“Conflitos causam estragos em nossos cérebros. Nós somos
preparados pela evolução para nos proteger sempre que sentimos uma ameaça. Em
nosso mundo, não lutamos como um texugo com um coiote, nem fugimos como um
coelho de uma raposa. Mas nosso impulso básico para nos proteger é automático e
inconsciente.”- Diane Musho-Hamilton
A inteligência emocional (“I.E”) é definida como “a
capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos
outros”. Uma baixa I.E geralmente leva a uma incapacidade de manter a calma,
resultando em mais conflito, enquanto que uma alta I.E leva a menos conflito e
a capacidade de manter a calma sob pressão.
O conflito é uma parte inevitável da vida. Mesmo a pessoa
mais legal, calma e coletiva experimenta algum grau de turbulência
interpessoal, em algum momento. Na maioria dos casos, as pessoas não têm
controle sobre o que acontece a seguir.
O único aspecto de um conflito que podemos controlar é como
reagimos. Porém, isso não quer dizer que reverter esse processo “automático e
inconsciente” é fácil, pois não é.
Mas podemos aprender a identificar, reconhecer e gerenciar
nossas emoções negativas. Podemos substituir, até certo ponto, essa resposta
fisiológica inata.
Podemos aprender a manter a calma durante qualquer conflito,
inclusive no meio de uma discussão.
Abaixo estão 6 maneiras de fazermos isso:
1. Tomar respirações profundas
Porque: A capacidade de permanecer relaxado e centrado
durante um conflito depende da sua capacidade de acalmar o corpo. A respiração
superficial é a resposta inata do corpo quando confrontado com o estresse.
Anular esta resposta natural e praticar mindfulness ajuda o corpo a permanecer
calmo.
Como: Inalar profundamente pelo nariz antes de expirar
lentamente pela boca. As respirações lisas e profundas cessam a produção de
dois hormônios do estresse – adrenalina e cortisol.
2. Concentrar-se em seu corpo
Porque: Concentrar-se em quaisquer sensações físicas que
surgem em um conflito permite que você as altere mentalmente. Quando seu foco
muda para o corpo, você pode sentir a tensão, a respiração superficial, e
outros efeitos que acompanham o estresse.
Como: Quando você percebe que seu corpo começa a ficar
tenso, retorne sua postura para um estado neutro, relaxando seus ombros e mãos.
Essa posição aberta comunica positividade usando linguagem corporal – e muitas
vezes dissolve conflitos.
3. Escute ativamente
Porque: Uma pessoa iniciará uma briga, ou algum outro tipo
de conflito, se sentir que não está sendo ouvida. Além disso, é impossível
dissolver um conflito sem uma escuta atenta e ativa.
Como: Quando alguém estiver falando, concentre toda sua
atenção no que a pessoa diz. Ignore quaisquer pensamentos de construir uma
resposta. Uma vez que a pessoa terminar de falar, você terá as informações
necessárias para responder de forma inteligente.
4. Faça perguntas abertas
Porque: As perguntas abertas são inestimáveis na resolução
de conflitos. Primeiro, elas demonstram que você está ouvindo atentamente. Em
segundo lugar, esse tipo de pergunta mostra respeito pela pessoa, permitindo
que ela articule seus pensamentos.
Como: Aprender a fazer perguntas abertas pode ser um pouco
complicado para algumas pessoas. A maneira mais fácil de evitar perguntas
fechadas é não usar as palavras “Não faz”, “Fez” e “Não fez” ao fazer uma
pergunta. Em vez disso, use as palavras “O que”, “Por que”, “Quando” e “Como”.
5. Mantenha sua voz calma
Porque: A maneira mais fácil de esquentar o conflito é
aumentar sua voz. Por outro lado, uma das maneiras mais fáceis de difundir o
conflito é diminuir sua voz. O nível de voz também está ligado à pressão
arterial. Quando ela atinge um certo ponto, torna-se mais difícil entender o que
está sendo comunicado.
Como: O primeiro passo é dissolver a raiva inicial da outra
pessoa. Você não pode fazer isso aumentando sua voz. Por outro lado pode
rapidamente transmitir uma sensação de calma ao tomar a decisão consciente de
falar mais baixo.
6. Concorde em não concordar
Porque: Nem todos os conflitos produzirão resultados
amigáveis ou mutuamente aceitáveis. No entanto, você pode evitar o
aprofundamento do conflito, desconectando-se educadamente da conversa.
Como: Uma lei do conflito interpessoal é que é preciso dois
participantes. Afastar-se de um conflito é apropriado sob uma das duas
circunstâncias: (1) A pessoa se torna cada vez mais hostil, ou (2) A conversa,
apesar de seus melhores esforços, não vai a lugar algum.
Ao seguir uma ou mais dessas seis dicas, você, certamente,
sentir-se-á mais confiante em qualquer conflito. Como resultado, usará suas
emoções e autocontrole em seu benefício!
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of
Positivity
Referências do texto: Notey– HBR.ORG– Pinterest – Psichology
Today
https://osegredo.com.br/2017/07/psicologos-explicam-como-se-manter-calmo-durante-um-conflito/
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