 100 dias de gratidão, desafio proposto e aceito por centenas de pessoas que não perdem uma oportunidade em manifestar sua alegria e gratidão pela experiência vivenciada. 21 foi pouco, 100 foi bom e, agora, um desafio bárbaro:
300 dias.
Não importa o que aconteça. Você pode bater seu carro, perder o emprego, terminar um relacionamento ou até mesmo perder alguém que ame: você vai continuar agradecendo. Você pode achar isso difícil, mas eu te digo: sentir-se grato é o primeiro passo para que você crie a realidade que deseja ver manifestada. Veja bem este trecho de um artigo científico sobre a gratidão, realizado pelos psicólogos americanos McCullogh, Tsang & Emmons, ligados à Universidade de Miami e publicado no Journal of Personality and Social Psychology (86, 2004):
"Pesquisas sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo. Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada".
Isso significa que, ao nos sentirmos gratos, desenvolvemos a tendência de agradecermos pelas coisas que nos acontecem independentemente das coisas que nos acontecem. Como assim? Assim: você vai se sentir grato pelas coisas, importando muito pouco quais sejam estas coisas. E não é isso que todos nós queremos? Nos sentir bem? Contentes com a nossa realidade? Satisfeitos com a vida que temos?
Todos os detalhes do desafio serão lançados ainda esta semana. Por enquanto você só precisa dizer sim e clicar no link abaixo para se inscrever gratuitamente no desafio. Eu espero, de verdade, que você venha comigo nessa. Sentimentos são energia e a primeira característica da energia é que ela se expande. Imagine, por um momento, o que seria viver em um mundo em que a gratidão fosse o sentimento predominante. Venha fazer a sua parte!
Diga sim e agradeça
Gratidão imensa por sua atenção em ler este email até o final!
Com amor e votos de paz e bem, sempre,
Flavia.
http://flaviamelissa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário