sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Tu és um tesouro, mas segues mendingando



Tens um tesouro dentro de ti, mas esquecestes ou ainda não te destes conta de que é um tesouro, segue mendigando pelas ruas...

É um mendigo.

Se alguém disser: "Olhe sua casa, não precisa ser um mendigo, pode ser um imperador neste exato momento!"

O mendigo dirá: "Que tolice diz! Como vou ser um imperador neste exato momento??? Estive mendigando durante anos e ainda sou mendigo, e inclusive sigo mendigando todos os dias, não sou um imperador! Que absurdo, que ilógico!!!É impossível!!!"

 O mendigo não pode acreditar, por que???

Porque a mente mendicante procede de um hábito prolongado. Mas se o tesouro está oculto em casa, escavando um pouco, tirando um pouco de terra, o tesouro aparecerá. E  imediatamente já não voltará a ser um mendigo; converterá-se em um imperador.

É o mesmo com a espiritualidade: é um tesouro oculto. Não terá que obter nada , apenas ainda não reconhecestes isso, mas já está em ti. Você é o tesouro, mas segue mendigando.

Uma simples técnica será o suficiente. Escavar a terra, tirá-la um pouco, não é um grande esforço, e pode se converter a um imperador imediatamente.

Tem que escavar um pouco para retirar a terra. E quando digo retirar a terra, não digo só simbolicamente. Literalmente, seu corpo forma parte da terra, te identificastes com o corpo. Retira um pouco de terra, cria um buraco nela, e chegará a conhecer o tesouro.

...Buda foi um mendigo como você; não foi sempre um Buda. Em um momento concreto o mendigo morre e se converte em professor. Não se trata, em realidade, de um processo gradual; não é que Buda vá acumulando e um dia já não é um mendigo e se volta a imperador. Não, um mendigo nunca se pode voltar um imperador se tratando de acumulação, seguirá sendo um mendigo. Pode se tornar um mendigo rico, mas seguirá sendo um mendigo. E um mendigo é um mendigo ainda que maior que um mendigo pobre.

De repente, um dia Buda se da conta do tesouro interno. Então deixa de ser um mendigo e converte-se em um professor. A distância entre Siddharta Gautama e Gautama Buda é infinita. É a mesma distância entre você e Buda. Mas o tesouro está escondido dentro de ti, assim como estava escondido dentro de Buda...

- OSHO, O livro dos Segredos Vol I

Nenhum comentário: