quinta-feira, 10 de setembro de 2015

segredinhos para viver no presente


Use esse “segredinho” da filosofia zen para eliminar a ansiedade – e voltar a viver no presente.


Nas últimas décadas, a tecnologia trouxe avanços que nunca imaginamos que seriam possíveis. Invenções que pareciam quase fantasiosas hoje fazem parte do nosso dia a dia, como aviões, smartphones, e comida geneticamente modificada. Estamos conectados em tempo real a tudo o que está acontecendo ao redor do mundo. Temos acesso a mais conhecimento do que em qualquer outra época da humanidade, mas ainda tem uma coisa que a ciência não conseguiu desvendar: o futuro.

Não existe uma única pessoa neste planeta que saiba o que acontecerá no dia de amanhã. Eu disse amanhã? Nem precisa ir tão longe, nós não conseguimos saber nem o que vai acontecer no próximo minuto! Talvez você suponha que irá terminar de ler este artigo, mas e se a conexão cair? E se o computador travar? Vamos encarar a verdade: eu e você não temos a mínima certeza sobre o futuro – seja 100 anos ou 30 segundos.

Mas então por que estamos sempre vivendo no futuro?

Se você é como a maioria das pessoas, sua mente nunca está no presente. Você acorda apressado, pensando sobre todas as coisas que precisa fazer. Toma seu café da manhã enquanto checa o e-mail (instagram, facebook, twitter) e fica ansioso porque está atrasado. 

Quando você está no trabalho, começa a pensar sobre o almoço – e enquanto almoça pensa sobre voltar para o trabalho. Depois desse dia cansativo, você só pensa em chegar em casa. E adivinha só: quando você está em casa, ocupa sua mente com tudo o que fará nos próximos dias.

Isso soa bastante exaustivo, não é mesmo? Pois é, por isso você está sempre pensando sobre aquela tão sonhada viagem nas férias! (aliás, já escrevi um post sobre esse “Modo Turista”)

Não me entenda mal, fazer planos não é uma coisa ruim. Mas quando você começa a acreditar que só conseguirá ser feliz DEPOIS de fazer isto ou aquilo, é neste momento que cai no ciclo interminável de ansiedade e vazio existencial. O principal motivo pelo qual as pessoas estão tão estressadas e infelizes nos dias de hoje é que elas foram levadas a acreditar que a felicidade está sempre logo ali, depois daquela esquina. É um sentimento de que você está quase lá… mas ainda não chegou.
  

“Se eu perder mais alguns quilinhos, então vou gostar do meu corpo.”

“Só mais 2 semanas e eu estarei de férias.”

“Mal posso esperar para comprar o novo iPhone 7.”

“Estou tão perto de conseguir aquela promoção.”


É como se você estivesse incompleto, e você não consegue relaxar e curtir enquanto não conseguir achar a parte que está faltando. O problema dessa abordagem é que você está colocando uma distância entre o real e o ideal – e está dizendo a si mesmo que não pode ser feliz no presente.

No entanto, eu tenho boas notícias para você: Sim, você pode.

É possível viver no presente, curtir o momento, e ser feliz mesmo sem atingir quaisquer que sejam os objetivos que você almeja. Na realidade, nem é tão difícil fazer isso – é definitivamente mais fácil do que estar ansioso e estressado o tempo todo.

O segredo é Consciência Plena.

Quando estamos correndo através de nossas rotinas diárias, raramente estamos realmente lá. Isso é chamado de um estado de Baixa Consciência – os seres humanos possuem essa incrível função de “Piloto Automático” que permite realizar as tarefas corriqueiras sem nem pensar, enquanto nossa mente está entretida com o planejamento de futuro. Com a Baixa Consciência surge a ansiedade, o stress e a falta de propósito; nós temos uma estranha sensação de que somos apenas robôs seguindo um script. Esse também é o motivo pelo qual sentimos que o tempo está passando muito rápido, e a vida parece apenas um borrão sem definição – já que nossas mentes estão no modo “Fast Forward”.

Mas então, como voltamos para o presente? Como vivemos no AGORA?

Existem dezenas de técnicas para aprender a viver no momento, mas todas elas se resumem a um conceito chave: Consciência Plena. Isso significa estar 100% atento ao que se está fazendo, sem distrações – e especialmente sem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isso é chamado de foco, e é o ponto central da filosofia zen.  Quando você está lavando a louça, lave a louça. Quando está tomando banho, tome banho. Quando está se exercitando, se exercite.

– “Ok, e depois?”

Nada de “e depois”. Esqueça o “depois”, esqueça o futuro. Lembre-se de que o passado é uma memória, e o futuro é uma ilusão. A única coisa real na sua vida é o momento presente. Um bom truque para ajudar a criar o hábito de consciência plena é se concentrar em fazer todas as coisas com perfeição. Por exemplo, vamos dizer que você está escovando seus dentes: não tente terminar o mais rápido possível, ao invés disso fique consciente de cada movimento. Imagine que esta é a única vez na sua vida em que você vai escovar os dentes, então é ao mesmo tempo uma experiência nova e uma oportunidade única. Foque toda a sua atenção nessa tarefa simples, e a desempenhe com perfeição. Por que você acha que a filosofia oriental se preocupa tanto com os rituais do chá, da prática de artes marciais, da caligrafia, etc? Porque são hábitos “simples” mas que trazem a atenção para à “prática perfeita.”

Eu sei que soa muito bobo, mas os resultados são poderosos. Existe um ditado que diz: “A maneira que uma pessoa faz uma coisa é a maneira que ela faz todas as coisas”. Isso quer dizer que, se você começar a praticar a consciência plena em coisas pequenas, em breve vai começar a notar que toda a sua vida mudou para melhor.

É realmente tão simples assim. Se você quer escapar dessa espiral infinita de frustração, ansiedade e vazio existencial, apenas traga sua atenção total para o presente com esse novo hábito de realizar pequenas tarefas com perfeição.

No fim das contas, é apenas uma escolha entre perseguir o futuro, que nunca vai chegar, ou se livrar de uma vez dessa ilusão inalcançável e abraçar a realidade do agora – onde todo momento é uma experiência perfeita que representa sua vida inteira.

E você? Acha que só conseguirá ser feliz após realizar seus objetivos, ou acredita que a felicidade existe no AGORA?


“Existe apenas o instante presente… um agora que é sempre e perpetuamente novo. Não existem o ontem ou o amanhã – mas apenas agora, como ele era mil anos atrás e como o será daqui a mil anos.”

- Eckhart

Extraído do Site: 

Nenhum comentário: