quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lidando com as críticas






Oi gente,

Li um texto muito legal que o Willian postou semana passada no Facebook e quero postar aqui pra vocês:


por Jon Mundy - Vivendo um curso em milagres

O que deveríamos fazer se alguém nos critica?
Ouvir cuidadosamente e perguntar:
  1. Por que esta pessoa está dizendo isso?
  2. Existe um mínimo de verdade no que ela está dizendo?
  3. Existe alguma maneira de eu mudar para melhor as coisas?
  4. Existe alguma possibilidade de eu poder ver isso de forma diferente?
Talvez o outro esteja certo. Talvez esteja errado. Se estiver errado, ele precisa do nosso amor. Também deveríamos nos lembrar de que se alguém diz algo ruim a nosso respeito, está falando sobre sua projeção sobre nós. Como tudo é uma projeção, não há motivos para encararmos nada como pessoal. Não precisamos ser "reativos" se alguém tiver algo a dizer a nosso respeito, quer seja bom ou ruim. Se formos reativos, tem que haver alguma "razão" para agirmos assim, ser reativo significa que precisamos de uma forma melhor de ver. Por essa razão não precisamos ficar deleitados com o elogio, nem muito desanimado quando alguém nos culpa por algo. Nos dois exemplos, estamos vendo a nós mesmos como especiais.

Se nosso irmão estiver nos atacando verbalmente, talvez uma informação valiosa esteja vindo ao nosso encontro, essa pessoa pode estar nos dizendo algo que ninguém mais nos diria. Ouvindo cuidadosamente, chegamos mais perto de entender o outro e ficamos mais próximos da solução. Ouvir as criticas provavelmente será apreciado. Esse é o significado real de fazermos aos outros o que gostaríamos que nos fizessem. O que os outros nos dizem é o que pedimos a eles que dissessem. A única coisa que sempre precisa de correção é a nossa mente.

Vendo de forma correta, não podemos ser insultados, porque não existe um "eu" para ser insultado. Sempre existe a possibilidade de que o outro esteja errado. Nesse caso, deveríamos examinar por que ficaríamos transtornados se ele está errado.

Se não existe verdade no que está sendo dito, porque ficaríamos transtornados a respeito do que não é verdadeiro. (...) Se algo falso for dito contra nós, isso significa que não devemos falar a verdade a esse respeito. Responder com raiva é sempre um equívoco.

Toda raiva é uma tentativa de fazer a outra pessoa se sentir culpada.

Agora segue um vídeo do Dr. Wilson Gonzaga que falando sobre a mesma coisa:


O outro é meu espelho




Vamos refletir sobre isso?

Beijos no coração

Namastê

Leia Mais:






Nenhum comentário: