sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mindfulness - O Poder do Agora

Oi gente,

Sabe, depois que li o livro O Poder do Agora de Eckhart Tolle muitas coisas mudaram na minha vida.

Creio que isso aconteceu porque eu realmente entendi o que é estar presente - o que é estar no AGORA.

Tendo entendido isso, me livrei de uma grande "carga" que se arrastava comigo: preocupações do dia a dia, medo do futuro, apegos do passado, recordações dolorosas, culpas, mágoas, arrependimentos, expectativas, ansiedade..., enfim eu mal imaginava o "peso" que todas essas coisas tinham!!!

Era muito pesado gente!!!

Me esmagava e me sufocava, espremendo e abafando o meu Eu Verdadeiro, não deixando ele se manifestar, pois era muito "peso" em cima dele...

Sinceramente a grande sacada é aprender o poder do agora e navegando pela internet vi ontem que existe uma meditação chamada : Mindfulness que nada mais é o poder do agora!

Deixo aqui então um artigo explicando um pouco sobre esse tipo de meditação.

Beijos no coração

Bom final de semana

Namastê



A Velha-Nova Meditação Mindfulness

Uma moda. Ou uma chance para você construir sua prática consistentePor Greice CostaFotos: Ilustração: Alex Nabaum
       

Mindfulness é o método de meditação que está fazendo mais sucesso entre executivos, artistas e esportistas americanos e europeus. Foi capa da revista Time no início do ano, e seus benefícios vêm sendo amplamente estudados e divulgados em universidades do mundo todo, inclusive no Brasil – USP e Unifesp já apresentam estudos sólidos sobre o tema.
O método nasceu no ambiente acadêmico: foi criado por Jon Kabat-Zinn, professor emérito de medicina e diretor da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Universidade de Massachusetts. As pesquisas, como você verá, mostram que beneficia públicos variados. Cabe na vida das pessoas que precisam dos benefícios básicos da meditação diária mas não querem se envolver ou aprofundar em religião ou filosofia.
Mas já vamos avisando: não há novidade nenhuma nas técnicas, que têm base no Yoga clássico e no budismo, e foco em se ater ao momento presente. O trunfo é a maneira como Kabat-Zinn empacotou a abordagem e os exercícios de maneira muito simples e funcional no método. O sucesso também pode ter justificativa por funcionar como uma vacina contra esse estado mental de dispersão em que a maioria de nós está viciada, deixando o momento presente por baixo de celulares, aplicativos e excesso de informação.

Atenção Plena
O termo mindfulness não tem uma tradução direta para o português. Além disso, segundo Marcelo Demarzo, professor do departamento de medicina preventiva da Unifesp e um dos pioneiros do mindfulness no Brasil, é uma palavra complexa de definir por ser muito experiencial: “É difícil de entender se você não praticar. A tradução mais próxima é atenção plena, psicologicamente um estado mais particular de atenção em que é possível se autorregular o foco para a experiência presente com uma atitude de abertura, curiosidade e aceitação”, explica.

Para Entender
O médico Marcelo Demarzo explica o método. Ele é professor do departamento de medicina preventiva da Unifesp e coordenador do Mente Aberta, Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.



Meditação Mindfulness

Por que “Mente Aberta”?

“Mente Aberta”, no contexto de Mindfulness e Promoção da Saúde, pode ser entendida de duas maneiras:

1) Estar “aberto” a outras formas de cuidar e promover a saúde, além das convencionais;

2) “Mente Aberta” ou “Abertura” ao que emergir da experiência presente, como também poderia ser compreendido o termo Mindfulness.

O que é Mindfulness?

Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as técnicas e práticas
de “Mindfulness” (“Meditação Mindfulness”), e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.
O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora.

Nesses programas, para se “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo.

A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”; bem como em indivíduos considerados saudáveis, profissionais, estudantes da área da saúde, atletas, entre outros, com níveis saudáveis, profissionais, estudantes da área da saúde, atletas, entre outros, com níveis.


http://mindfulnessbrasil.com/








Nenhum comentário: