segunda-feira, 25 de maio de 2015

Gratidão




É amanhã... 


... você está pronto?

Desde meu último email para você, mais pessoas se inscreveram no Desafio e, agora, somos mais de 5.220 pessoas olhando na mesma direção: sintonizar nossos corações com as vibrações de gratidão e contentamento por tudo de maravilhoso que existe em nossas vidas.

Eu não estou cabendo em mim de felicidade!

Algumas pessoas me escreveram trazendo mais dúvidas e questionamentos, que serão todos esclarecidos ao longo deste email - que também traz, lá no final, um presente meu para você: a partilha de algo muito especial que me faz sorrir e chorar e me emocionar com a experiência de estar viva neste tempo e espaço.

Mas, antes disso, quero compartilhar com você o relato de algumas pessoas que participaram de desafios anteriores e que, certamente, vão te inspirar a se jogar de corpo e alma nesta empreitada :)


"Quando comecei os #100diasdegratidão não imaginei que fosse conseguir terminar, porque eu só tinha motivos para reclamar da minha vida. Ou melhor, eu ACHAVA que só tinha motivos para reclamar. O fato é que, durante o desafio, fui me dando conta de que minhas insatisfações eram muito pequenas perto de tudo o que existia e eu não estava atenta. Não seria um exagero dizer que o desafio salvou minha vida" - Raiane

"A plenitude de fazer o propósito da gratidão é tão grande que quem faz é tomado por uma alegria imensa. Eu queria gritar aos quatro cantos do mundo como foram transformadores os #100diasdegratidão. Aconselho quem não fez a fazer!" - Bely


"Fiz os 21 dias e ameeeeei! Aconteceram coisas incríveis! Somos felizes... A gente é que não se dá conta" - Neuracy

Você não sabe do tamanho da minha alegria ao ler comentários deste tipo porque, como já compartilhei anteriormente, me conectar com o sentimento de gratidão e dar espaço para ele em minha vida foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida.

Então vamos lá: mais algumas dúvidas que surgiram sobre o Desafio e que acho que talvez possam ser suas também:

* Quem não quiser publicar ou postar todos os dias pode fazer em um caderno?  - Sim, se não quiser postar nenhum dia não precisa também. O importante, preste bem atenção, é AGRADECER. Tanto faz como você vai fazer isso.

* E pode fazer todo dia, mas postar só eventualmente? - Sim também. O desafio é livre e cada um participa dele do jeito que quiser, apesar de EU achar muito bacana o compartilhar deste sentimento com outras pessoas. Já disse uma vez e repito: emoções são energia e uma característica da energia é que ela se expande. Então, se você posta as suas gratidões diariamente vai inspirar cada vez mais pessoas a prestarem atenção em suas próprias realidades e em seus próprios motivos para se sentirem gratas. Mas quem decide as sementes que quer plantar no Universo é você.

* Pode repetir a mesma gratidão em dias diferentes ao longo do Desafio? - Mais uma vez, SIM! Se algo muito legal está acontecendo na sua vida, nada mais natural do que você se sentir grato por isso em diferentes ocasiões. Mas tenha bom senso e orai e vigiai para não cair na preguiça de mexer o pescoço pros lados e buscar mais e mais coisas para agradecer. Não é possível que, em 300 dias, você só tenha 100 coisas para se sentir grato. O objetivo do Desafio é te sintonizar com a vibe da gratidão todos os dias, mas também o de expandir a sua visão para que você perceba coisas que não vinha percebendo - coisas boas, pelas quais vale a pena agradecer, e que já estão presentes no seu aqui e agora.

* E pode postar coisas antigas ou tem que ser algo do dia? - O Desafio é justamente nos condicionarmos a prestar atenção a coisas boas que acontecem no nosso dia a dia, por isso acho que faz mais sentido escolher algo que tenha acontecido ou se feito presente no dia, né?

* Pode postar só para os amigos ou tem que ser público? - Pode fazer do jeito que você quiser. Mas eu acho uma pena, porque certamente muitas pessoas perderão a chance de se beneficiar da sua gratidão e do seu incentivo pelo fato de não serem seus amigos... Inclusive eu, que há mais de dois anos não consigo aceitar pessoas novas no Facebook e não sigo todas as pessoas que me seguem no Insta :(

* O que a postagem da foto representa neste processo? Qual a importância disso? - Já ouviu aquela frase "falar até papagaio fala?". Pois é. Qualquer um pode escrever 3 linhas a respeito de qualquer coisa. O fato de procurar uma imagem que tenha algo a ver com seu motivo de agradecer faz com que você se conecte mais verdadeiramente com o seu propósito - você vai investir tempo (leia-se: energia e foco) em encontrar algo que seja bacana de ser compartilhado com as outras pessoas. Não vai ser "só por fazer", você vai agregar valor e propósito à sua partilha. Além disso: imagens "conversam" com outras zonas cerebrais e acabam transmitindo emoções e sensações que nem sempre a linguagem dá conta de fazer - pode ser profundamente inspirador para outras pessoas, assim como ver as imagens e fotos de outras pessoas pode ser profundamente inspirador para você em dias difíceis de agradecer por algo.

* Como não perder a conta dos dias? - Simples! Você vai começar a sua postagem escrevendo "Dia 1", "Dia 2", e assim por diante. Eu vou estar contando os dias também e, caso você deixe passar algum dia e se perca, procure por mim nas redes sociais (Insta aqui e Face aqui) prá você se inteirar de qual dia está rolando.

* Nestes dias não poderemos reclamar de nada? - Uma coisa não tem nada a ver com a outra - quer dizer, até tem, mas não estou propondo o Desafio da não-reclamação (apesar de ser uma ótima ideia para um próximo desafio, rs!). Mas, em um primeiro momento, vamos colocar o foco em agradecer, não em não reclamar ok?

* Como limpar meus sentimentos para que eu realmente me sinta grato e não poste apenas por postar? - Ainda vamos falar muuuito sobre limpar os sentimentos negativos, mas deixa eu te dar uma dica: se seus dias forem tão preto e branco assim que não tenham uma única coisinha pela qual se sentir grato, uma ótima saída é intencionalmente fazer algo pelo que agradecer! Que tal tomar um sorvete delicioso? Ir para uma pracinha pisar na grama? Comprar uma revista na banca de jornal? Busque o sentimento de gratidão onde for necessário, se não for capaz de encontrá-lo já aí, do seu lado :) E lembre-se: se fosse fácil agradecer não seria um desafio, certo?

* Temos que escolher somente uma gratidão por dia? - Você pode postar quantas vezes você quiser! Só não vale postar 30 num dia e nenhuma em um outro ;)

* O que acontece se meu amigo quiser participar do Desafio mas ele já tiver começado? - Seu amigo pode se cadastrar a qualquer momento através do link
http://eepurl.com/bn8plT . Basta ele começar do começo, e não pegar o bonde andando, ok? São 300 dias de gratidão independentemente se o participante começar no dia 26, quando se inicia oficialmente o desafio, em setembro ou em janeiro do ano que vem. O Desafio vai ter um gostinho especial para quem começar no dia 26/05, e a minha participação ativa enviando emails e materiais motivacionais também se encerra no dia 20/03/2016, ao término do desafio... Mas os benefícios da gratidão poderão ser sentidos por qualquer um :) 
 
Uma coisa SUPER HIPER MEGA BLASTER IMPORTANTE:
 

Algumas pessoas sugeriram de montarmos um grupo no Face para podermos compartilhar nossas gratidões, fazer novos amigos e manter contato com a onda da gratidão. Infelizmente, não farei isso :( Atualmente somos mais de 5 mil pessoas e muuuuitas outras pegarão o desafio já em andamento, e se torna praticamente impossível administrar um grupo com este tamanho - ainda mais com meu bebezinho a caminho!

Além disso, se você quiser conhecer pessoas, acompanhar suas gratidões e se confraternizar com os participantes, basta que você clique na marcação #desafiodagratidão2015 ou #flaviamelissa (para isso servem as marcações, para você conseguir localizar com apenas um clique publicações da mesma categoria que a sua!).

Mas se você realmente tem o interesse de fazer parte de um grupo muito bacana do qual eu mesma faço parte mas que dificilmente interajo por pura falta de tempo, clique e conheça o grupo Exercício da Gratidão Diária. Este foi o primeiro grupo formado por participantes de um desafio da gratidão proposto por mim (os 21 dias de gratidão, de 2013) e reúne uma galera muito bacana e motivada em exercitar continuamente a atitude de agradecer. Como eu disse: faço parte do grupo, mas dificilmente interajo - e, além disso, o grupo não é administrado por mim e nem por ninguém da minha equipe. Se você quiser que, de alguma forma, eu interaja com você durante o Desafio, o jeito mais fácil de fazer isso é usar as marcações #desafiodagratidão2015 e #flaviamelissa :)

E agora...

Eu prometi, em meu email anterior, compartilhar algo que me abala o coração e me leva às lágrimas por, apenas, me fazer recordar do quão mágico e especial é estar viva neste tempo e espaço... Algo que me inspira profundamente e que me faz ter vontade de sorrir para as pessoas na rua. E me faz ter vontade de compartilhar a minha jornada com você, na intenção de que algo da minha história possa fazer a diferença na sua.

Clique aqui e inspire-se!


E, para encerrar este loooongo email, fique com os sábios dizeres de um de meus mestres, Eckhart Tolle:
 

"Se a única prece que você souber fazer for 'Eu agradeço', há de ser suficiente".

 
Um bom início de Desafio para todos nós e aguardem mais novidades em breve!

Com meus votos de paz, bem e abundância, hoje e sempre,
Flavia.

Nenhum comentário: