Mostrando postagens com marcador espiritualidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador espiritualidade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de junho de 2020

quinta-feira, 18 de junho de 2020

AYAHUASCA ep1 | identidade x papéis

Qual é o meu lugar? Será que estou no lugar correto? Será que estou ocupando um lugar que não me cabe? Ao longo dos últimos anos tenho aprofundado o meu conhecimento sobre estas questões ao estudar a visão sistêmica em nossas vidas e nesse vídeo mostro para vocês como a Ayahuasca me introduziu nesse assunto. Venha aprender junto comigo o que a Ayahuasca quis me ensinar. Beijos no coração Namastê

É muito bom não precisar controlar as coisas e mais ainda, poder viver tantas possibilidades que existem dentro e fora da gente. Somente quando dizemos sim à impermanência, iremos sentir a harmonia que nos envolve. RESPONDA ao movimento da vida DESAPEGUE-SE CONCORDE com a oportunidade que a Vida está te oferecendo, tal como ela é e FLUA. Essas foram as lições que consolido nesse trabalho. Em apenas UM RITUAL, tive a chance de aprender tudo isso e aqui junto comigo, fizemos a revisão de todas essas importantes lições da nossa jornada espiritual, aprendendo O QUE A AYAHUASCA QUIS ME ENSINAR.
Beijos no coração,
Namastê

AYAHUASCA v5 Fluir com a Vida

Fluir com a vida nem sempre é uma tarefa simples de entender. “Deixa fluir” não é “Não faça nada, pois tudo virá até você” Deixar que as coisas fluam não é ficar "na rede" esperando ver o que vai dar, vivendo os sonhos apenas na imaginação e nunca transformando-os em realidade. Tampouco é sair por aí desenfreado, agindo sem pensar, atropelando a si mesmo e aos outros, numa intensidade cega. Duas situações opostas que não levam a lugar algum. Então, o quê fazer? Esse é o tema do vídeo de hoje. Namastê

CAMPANHA AQUEÇA SEU CORAÇÃO

CAMPANHA AQUEÇA SEU CORAÇÃO pois, ajudando aos outros ajuda a si mesmo Com apenas R$10,00 você pode fazer a diferença na vida de alguém. Nosso objetivo é que cada vez mais e mais pessoas sejam assistidas. Aqueça também a sua alma e doe ❤️ _________________________________ Sugestão: Lepin Enxovais https://www.lepinenxovais.com.br/ Local de Entrega Av. Fagundes Filhos, 252 - cj 125,126,127- São Judas, São Paulo - CEP: 04304-000 Doação em Dinheiro Viviane Yumi Akiyama Banco: Nu Pagamentos S.A (260) Agência: 0001 Conta: 24093545-8 CPF: 277.100.088-10 Namastê



AYAHUASCA v4 transformando o sofrimento em Plenitude

Yoga é uma vida plena e vida plena é contentamento. A paz não é uma experiência, ela simplesmente é a ausência de confusão. Esse foi o sentimento que tive a oportunidade de experimentar em uma vivência com Ayahuasca. Nosso desafio como peregrinos é descobrir que isso é possível, mesmo diante das incertezas da VIDA. Namastê


AYAHUASCA v3 a busca da felicidade

Oi gente, Segue a terceira parte do vídeo sobre o Retiro do Instituto Flor de Lótus em 2015, na qual eu comento sobre os aprendizados que tive sobre a felicidade, nossas limitações e auto-sabotagem. Vamos refletir um pouco sobre isso? Namastê

AYAHUASCA por que fechei todos os vídeos do Canal?

Oi gente, nesse vídeo explico o por quê teve uma época que tirei todos os vídeos da Ayahuasca do ar. Conto pra vocês o que aconteceu nesse período do meu caminhar. Beijos no coração, Namastê

AYAHUASCA v2 - situações repetidas em nossas vidas

Oi gente, Nesse vídeo mostro pra vocês como a Ayahuasca fez com que eu percebesse que sou eu a responsável por co-criar situações repetidas em minha vida, optando pelos "mesmos caminhos" experimentando os "mesmos erros" sem se dar conta da lição por trás das experiências. Somos os responsáveis por gerar certos padrões de acontecimentos em nossas vidas. Nós vivenciamos as repetições para entendermos o que está dentro de nós que acaba atraindo do lado de fora tais situações. São escolhas inconscientes que necessitam de ATENÇÃO.

Beijos no coração,

terça-feira, 4 de junho de 2019

REVISTA ÉPOCA: HARE KRISHNA VERSÃO LIGHT

Pessoal,

Vi essa matéria da Revista Época e achei legal postar aqui, mas antes quero fazer umas ressalvas nas partes que vou sublinhar de amarelo, ratificando o texto da forma correta.

Beijos no coração
Haribol

___________________________________________________________


20/11/2008
REVISTA Época


Os novos adeptos da religião vivem fora dos templos e levam vida “normal” – exceto por entoar o mesmo mantra 1.728 vezes por dia MARIA LAURA NEVES 




Gustavo Dauster é formado em Economia e sua mulher, Rhiannon, é astrofísica. Eles entoam o mantra 1.728 vezes por dia Todos os dias, o economista Gustavo Dauster, de 39 anos, acorda antes do nascer do sol. Depois de tomar banho, faz orações em um altar na sala de seu apartamento, em Brasília. Em voz baixa, ele entoa o mantra Hare krishna/Hare krishna/Krishna krishna/Hare hare/Hare rama/Rama rama/Hare hare. As palavras, que ele repete quase mil vezes, evocam a adoração a um deus que é considerado a fonte de todo o prazer por seus devotos. 

Correção: de DEUS que é a fonte de todo o prazer por seus devotos.

Às 8 horas, enquanto lê os jornais, Gustavo faz o desjejum, do qual exclui alimentos de origem animal. Depois de comer, termina as orações. Ao todo, são 1.728 mantras entoados todas as manhãs. Daí em diante, o dia de Gustavo se parece com o de qualquer profissional liberal. Vai para a academia de ginástica, faz musculação e corre na esteira. Formado pela Universidade Charter Oak, em Connecticut, nos Estados Unidos, ele trabalha em uma consultoria empresarial em sociedade com o pai, Jorio Dauster, ex-diplomata e ex-presidente da Vale do Rio Doce.

Gustavo ainda administra duas ONGs: uma que edita livros hare krishna e outra que fornece alimentos naturais para as escolas de Alto Paraíso, em Goiás. “Minha qualidade de vida aumentou muito depois que entrei para o movimento: a alimentação, o físico e a mente melhoraram. Tenho hábitos mais saudáveis e acredito que meu trabalho é muito menos egoísta do que no passado”, afirma Gustavo. Casado com Rhiannon Dauster, de 32 anos, uma astrofísica nascida no País de Gales e também hare krishna, ele se diz “encontrado e realizado”.

Gustavo nunca raspou o cabelo nem saiu pelas ruas de Brasília vestido com as roupas indianas que os hare krishnas usavam. Batizado numa Igreja Católica, filho de um ateu convicto, Gustavo não freqüentou nenhum ritual religioso até 1996, quando entrou para a doutrina que segue hoje. Ele simboliza a nova cara do movimento hare krishna no Brasil formado por empresários, funcionários de grandes empresas, profissionais liberais e até cientistas – gente que não abandonou a profissão para vender incenso nos semáforos. “Nós continuamos a conversar sobre negócios e compartilhamos livros”, diz o pai, Jorio. Na década de 70, quando começou a se propagar pelo mundo, o movimento hare krishna exigia que seus devotos seguissem normas rígidas. 

Os seguidores moravam dentro dos templos, usavam roupas típicas (saris para as mulheres e dotins para os homens) e pintavam o rosto e outras partes do corpo com a tilaka, uma areia dos rios sagrados da Índia. Para sustentar os templos, vendiam livros e incensos nas ruas. Sexo, só para se reproduzir. Hoje, o conceito de hare krishna está em discussão. Para alguns líderes, basta cantar o mantra para o indivíduo ser considerado parte do movimento. Outros dizem que os vegetarianos já estão no caminho para a salvação.

Correção: não é bem assim, é preciso seguir algumas regras e regulações e as principais são os ditos 4 princípios: não violência (vegetarianismo), não ao jogos de azar, não a intoxicação,  não ao sexo ilícito.


O único consenso é ser – ou se considerar – um devoto de Krishna, um dos deuses do hinduísmo. 

Correção: KRISHNA NÃO É UM DOS DEUSES DO HINDUÍSMO, ELE É A SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS!!!!ELE jamais pode ser comparado as suas criação como por exemplo algum semi deus pq. ele é o CRIADOR de todo universo material!
O Vaisnavismo é uma das vertentes do hibduísmo, na qual se dedica a prática devocional a Vishnu e suas expansões.

As estimativas apontam para 15 mil devotos no Brasil em comparação a cerca de 3 mil no início da década de 80. O número vem crescendo desde que algumas restrições começaram a ser abolidas. Além da menor rigidez, outros fatores contribuem para que o movimento atraia novos seguidores. 

A busca de uma espiritualidade diferente das religiões tradicionais é o mais evidente. “Existe uma aura de mistério, de exótico, na cultura indiana”, diz Silas Guerriero, antropólogo e professor da pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e autor de uma pesquisa sobre os hare krishnas. O hinduísmo é antimaterialista e prega a busca espiritual interna, porque Deus estaria dentro de cada um, idéias que atraem muitos ocidentais.
Correção: o hinduísmo possui diversas vertentes onde não podemos comparar o vaisnavismo gaudya com outras escolas. Krshina é a fonte de toda opulência, é a Suprema Personalidade de Deus, onde nós somos igual e diferentes Dele. Igual na qualidade, porém diferentes em quantidade e todas as jivas (almas) possuem Deus na forma de Paramatma (Superalma) dentro de nossos corações.
O movimento hare krishna foi fundado pelo indiano Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada, um intelectual indiano que recebeu de seu guru espiritual a missão de pregar o mantra hare krishna entre os ocidentais. Prabhupada teria desembarcado em Nova York em 1965, sem nenhum dinheiro. Trazia apenas oito livros sagrados em um baú. Viveu de favor com imigrantes indianos e com hippies. Em 1966, Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna. “Quando viu que os hippies viviam em ambientes sujos e estavam morrendo por causa de doenças e das drogas, ele criou algumas das regras que seguimos até hoje”, diz o mineiro Robson Luiz Costa, de 43 anos, ex-monge e um dos primeiros a entrar para o movimento no Brasil. Costa diz que parou de usar drogas depois que aderiu à religião.

Prabhupada pregava ensinamentos do “Bhagavad Gita”, um poema do livro sagrado indiano Mahabharata, que conta a história da Índia por meio de lendas. E exigia dos iniciados dedicação integral. “Assim como em outras seitas, os devotos hare krishnas largavam a vida anterior e adquiriam uma identidade nova: mudavam as roupas e o nome e iam morar dentro dos templos”, diz Guerriero.
Correção:O Bhagavadgita não é um mero livro de poemas não, ele é uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia e compõe a principal obra da religião Vaishnava, que envolve várias ramificações de fé em Vishnu ou Krishna, dentre as quais o popularmente conhecido movimento para consciência de Sri Krishna. Nele está contido principais ensinamentos do Dharma, religião Bhagavata e instruções a respeito do serviço devocional a Krishna, segundo os preceitos de inúmeros escritos sagrados védicos


sexta-feira, 31 de maio de 2019

O QUE HARE KRISHNA???



Oi gente!!!

Eu sumo, apareço, depois sumo de novo, mas espero que não fiquem bravos comigo kkkkkkkkk

Hoje vou trazer um artigo que vai explicar um pouco sobre a filosofia que estou seguindo desde Setembro de 2018 que é o MOVIMENTO HARE KRISHNA.

Acho que todos já devem ter visto algum devoto Hare Krishna nos faróis vendendo livros incensos não?!

Eu quando não tinha conhecimento, achava que era uma galera muito alternativa com roupas estranhas e um cabelo engraçado, sei que muitos ainda devem ter essa noção dos monges hare krishna, infelizmente nós seres humanos, temos a mania de ACHAR, achamos várias coisas e esses ACHISMOS são totalmente superficiais e sem fundamento.  Na verdade estamos é desperdiçando grandes oportunidades de aprofundamento e realização quando insistimos em permanecer na superficialidade da coisa.

Bom é por isso que quero manter ativo esse meu espaço aqui,  pq sei que muitos acabarão encontrando meus posts aqui e meu único intuito é difundir informações do caminho espiritual.

Então voltando, desde setembro do ano passado venho me aprofundando no MOVIMENTO HARE KRISHNA e posso afirmar para vocês que nunca me senti tão perto de Deus como hoje estou.

Nós meditamos nos aspctos pessoais do Senhor Supremo Deus - KRISHNA e esse é o sistema de YOGA mais completo chamado BHAKTI YOGA.

Mas para esse post não ficar muito complexo, vou parando por aqui e deixo abaixo um artigo que explicara um pouco mais sobre tudo que disse aqui pra vocês hoje.

HARIBOL


O que é Hare Krishna?


“Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nos Upanishads, é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E Rama é um outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, então, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amável.

“Hare Krishna” também virou sinônimo de quem pratica auto-realização entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no ocidente foram os membros da ISKCON – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, que foi fundada pelo grande santo do Século XX, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, na cidade de Nova Iorque. Com o sucesso da ISKCON, porém, outras instituições com filosofias e práticas quase idênticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um “Hare Krishna” pode simplesmente denotar alguém que pratica a auto-realização em yoga (ou consciência de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada, que por sua vez estava transplantando para o ocidente os ensinamentos do Avatara Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, cujo aparecimento ocorreu em 1486.

Aprenda a pronúncia do mantra e como praticar meditação com ele neste vídeo:


Não se deve confundir “Hare Krishna” com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradição: cabeça raspada e roupas açafroadas. Nem tampouco deve-se achar que ser “Hare Krishna” implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos “Hare Krishnas” são pessoas de aparência normal, com seus empregos, negócios, estudos, família, etc. A Revista Época fez uma boa matéria sobre esse tema da percepção errônea dos “Hare Krishna”, para qual eu fui entrevistado. Cliquem aqui para ler a matéria.

Fonte: http://giridhari.com.br/o-que-e-hare-krishna/

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MEU MAPA ASTRAL VÉDICO


Oi gente! Hoje trago uma dica maravilhosa no nosso processo de autoconhecimento que é o MAPA ASTRAL VÉDICO!!! Eu fiz nesse final de semana e foi SENSACIONAL, confira o vídeo!!! CONTATOS: Ciência Milenar Indiana Facebook e Youtbube * Grupo de Estudos * Aulas sobre a Filosofia Védica * Ekadasi - Jejum de Purificação * Quiromancia Védica * Mapa Astral Védico e muito mais!!! Falar com: Maria Helena Medina tel: 11 9 9622-3300

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Terapia Holística: Alerta!

A imagem pode conter: flor e planta

Oi gente, 

Hoje quero falar com vocês sobre TERAPIA HOLÍSTICA e fazer algumas observações antes de embarcarem numa furada ou gastarem rios de dinheiro com isso.

Já digo aqui que não estou criticando os terapeutas, muito pelo contrário, eu super acredito na medicina alternativa, mas já digo aqui que SEM UMA CONSCIENTIZAÇÃO DOS SEUS “ANARTHAS” (impurezas que são acumuladas durantes encarnações), não vai ter terapia holística que poderá te salvar!!!

É preciso seguir um PROCESSO que muitas vezes é logo sim, pois trazer para a consciência seus piores “defeitos” não é uma tarefa fácil, vamos combinar?!

É preciso paciência, humildade e força de vontade, será que vc. está mesmo afim de olhar para isso?!
Por incrível que pareça, a resposta da grande maioria é NÃO!!! Kkkkkkkkkkk

...talvez isso esteja num nível tão inconsciente que a pessoa sequer está tendo condições de admitir que tem “sujeira” sim.

A mente/ego está tão firme comandando, que a pessoa sequer se dá conta pq. a humildade passa bem longe dela ou pode ser que a mente/ego ataque de forma inversa, ou seja, a pessoa passa a ser vítima de tudo, o pobre coitado, o injustiçado, o azarado etc e tals...seja uma coisa ou outra, é tudo artimanha da mente para te despistar do foco real – VOCÊ!

Ai é mais fácil e cômodo a gente querer resolver essas questões buscando ajuda fora, de um terapeuta holístico por ex. Mas ele não vai fazer o “serviço” por você não, viu?! – olhar pra dentro e admitir!

Voltando para o assunto TERAPIA HOLÍSTICA – as terapias podem até num primeiro momento ajudar sim, mas é como tomar banho e sair pra rua, no final do dia estará sujo novamente, entende?!

A solução é pegar o problema pela raiz, ou seja, seguir um processo sério de transformação.

Depois vc. pode unir a terapia holística que quiser!

Esse processo envolve força de vontade, paciência, humildade, determinação e estudo, muito estudo para o processo de autoconhecimento poder se realizar!

Como Srila Swami Prabhupada diz: é a Ciência da Auto Realização.

Vamos refletir sobre isso?
Agora pra complementar esse artigo, deixo abaixo mais informações sobre o que é a TERAPIA HOLÍSTICA e como ela atua.

OBS: SÓ NÃO SE ESQUEÇAM QUE ANTES VEM A CIÊNCIA DA AUTOREALIZAÇÃO, OK? Rs
Beijos no coração.
Namastê
__________________________________________
A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.
Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento e por fim, a auto realização.
Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress emocional, na qual muitas vezes se somatizam em nosso corpo físico. Não se esqueça que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.
Existem vários métodos diferentes de terapia holística que ajudará detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxilia-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio.
É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a frequência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.
Recomenda-se, portanto, que ao escolher o seu terapeuta, procure antes conhece-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira experiência nessa área de tratar a pessoa e seus problemas.
#terapiaholistica #terapiaalternativa #autoajuda

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Convite: Vivi Veggie receitas e Dicas da Gastronomia Vegetariana


Oi gente!!!

Como estou empolgadíssima com minha dieta Lacto vegetariana que acaba de completar 3 meses, resolvi cria um perfil no Instagram para mostrar que aderir a uma dieta menos violenta não é tão difícil assim!!!

Pra que ficar ingerindo cadáveres pessoal?!

Faz muito mal para nossa saúde, energeticamente é extremamente denso, acarretamos karma negativo, enfimmmmm inúmeras justificativas aqui viu?!...

...mas não quer ser chata e entendo que cada um tem seu momento...

Bom, se vc. é amante da comilança, mas quer comer algo saudável, energeticamente sattvico me segue lá!!!

INSTAGRAM

Beijos no coração.

Namastê

VER MAIS:

Pq me tornei Lacto Vegetariana?


EKADASI - O Detox da Alma



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Índia - Dicas e percepções dessa minha viagem

Oi gente! Feliz 2019 para todos nós!!! Finalmente entendi o que aconteceu comigo na Índia e nesse vídeo conto tudo para vocês! Trago dicas valiosíssimas e algumas percepções também.



Fundamental nós estudantes começar a fazer o EDAKASI - o jejum milenar indiano que é o verdadeiro DETOX da Alma!!! Com ele todo o conteúdo que estudamos fará mais sentido, além de proporcionar inúmeros benefícios. Assistam esses vídeos: Ekadasi parte 1 https://youtu.be/egIfhoIgW74 Ekadasi parte 2 https://youtu.be/7sN_LMJYABU Ekadasi - jejum indiano de purificação https://youtu.be/ItMSqA4-CzQ VÍDEOS - A VERDADEIRA ORIGEM DA CULTURA do Canal CIÊNCIA MILENAR INDIANA PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=Q4i5d... PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=UqCGk... PARTE 3: https://www.youtube.com/watch?v=yS75x... PARTE 4: https://www.youtube.com/watch?v=xe_Gx... Beijos no coração Namastê

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA?

Oi gente,

Trago agora o último vídeo de 2018 onde falo para vocês 

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA AQUI NO CANAL E NO BLOG

...é gente, não se assustem rs, mas é que com essa "vitrada de chave" muitas coisas mudaram, muitas percepções e entendimentos vieram também e espero que vocês entendam e respeitem.

Enfim, vamos assistir o vídeo para vcs. entenderem?



Um beijo enorme no coração de todos vocês.

Boas Festas!!!

Namastê

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

LIVROS ONLINE: Srila Prabhupada!!!

Meus queridos, sei que estou mega em falta com vocês em postar vídeos, mas espero quecompreendam o momento que estou passando...

Essa mudança de caminho trouxe uma série de reflexões e cuidados referentes aos videos que fiz e que daqui pra frente irei fazer, como disse é de grande responsabilidade passar informações pra vocês e as vezes precisamos dar 10 passos pra trás para poder continuar caminhando...

Ainda essa semana vou postar o último vídeo de 2018 falando sobre isso, ok?

Quero começar 2019 já assentada e focada nessa nova direção.

Bom, então como disse no post da semana passada, vou deixar aqui pra vocês o link de vários livros online de Srila Prabhupada!!!!

Um verdadeiro presente gente!!!

Recomendo que vcs. iniciem lendo CIÊNCIA DA AUTO REALIZAÇÃO, ok?

Tem bastante material para vocês aproveitarem essas férias...

Vamos lá então:

O site é esse aqui abaixo:



Livros Online
Aqui poderá obter alguns livros introdutórios de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em formato PDF e os livros mais importantes em audio (MP3). Ao clicar no título do livro, o download deverá iniciar automaticamente. Para visualizá-lo, ou imprimi-lo, você terá que ter o Acrobat Reader instalado em seu micro. Se não o tiver pode fazer um download gratuito aqui. Para comprar nossos livros, como também CDs, posters e artigos devocionais, visite nossa loja Amigos de Krishna.
·         Além do Nascimento e da Morte
·         A Caminho de Krishna
·         Karma, A Justiça Infalível
·         Perfeição da Yoga
·         Um Presente Inigualável
·         Ciência da Auto-Realização | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
Livros em Áudio
·         Sri Isopanishad
·         A História de Sri Nrsimhadeva
·         A História de Dhruva Maharaja
·         Brhad Bhagavatamrta
·         A História de Dhruva Maharaja

·         A História de Ajamila

Beijos no coração,

Namastê


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

5º Parte: Amor x Egoísmo continuação...




E ai gente, estão gostando de aprender um pouco mais sobre o AMOR? rs...é importantíssimo olharmos para essas nossas "amarras" pq. enquanto a gente não resolver isso internamente, iremos ficar repetindo processos e situações!!!

Bom, vamos lá então.

Beijos no coração,

Namastê

________________________________________________________________________________

continuação:


E como aprende o espírito a tomar consciência do seu próprio egoísmo, neste caso manifestado sob a forma de vaidade, e a vencê-lo?

Geralmente, sofrendo na própria carne as atitudes egoístas de outros, semelhantes a ele próprio em egoísmo. A lei da justiça espiritual confronta cada um com os seus próprios atos, ainda que seja através dos atos dos outros, para que daí o espírito tire o maior proveito para a sua evolução. O sofrimento próprio sensibiliza o espírito, faz-lhe adquirir maior sensibilidade para perceber o sofrimento dos outros, sobretudo o daqueles que tenham passado por circunstâncias semelhantes às suas. Faz-lhes despertar um sentimento de solidariedade em relação a elas, que é o gérmen do amor.


E terá sempre de acontecer que o espírito tenha de experimentar na sua própria carne o sofrimento dos seus próprios atos para aprender que esses atos são perniciosos para os demais?

Não. Pode fazê-lo por compreensão, porque se tenha dado conta do dano que produzem nos outros as suas próprias maneiras de agir, ou porque aprendeu com os erros e experiências dos outros. Mas, para isso tem de ter crescido o suficiente em sensibilidade, em amor, porque, como digo, apenas quando há amor, se está receptivo a perceber os outros, incluindo o seu sofrimento, como a si próprio. Daí que, nas primeiras etapas, o espírito avance mais por sofrimento, por experimentação em si mesmo das atitudes egoístas que ele mesmo provocou, enquanto, quando já tenha desenvolvido o amor, avança mais por compreensão, compreensão das experiências próprias passadas ou das experiências dos outros.


E que se pode fazer para vencer a vaidade pela compreensão?

