quarta-feira, 27 de julho de 2016

DURGA - é a DIVINA MÃE que derrota todos os demônios


Oi gente,

Hoje quero compartilhar com vocês um hino devocional que gosto demais: O Argala Stotram.

Estou compartilhando com vocês com a mais pura devoção. Essa música me toca demais e a gratidão jorra do meu peito instantaneamente.

Antes de ouvir a música e sua tradução, coloco abaixo um trecho da entrevista do Krishna Das onde ele fala um pouco sobre esse hino, retirei as informações abaixo do seu próprio site:


"O Argala Stotram é uma oração à Deusa Durga pelo RishiMarkandeya. Geralmente é cantado antes do Durga Saptasati completo (ou DeviMahatmayam-Grandeza da Deusa). 

Os devotos estão elogiando a Mãe e pedindo-lhe para nos abençoar com "Roopam", que significa "forma", essencialmente, pedindo a Deusa que nos dê prosperidade, fama e vitória. Como de costume todos estes tipos de orações, podem ser interpretados no microcosmo (realidade interior) ou macrocosmo, (mundo exterior).

Krishna Das
Quando eu era mais jovem eu sempre olhava para o Divino pedindo coisas externas. Mas, quando fiquei mais velho, entendi que é importante ter uma vida interior e exterior saudável. 

Quando eu morava na Índia e não tinha mais do que alguns livros e um Ektara Gopichand para meu nome secretamente sentia de alguma forma superior a pessoas que estavam absortos e, pensei, "perdido" no mundo. Agora vejo o quanto imaturo eu era. Naqueles dias eu estava esperando o momento para vir quando "BOOM" aconteceu, Maharaj-ji me tocou e eu fui para onde Deus queria me levar! Talvez algum outro planeta! Mas agora que eu ainda estou aqui na terra eu percebo a importância de ter as coisas que você precisa para viver uma vida boa e ser um bom ser humano ... aquele que se preocupa com os outros e poder compartilhar com os outros sua vida e seu caminho. 

Como disse Maharaj-ji, "Você não pode falar com uma pessoa com fome de Deus. Alimente-se em primeiro lugar. "Portanto, não é realmente pedindo a Deusa as "coisas mundanas". É de sua natureza  dar e fornecer para nós ... estamos apenas reconhecendo a graça e a natureza da misericordiosa de seu ser."



Show Me Love

Krishna Das


(letra e tradução)

Om Namas Chaṇḍikāyai
Om, eu me curvo à Deusa Chandika

Jayanti Mangala Kālī 
Bhadrakali Kapālinī
Durga Kṣamā Siva Dhatri 
SVAHA Svadhā namo'stu te
Ela que conquista sobre tudo. All-auspicioso, o removedor das Trevas, o excelente Um além do tempo, o portador do crânios de Impure pensou que o apaziguador de dificuldades, o perdão amoroso, apoiador do Universo, você é o único que realmente recebe as oferendas feitas aos deuses e os antepassados. Eu me curvo a você.

Jaya tvām Devi chāmuṇḍe
Jaya bhūtārti-Harini
Jaya sarvagate Devi 
kala-Ratri namo'stu te
Vitória para você, Oh Deusa. Você é o Supremo Conquistador, e o matador de paixão e raiva! -Lo a aliviar os problemas de toda a existência! Oh Deusa que permeia tudo. Você é o único que destrói toda a escuridão e negatividade e sempre faz o bem para nós. Eu me curvo a você.

Kaitabh-vidrāvi vidhātṛ varade namaḥ

* Esta frase se repete em toda a oração
Rupam dehi Jayam dehi Yaso dehi dviṣo jahi *
Para você que derrotou as qualidades negativas (demônios) do "pequeno" ao "grande", me dê à benção da criatividade, eu me curvo a você.
Conceda-nos a sua forma (Libertação), concede-nos a vitória, concedei-nos o bem-estar, remover toda hostilidade (negatividade).


Mahisasura-nirṇāśi bhaktānāṁ sukhade namaḥ
Para você que causou a destruição do demónio do "Grande Ego", Doador de felicidade aos devotos. Eu me curvo a você.

mardini ca Śumbhasyaiva niśumbhasya Dhūmrākṣasya
Assassino do Shumbha Demons (presunção), Nishumbha (auto-depreciação) e Dhumalocana (ignorância).

Natebhyaḥ sarvada bhaktya Caṇḍike duritāpahe
O Chandike! Para aqueles que se curvam para você com devoção, você remover toda a angústia

Dehi saubhāgyam-Arogyam dehi me paramam sukham
Grant boa fortuna, livre de doenças, concede-nos a suprema felicidade

Vidhehi Devi Kalyanam vidhehi paramam śriyaṃ
Oh Deusa, concede-nos a libertação e prosperidade suprema

Himācala-Suta-nāthasaṁstute Parameśvari
Oh Deusa Supremo, o Senhor da filha do Himalaia (Shiva) canta sempre o seu louvor

Indrani-pati-sadbhāvapūjite Parameśvari
Vocês que são adorados pelo marido de Indrani (Indra) com devoção

Devi pracaṇḍa-dordaṇḍadaitya-darpa-vināśini
Com a sua grande equipe de ter destruído os demônios do egoísmo e do pensamento

Patnīṁ manoramāṁ dehi manovṛttā-nusāriṇīm
Tārinīṁ Durga-Samsara Sāgarasya kulodhbhavām
Oh Deusa, concede-me uma esposa que vai levar a família toda esta terrível oceano da vida e da morte

 I wanna know what Love is
Eu quero saber o que é o amor

I want you to show me
Eu quero que você me mostre

I wanna feel what Love is
Eu quero sentir o que é amor

I know (that) you can show me
Eu sei (que) você pode me mostrar


Espero que vocês tenham gostado.

Beijos no coração
Namastê
Mais sobre a Deusa Durga
Conta uma antiga lenda que, muito tempo atrás, o demônio Mahishasura, filho de Rambha, rei dos asuras (demônios), costumava perseguir e atacar os deuses com o intuito de vencê-los e de tornar-se mais poderoso do que eles. Certa vez, Rambha apaixonou-se por um búfalo. Dessa união, nasceu Mahishasura, que tinha o poder de assumir tanto a forma humana quanto a de um búfalo (mahisha).


Mahishasura também era devoto do deus Brahma. Quando os deuses (devas) oferereciam-lhe uma recompensa, ele, imediatamente, pedia-lhes a imortalidade. Como seu pedido era sempre negado, pensou numa estratégia para tornar-se um imortal. Então, solicitou aos deuses que não fosse derrotado por nenhum homem ou deus. Brahma lhe concedeu tal poder especial.
Mahishasura acreditava que nenhuma mulher fosse capaz de vencê-lo e assim se tornaria um imortal. Mas ele ignorou a sabedoria dos deuses. Mal recebeu o tal poder – siddhi –, começou a aterrorizar e causar danos ao céu e a Terra. Invadindo o céu, derrotou Indra – o rei dos deuses –, expulsando todos os devas. Como os deuses estavam sendo derrotados, eles combinaram seus poderes divinos e criaram Shakti – o aspecto feminino de deus – na forma da jovem e bela deusa Durga. Cada deus concedeu a Durga a sua arma mais poderosa: Shiva, o tridente; Vishnu, o disco – chakra –; Indra, o raio; Brahma, o kamandal ou kamandalu – o pote do elixir da vida ou imortalidade, símbolo da fertilidade, da vida e saúde –; Kuber, o gada – o arco... 

Armada pelos deuses e montada num leão feroz, Durga atacou o império de Mahishasura. Durante a sangrenta batalha, Durga assume a forma de Kali para lutar e vencer o demônio Raktabhija, que tinha o poder de renascer de cada gota de sangue que dele caísse ao chão. Kali, com sua língua enorme, bebeu todas as gotas de sangue antes que elas alcançassem o solo. No nono dia de intensa batalha, ela consegue aniquilar todo o exército e, no décimo, num dia de lua cheia, ela, finalmente, mata-o.

Após uma longa e violenta batalha, Mahishasura foi derrotado. Por tal razão, a deusa Durga é celebrada como “Mahishasura mardini”, aquela que derrotou o demônio Mahishasura. Durga é a divina mãe que derrota todos os males e tem o poder de matar os demônios.

Em geral, Durga é representada com um aspecto guerreiro, com dez braços, segurando armas sagradas e realizando mudrás – gestos simbólicos com as mãos –, montada em um leão, ou tigre, feroz. Inicialmente, o Durga puja – festival hindu de reverência à deusa – era celebrado na primavera. Hoje, na Índia, as celebrações ocorrem no outono, período em que o príncipe Rama prestou homenagem à deusa Durga antes de iniciar uma terrível batalha com o rei demônio Ravana, a fim de resgatar sua esposa Sita, que havia sido sequestrada e aprisionada na ilha de Sri Lanka.

OM DUM DURGAYÊ NAMAHÁ. OM KREEM KAALIKAYÊ NAMAHÁ.
JAI MAA DURGA.

“Saudações à poderosa deusa Durga, que nos protege contra as forças do mal.
Saudações ao poder que destrói as preocupações, os males, o ataque astral e os distúrbios do sono.
Vitória à mãe Durga!”

7 comentários:

Ana Paula disse...

Gratidão por essa postagem.
Dá pra sentir a sua devoção e carinho sendo partilhado aqui com todos nós.
Jay Maa Durga

Juliano disse...

Obrigado pela tradução

Unknown disse...

Gratidão pela tradução. Sinto uma energia de devoção muito forte quando ouço esta oração.

Ser de luz disse...

Sinto o mesmo, uma força de amor, paz,uma luz enorme ...

Diego disse...

Cai nesse mantra/oração esses dias por conta da reprodução automática do YouTube, nossa mas eu senti algo tão bom enquanto ouvia que acabei indo pesquisar e cheguei aqui, muito obrigado pelo conteúdo!!!!

Unknown disse...

Obrigada, obrigada, obrigada! Namaste!

Viviane Akiyama disse...

Queridos eu que agradeço vocês, saibam que não sou eu é muito menos o meu singelo Blog, foi a força Criador operando através de vocês.
Não foi a minha devoção, mas sim a devoção em voces através de mim ou do meu singelo blog.
Que assim seja 🙏🏻
Juntos estamos.
Namaste