O primeiro passo é tomar consciência do defeito e o segundo passo é mudar a atitude. Pelo facto de adquirir consciência do nosso defeito, não vamos conseguir que ele deixe de se manifestar. Se formos capazes de o reconhecer e de o admitir, mas ao mesmo tempo evitarmos atuar conforme ele quer, quer dizer, não nos deixarmos arrastar por ele na hora de tomar decisões na nossa vida, antes formos atuando mais conforme nos ditam os sentimentos, o defeito irá perdendo força até que, finalmente, será vencido. A tomada de consciência passa por conhecer em profundidade em que consiste a vaidade, como se manifesta numa pessoa e o que é que a alimenta. A vaidade alimenta-se da crença de que para se ser feliz, o importante é ser o centro das atenções, que a admirem, a lisonjeiem, se lhe sujeitem e a cubram de prazeres, prendas e atenções. A vaidade manifesta-se como uma tendência para transformar a realidade, fazendo crer aos outros e a si mesmo que necessita de possuir tudo o que vê à sua volta, tanto coisas como pessoas, para se ser feliz. A vaidade é como um aspirador que apanha tudo o que encontra no caminho, guardando-o para si próprio, mas sem chegar a apreciar nada do que se tem. É como a criança que faz birra e protesta para que os seus pais lhe comprem um brinquedo, aparentemente o mais maravilhoso do mundo e sem o qual não vai poder ser feliz. E quando o consegue, apenas brinca com ele uns minutos, logo se cansa e abandona-o.
Portanto, enquanto o vaidoso continuar propenso a querer chamar a atenção para satisfazer os seus próprios caprichos, não trabalhando por despertar em si mesmo os sentimentos, sentir-se-á sempre insatisfeito, vazio, infeliz, ainda que possa ser estimado pelos outros, porque não o saberá reconhecer, nem o saberá apreciar. Aquilo que não se consegue por esforço próprio, pela própria vontade, nem se consegue compreender, nem se sabe apreciar, nem se sabe aproveitar e, o vaidoso, não só não luta por nada, como pretende que sejam os outros a obtê-lo para si. Quando tem objetivos, costumam ser sempre objetivos exteriores, materialistas, de aparência, quase nunca objetivos de índole espiritual.
O vaidoso parece-se com aqueles que se aquecem sempre na lareira dos vizinhos por não quererem dar-se ao trabalho de acender a sua própria fogueira. Será sempre dependente dos outros e não poderá fazer nada por si mesmo. Acende o teu próprio fogo em ti mesmo e não dependerás de ninguém para te aqueceres. Esse fogo, a nível espiritual, é a chama do amor, que reconforta e aquece o espírito, dá forças para avançar e ser autenticamente feliz.


Mas há muita gente que procura o sucesso como forma de alcançar a felicidade. Que lhes dirias?

Que se enganam a si mesmos. O sucesso é uma festa para a vaidade, mas é uma armadilha para o sentimento. A única maneira de conseguir a felicidade é encher-se de amor.


Poderias dar um conselho breve que resuma tudo o que disseste para vencer a vaidade através da compreensão?

Sim. O passo que deve dar o vaidoso para superar o seu defeito é compreender que a felicidade não depende do exterior, mas sim do interior. Esta é a grande lição que todos temos de aprender: a verdadeira felicidade não depende de que os outros te amem, mas antes, de que tu ames. Portanto, se queres ser feliz, para de procurar desesperadamente que os demais te amem e tenta despertar o teu próprio sentimento.


Que dirias a um vaidoso que o pudesse ajudar na sua evolução?

Que jamais conseguirás ser feliz através de conquistares a admiração, o carinho, o sucesso, o reconhecimento dos outros. Se estás insatisfeito com a tua vida, se te sentes só e vazio, não procures fora os culpados da tua infelicidade, porque não estão fora, mas sim dentro de ti. Não procures aquecer-te no fogueira dos outros porque nunca terás o bastante. Acende a tua própria chama para que assim o teu estado não dependa do que façam ou deixem de fazer os outros por ti. Deixa de lado o egoísmo e ama, porque a única maneira de encher o vazio interior é amar incondicionalmente.


Parece uma contradição o que dizes agora com o que disseste anteriormente. Se uma pessoa renuncia a que o amem, como vai poder amar?

Talvez me tenha explicado mal. Não temos de renunciar a ser amados. O que quero dizer é que procuramos de forma incorreta a felicidade. Pomos todo o peso num prato da balança e exigimos que a balança esteja equilibrada.


Não sei o que queres dizer exatamente. Tens algum exemplo que me possa servir para entender?

Sim. Imaginai que reunimos toda a humanidade numa praça gigantesca para repartir todo o amor que existe no mundo. Primeiro perguntamos: “Quem quer receber amor?”. Veremos que cem por cento das pessoas levanta a mão insistentemente dizendo: “Eu, eu. A mim primeiro. Sou eu quem mais precisa dele”. Mas se agora perguntamos: “Quem está disposto a dar o seu amor?” Veremos como, rapidamente, a praça fica vazia e apenas uns poucos dos que lá estavam ficaram para levantar a mão. O que é que haverá para repartir? Apenas o amor que dão uns poucos. Pois, isso é o que acontece na vossa humanidade em que apenas o amor de uns poucos sustém o mundo, porque a maioria apenas está disposta a receber, mas não para receber amor, principalmente para satisfazer o seu egoísmo.
Esperamos, como sujeitos passivos, que o amor venha de fora. Que, por artes de magia, esse amor do exterior nos alcance e nos faça felizes, sem que nós tenhamos que fazer nada, como se de uma droga se tratasse. Mas, como digo, ainda que recebendo tudo o que precisamos, se permanecermos passivos, se não lutarmos para vencer o nosso egoísmo, chegará esse ser que nos ama para nos dar tudo o que traz dentro e diremos: “Não é suficiente, ainda não sou feliz. Ainda necessito que me dês mais”. E exigiremos mais e mais porque nunca será suficiente para encher o nosso vazio interior. E nunca apreciaremos o que nos foi dado, mas apenas levaremos em conta aquilo que ainda não recebemos. Qualquer pequeno obstáculo da vida, será um motivo de queixa. Se amanhece nublado, queixamo-nos porque faz frio, se amanhece ensolarado queixamo-nos porque está calor. E tudo isso porque procuramos de forma errada. Esse vazio que uma pessoa sente, apenas se pode encher com o amor que, cada um mesmo, é capaz de gerar, de forma ativa, para si próprio e para os outros. Portanto, para ser feliz é tão necessário dar amor, como recebê-lo.


Voltemos ao tema da vaidade. Digo eu que nem todo o mundo que se encontra na etapa da vaidade terá as mesmas características.

Não. Dentro da vaidade existem diferentes graus. Numa primeira etapa de vaidade inicial dão-se as manifestações mais primitivas e materiais do egoísmo, como a avareza (não querer repartir com os outros o que se tem), a cobiça (querer possuir cada vez mais, mesmo prejudicando outros), a inveja (revolta contra os que têm algo material que se cobiça). Numa segunda etapa, quando o espírito avança no conhecimento dos sentimentos, este egoísmo materialista começa a transformar-se em egoísmo espiritual. Nesta etapa o espírito continua agarrado ao egoísmo, mas, ao mesmo tempo, já começou a desenvolver o sentimento. Apesar de ainda ser avesso a dar, é capaz de reconhecer a presença do amor e o bem-estar que proporciona e procura recebê-lo. É então quando a avareza se vai transformando em apego (não querer repartir com os outros o carinho e o amor que se recebe de determinadas pessoas) e a cobiça, na absorvência (querer que todo o mundo se disponha a dar-lhe carinho), enquanto a inveja toma um cariz mais subtil e se transforma em aversão pelos que têm alguma virtude espiritual que ele não tem, mas gostaria de ter. Ao serem mais sensíveis, têm uma noção da justiça mais desenvolvida, mas quando o assunto lhes diga respeito, com frequência atuam injustamente favorecendo-se a si próprios propositadamente, por continuarem agarrados ao seu egoísmo, sendo mais culpados por serem mais conscientes.


Que avanço fundamental conseguiu o espírito para se poder dizer dele que superou a etapa da vaidade?

A principal aquisição que marca a fronteira entre a vaidade e o orgulho é o despertar do próprio amor espiritual. Enquanto o vaidoso é eminentemente um espírito receptor de amor, o orgulhoso já é um espírito dador de amor. Significa que já adquiriu a capacidade de amar verdadeiramente por iniciativa própria de forma bastante segura.


Ver Mais:

3ª Parte - https://vivisawaking.blogspot.com/2018/11/3-parte-perguntas-e-respostas-sobre-o.html
4ª Parte - https://vivisawaking.blogspot.com/2018/11/4-parte-p-amor-x-egoismo.html