Mostrando postagens com marcador despertar espiritual. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador despertar espiritual. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de junho de 2020

quinta-feira, 18 de junho de 2020

AYAHUASCA ep1 | identidade x papéis

Qual é o meu lugar? Será que estou no lugar correto? Será que estou ocupando um lugar que não me cabe? Ao longo dos últimos anos tenho aprofundado o meu conhecimento sobre estas questões ao estudar a visão sistêmica em nossas vidas e nesse vídeo mostro para vocês como a Ayahuasca me introduziu nesse assunto. Venha aprender junto comigo o que a Ayahuasca quis me ensinar. Beijos no coração Namastê

É muito bom não precisar controlar as coisas e mais ainda, poder viver tantas possibilidades que existem dentro e fora da gente. Somente quando dizemos sim à impermanência, iremos sentir a harmonia que nos envolve. RESPONDA ao movimento da vida DESAPEGUE-SE CONCORDE com a oportunidade que a Vida está te oferecendo, tal como ela é e FLUA. Essas foram as lições que consolido nesse trabalho. Em apenas UM RITUAL, tive a chance de aprender tudo isso e aqui junto comigo, fizemos a revisão de todas essas importantes lições da nossa jornada espiritual, aprendendo O QUE A AYAHUASCA QUIS ME ENSINAR.
Beijos no coração,
Namastê

AYAHUASCA v5 Fluir com a Vida

Fluir com a vida nem sempre é uma tarefa simples de entender. “Deixa fluir” não é “Não faça nada, pois tudo virá até você” Deixar que as coisas fluam não é ficar "na rede" esperando ver o que vai dar, vivendo os sonhos apenas na imaginação e nunca transformando-os em realidade. Tampouco é sair por aí desenfreado, agindo sem pensar, atropelando a si mesmo e aos outros, numa intensidade cega. Duas situações opostas que não levam a lugar algum. Então, o quê fazer? Esse é o tema do vídeo de hoje. Namastê

CAMPANHA AQUEÇA SEU CORAÇÃO

CAMPANHA AQUEÇA SEU CORAÇÃO pois, ajudando aos outros ajuda a si mesmo Com apenas R$10,00 você pode fazer a diferença na vida de alguém. Nosso objetivo é que cada vez mais e mais pessoas sejam assistidas. Aqueça também a sua alma e doe ❤️ _________________________________ Sugestão: Lepin Enxovais https://www.lepinenxovais.com.br/ Local de Entrega Av. Fagundes Filhos, 252 - cj 125,126,127- São Judas, São Paulo - CEP: 04304-000 Doação em Dinheiro Viviane Yumi Akiyama Banco: Nu Pagamentos S.A (260) Agência: 0001 Conta: 24093545-8 CPF: 277.100.088-10 Namastê



AYAHUASCA v3 a busca da felicidade

Oi gente, Segue a terceira parte do vídeo sobre o Retiro do Instituto Flor de Lótus em 2015, na qual eu comento sobre os aprendizados que tive sobre a felicidade, nossas limitações e auto-sabotagem. Vamos refletir um pouco sobre isso? Namastê

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Introdução - Estudo do Bhagavadgita por Viviane Akiyama


Depois de uma profunda crise espiritual, num momento onde consegui a graça de ganhar um pouco mais de “espaço”, tive um insight instantâneo de transcrever o Bhagavadgita fazendo um estudo entre as versões do grande poema místico dessa Era de Kali, para assim poder entender os ensinamentos independente das vertentes. Esse estudo é algo bem pessoal e passível de erros, pois sou apenas uma aprendiz com Sede do Divino.

O Gita é considerado o episódio mais célebre do épico Mahabharata e nele é narrado o grande o dilema do guerreiro Arjuna (discípulo) para com seu primo  Krishna (A Suprema Personalidade de Deus) - na batalha em Kuruksetra.

Cansada de tanta confusão que encontramos dentro das Instituições por simplesmente ficarem num contexto de comparações e competições da versão “mais fidedigna”, quero com esse estudo entender sua real essência – a essência desse verdadeiro manual de sobrevivência, extraindo somente o espírito por traz das interpretações das diversas tradições.

Acredito que se entendermos bem a essência do Gita, estaremos prontos para de fato, enfrentarmos essa batalha da vida que é o controle dos sentidos e viver inseridos dentro do plano material.

A versão escolhida transcrita escolhida foi “Bhagavad-gita - O Tesouro Oculto do Doce Absoluto” de Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, versão  da Sri Chaytania Saraswat Math, por ter sido a versão que li e que pude pela primeira vez transbordar.

Não irei fazer aforismo a nenhuma tradição, mesmo tendo escolhido uma versão Vaishnava.

Sugiro aqui que esse trabalho lhe sirva como fonte de inspiração, de instrução e acima de tudo de devoção.

Bom estudo!

Hare Krishna



segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MEU MAPA ASTRAL VÉDICO


Oi gente! Hoje trago uma dica maravilhosa no nosso processo de autoconhecimento que é o MAPA ASTRAL VÉDICO!!! Eu fiz nesse final de semana e foi SENSACIONAL, confira o vídeo!!! CONTATOS: Ciência Milenar Indiana Facebook e Youtbube * Grupo de Estudos * Aulas sobre a Filosofia Védica * Ekadasi - Jejum de Purificação * Quiromancia Védica * Mapa Astral Védico e muito mais!!! Falar com: Maria Helena Medina tel: 11 9 9622-3300

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Terapia Holística: Alerta!

A imagem pode conter: flor e planta

Oi gente, 

Hoje quero falar com vocês sobre TERAPIA HOLÍSTICA e fazer algumas observações antes de embarcarem numa furada ou gastarem rios de dinheiro com isso.

Já digo aqui que não estou criticando os terapeutas, muito pelo contrário, eu super acredito na medicina alternativa, mas já digo aqui que SEM UMA CONSCIENTIZAÇÃO DOS SEUS “ANARTHAS” (impurezas que são acumuladas durantes encarnações), não vai ter terapia holística que poderá te salvar!!!

É preciso seguir um PROCESSO que muitas vezes é logo sim, pois trazer para a consciência seus piores “defeitos” não é uma tarefa fácil, vamos combinar?!

É preciso paciência, humildade e força de vontade, será que vc. está mesmo afim de olhar para isso?!
Por incrível que pareça, a resposta da grande maioria é NÃO!!! Kkkkkkkkkkk

...talvez isso esteja num nível tão inconsciente que a pessoa sequer está tendo condições de admitir que tem “sujeira” sim.

A mente/ego está tão firme comandando, que a pessoa sequer se dá conta pq. a humildade passa bem longe dela ou pode ser que a mente/ego ataque de forma inversa, ou seja, a pessoa passa a ser vítima de tudo, o pobre coitado, o injustiçado, o azarado etc e tals...seja uma coisa ou outra, é tudo artimanha da mente para te despistar do foco real – VOCÊ!

Ai é mais fácil e cômodo a gente querer resolver essas questões buscando ajuda fora, de um terapeuta holístico por ex. Mas ele não vai fazer o “serviço” por você não, viu?! – olhar pra dentro e admitir!

Voltando para o assunto TERAPIA HOLÍSTICA – as terapias podem até num primeiro momento ajudar sim, mas é como tomar banho e sair pra rua, no final do dia estará sujo novamente, entende?!

A solução é pegar o problema pela raiz, ou seja, seguir um processo sério de transformação.

Depois vc. pode unir a terapia holística que quiser!

Esse processo envolve força de vontade, paciência, humildade, determinação e estudo, muito estudo para o processo de autoconhecimento poder se realizar!

Como Srila Swami Prabhupada diz: é a Ciência da Auto Realização.

Vamos refletir sobre isso?
Agora pra complementar esse artigo, deixo abaixo mais informações sobre o que é a TERAPIA HOLÍSTICA e como ela atua.

OBS: SÓ NÃO SE ESQUEÇAM QUE ANTES VEM A CIÊNCIA DA AUTOREALIZAÇÃO, OK? Rs
Beijos no coração.
Namastê
__________________________________________
A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.
Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento e por fim, a auto realização.
Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress emocional, na qual muitas vezes se somatizam em nosso corpo físico. Não se esqueça que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.
Existem vários métodos diferentes de terapia holística que ajudará detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxilia-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio.
É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a frequência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.
Recomenda-se, portanto, que ao escolher o seu terapeuta, procure antes conhece-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira experiência nessa área de tratar a pessoa e seus problemas.
#terapiaholistica #terapiaalternativa #autoajuda

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Convite: Vivi Veggie receitas e Dicas da Gastronomia Vegetariana


Oi gente!!!

Como estou empolgadíssima com minha dieta Lacto vegetariana que acaba de completar 3 meses, resolvi cria um perfil no Instagram para mostrar que aderir a uma dieta menos violenta não é tão difícil assim!!!

Pra que ficar ingerindo cadáveres pessoal?!

Faz muito mal para nossa saúde, energeticamente é extremamente denso, acarretamos karma negativo, enfimmmmm inúmeras justificativas aqui viu?!...

...mas não quer ser chata e entendo que cada um tem seu momento...

Bom, se vc. é amante da comilança, mas quer comer algo saudável, energeticamente sattvico me segue lá!!!

INSTAGRAM

Beijos no coração.

Namastê

VER MAIS:

Pq me tornei Lacto Vegetariana?


EKADASI - O Detox da Alma



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Índia - Dicas e percepções dessa minha viagem

Oi gente! Feliz 2019 para todos nós!!! Finalmente entendi o que aconteceu comigo na Índia e nesse vídeo conto tudo para vocês! Trago dicas valiosíssimas e algumas percepções também.



Fundamental nós estudantes começar a fazer o EDAKASI - o jejum milenar indiano que é o verdadeiro DETOX da Alma!!! Com ele todo o conteúdo que estudamos fará mais sentido, além de proporcionar inúmeros benefícios. Assistam esses vídeos: Ekadasi parte 1 https://youtu.be/egIfhoIgW74 Ekadasi parte 2 https://youtu.be/7sN_LMJYABU Ekadasi - jejum indiano de purificação https://youtu.be/ItMSqA4-CzQ VÍDEOS - A VERDADEIRA ORIGEM DA CULTURA do Canal CIÊNCIA MILENAR INDIANA PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=Q4i5d... PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=UqCGk... PARTE 3: https://www.youtube.com/watch?v=yS75x... PARTE 4: https://www.youtube.com/watch?v=xe_Gx... Beijos no coração Namastê

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA?

Oi gente,

Trago agora o último vídeo de 2018 onde falo para vocês 

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA AQUI NO CANAL E NO BLOG

...é gente, não se assustem rs, mas é que com essa "vitrada de chave" muitas coisas mudaram, muitas percepções e entendimentos vieram também e espero que vocês entendam e respeitem.

Enfim, vamos assistir o vídeo para vcs. entenderem?



Um beijo enorme no coração de todos vocês.

Boas Festas!!!

Namastê

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

LIVROS ONLINE: Srila Prabhupada!!!

Meus queridos, sei que estou mega em falta com vocês em postar vídeos, mas espero quecompreendam o momento que estou passando...

Essa mudança de caminho trouxe uma série de reflexões e cuidados referentes aos videos que fiz e que daqui pra frente irei fazer, como disse é de grande responsabilidade passar informações pra vocês e as vezes precisamos dar 10 passos pra trás para poder continuar caminhando...

Ainda essa semana vou postar o último vídeo de 2018 falando sobre isso, ok?

Quero começar 2019 já assentada e focada nessa nova direção.

Bom, então como disse no post da semana passada, vou deixar aqui pra vocês o link de vários livros online de Srila Prabhupada!!!!

Um verdadeiro presente gente!!!

Recomendo que vcs. iniciem lendo CIÊNCIA DA AUTO REALIZAÇÃO, ok?

Tem bastante material para vocês aproveitarem essas férias...

Vamos lá então:

O site é esse aqui abaixo:



Livros Online
Aqui poderá obter alguns livros introdutórios de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em formato PDF e os livros mais importantes em audio (MP3). Ao clicar no título do livro, o download deverá iniciar automaticamente. Para visualizá-lo, ou imprimi-lo, você terá que ter o Acrobat Reader instalado em seu micro. Se não o tiver pode fazer um download gratuito aqui. Para comprar nossos livros, como também CDs, posters e artigos devocionais, visite nossa loja Amigos de Krishna.
·         Além do Nascimento e da Morte
·         A Caminho de Krishna
·         Karma, A Justiça Infalível
·         Perfeição da Yoga
·         Um Presente Inigualável
·         Ciência da Auto-Realização | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
Livros em Áudio
·         Sri Isopanishad
·         A História de Sri Nrsimhadeva
·         A História de Dhruva Maharaja
·         Brhad Bhagavatamrta
·         A História de Dhruva Maharaja

·         A História de Ajamila

Beijos no coração,

Namastê


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Oi gente!

Hoje quero falar um pouco mais sobre o Gurudeva queridíssimo na qual sigo:




Quero introduzir aqui sua biografia, pois irei falar muito dele a partir de agora.

Vocês que já me seguem, devem ter visto o post que fiz semana passada mostrando a minha visita à ISKON em Nova Iorque. (quem não viu é só clicar aqui), já li alguns de seus livros e posso dizer que estrou completamente encantada com suas obras, sem contar a tradução do BHAGAVAGITA que ele fez, que é simplesmente fantástica e muito clara.



Bom, semana que vem vou trazer para vocês um verdadeiro presente!!!

Simmmm, eu encontrei vários livros do Gurudeva em pdf e vou postar aqui pra vocês!!!

Então, é por isso que estou fazendo essa introdução ;)

Um beijo no coração.

Namastê
 ___________________________________________________
O Fundador - Srila Prabhupada
Fundador-Acharya da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna.
Eis a extraordinária pessoa que dedicou sua vida a ensinar o mundo sobre a consciência de Krishna, a mensagem de sabedoria espiritual mais nobre da Índia antiga.
Srila Prabhupada escreveu mais de quarenta volumes de tradução e comentários sobre tais clássicos como o Srimad Bhagavatam, o Caitanya Caritamrita e o Bhagavad-gita. Ele escreveu não unicamente como um erudito, mas como um praticante perfeito. Ele ensinou não apenas através de seus escritos, mas também por meio de seu exemplo de vida.
Ao longo de sua obra, a intenção de Srila Prabhupada foi transmitir o sentido natural das escrituras sem se desviar com interpretações especuladoras, propiciando-nos uma versão autêntica das conclusões védicas sobre tópicos tão importantes como o propósito da vida humana, a natureza da alma, a consciência e Deus.
Em 1965, representando uma nobre linhagem de mestres, que data desde milhares de anos, Srila Prabhupada navegou da Índia até Nova York, com a idade de 69 anos, para compartilhar a mensagem do Senhor Krishna. Trazia com ele nada mais que a roupa do corpo, uma caixa de livros e US$7 de troco. Nos anos que se seguiram, ele viajou e pregou em todo o mundo, abriu 108 templos e fundou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).
Apesar de não estar mais presente fisicamente no mundo, ele vive para sempre em seus livros, e nos corações daqueles cujas vidas ele tocou.
Vivencie Srila Prabhupada!

O Significado do Nome de Srila Prabhupada
"A.C." é a abreviação de "Abhay Charanaravinda," o nome de iniciação que lhe foi dado por seu mestre espiritual. Significa "aquele que é destemido aos pés de lótus de Krishna."

O título "Bhaktivedanta" lhe foi concedido mais tarde em virtude de sua devoção ("bhakti") e sua profunda compreensão das conclusões finais do conhecimento espiritual ("vedanta").

Ele recebeu o título "Swami" (que significa "controlador dos sentidos") em 1959 quando aceitou a ordem renunciada de vida de sannyasa.

Finalmente, o título "Prabhupada" é um título honorífico que significa, "aquele que serve aos pés de Deus."


Para encurtar, acadêmicos às vezes se referem a ele como "Bhaktivedanta Swami," e tanto acadêmicos como devotos se referem a ele como "Srila Prabhupada," o termo "Srila" sendo um título de honra que significa "eminente".


segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

CASO JOÃO DE DEUS - FALSOS GURUS!!!!








Ontem o Fantástico exibiu uma reportagem sobre mais um escândalo de abuso sexual vindo do João de Deus, um médium bem famoso que muitos de vocês devem já ter ouvido falar...

Há três meses atrás veio o escândalo do Prem Baba...

Parece que "a casa tá caindo" para esses falsos gurus da Nova era, não é mesmo?!

AINDA BEM!!!!

Então para falar um pouco sobre esse tema, trago o vídeo de uma aula aonde vcs. poderão assim como eu aprender a distinguir um conhecedor da verdade.

NÃO DEIXEM DE ASSISTIR ESSA AULA ONDE O CANAL CIÊNCIA MILENAR INDIANA EXPLICA DIREITINHO COMO RECONHECER UM FALSO GURU:


_________________________________________________________________________________



Médium João de Deus é acusado de abuso sexual; veja novos depoimentos de mulheres

Após a divulgação dos primeiros casos atribuídos a ele, na sexta-feira (7), o Fantástico recebeu várias denúncias. São relatos fortes.
09/12/2018 21h55  Atualizado há 15 horas

Assista o Vídeo


Médium João de Deus é acusado de abuso sexual; veja novos depoimentos de mulheres
João de Deus é um médium muito conhecido no Brasil e no mundo por seus supostos dons de cura e há mais de 40 anos mantém uma casa espírita em Abadiânia, Goiás. No entanto, esta semana, ele foi acusado por mulheres de abuso sexual.
Os casos de violência sexual atribuídos a João de Deus foram revelados, com exclusividade, nesta sexta-feira (7), no programa "Conversa com o Bial". Desde então, surgiram dezenas de novas denúncias. O Fantástico conversou com 22 mulheres e mostra cinco relatos fortes. Uma das vítimas conta que sofreu abuso ainda na infância.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

LACTO VEGETARIANISMO: pq. me tornei?

Oi gente,

Conforme prometido, hoje trago para vocês um vídeo na qual falo sobre Lacto vegetarianismo, por que me tornei, dificuldades e mais alguns aspectos que geram muitas dúvidas....



Deixo abaixo também um artigo bem esclarecedor que já foi publicado aqui no Blog.

LACTOVEGETARIANO: Aspectos filosóficos, científicos e religiosos


Vamos refletir sobre esse tema?

Beijos no coração,

Namastê

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

4ª Parte - P&R Amor x Egoísmo




Continuo sem imaginar bem como funciona essa relação entre amor e egoísmo na própria natureza do ser humano. Como pode acontecer que possamos ser capazes de amar e de ser egoístas ao mesmo tempo? Não me poderias esclarecer este ponto?

Sim, claro. Imagina que o ser humano é como uma cebola, em cujo coração está o espírito que irradia a luz, que é o amor. Este centro emissor de luz encontra-se recoberto por múltiplas camadas, de maneira que cada uma destas camadas obstrui um pouco a passagem da luz, até que a soma de todas as camadas juntas impede quase totalmente que a luz saia para o exterior. Cada uma dessas camadas representa uma manifestação do egoísmo que há que ir eliminando progressivamente para que, finalmente, a luz, o amor, brilhe, se manifeste em toda a sua grandeza. À medida que vamos eliminando camadas, a luz (o amor) do interior, encontra menos obstáculos para sair para o exterior. As camadas mais externas correspondem ao egoísmo mais primitivo e superficial. São as camadas correspondentes à vaidade. As camadas intermédias corresponderiam ao orgulho e as mais internas à soberba.
Cada pessoa encontra-se num ponto distinto deste processo. A maioria dos espíritos que habitam a Terra apenas se conseguiu desfazer de algumas das primeiras camadas. Outros conseguiram eliminar também algumas das camadas intermédias e uns poucos estão em processo de eliminação das camadas mais profundas do egoísmo. Embora este processo seja progressivo e haja espíritos em todos os graus, podemos tentar classificar os espíritos em três grandes grupos, segundo o nível de eliminação de camadas em que estão: Espírito amável-vaidoso, generoso-orgulhoso e amoroso-soberbo.


Porque os qualificas com dois adjetivos, um positivo e outro negativo?

Porque não quero que na classificação apenas se manifeste a parte egoísta do espírito, mas também reconhecer as qualidades que o espírito pode desenvolver em cada etapa. O primeiro adjetivo expressa a qualidade representativa a que pode chegar o espírito quando se esforça por desenvolver o amor e o segundo, o grau de egoísmo em que se encontra. O vaidoso pode ser muito amável, o orgulhoso muito generoso e o soberbo muito amoroso quando está disposto a vencer o seu egoísmo e a lutar pelos sentimentos. Mas, não há nada de negativo em admitir a existência do egoísmo em cada um de nós e delimitá-lo com clareza, para o conhecer e poder superá-lo. O negativo para o espírito seria não querer reconhecer a sua existência, não admitir a realidade de que todos temos uma parte egoísta que devemos eliminar para poder amar verdadeiramente e ser autenticamente felizes. Não o reconhecer conduz à estagnação espiritual, porque não se pode superar aquilo que não se admite, de igual modo que não se pode desintoxicar um alcoólico que não admite que o é.

Poderias expor com mais detalhe as características de cada uma dessas três manifestações do egoísmo, a que chamaste vaidade, orgulho e soberba?

Sim. Podemos distinguir, pelo menos, três formas de egoísmo que são, desde a mais grosseira até à mais subtil, vaidade, orgulho e soberba. Na conversa do dia-a-dia utilizamos estas três palavras frequentemente, mas, como veremos, o seu significado espiritual é muito mais extenso e profundo e difere em muitos aspectos do significado com que correntemente as empregamos. Começaremos por defini-las uma a uma e analisá-las nas suas manifestações.


Que é a vaidade e quais são as suas manifestações?

A vaidade é a forma mais primitiva de egoísmo. É própria dos espíritos mais jovens, dos espíritos que apesar de terem avançado bastante na sua inteligência, ainda são principiantes no conhecimento dos sentimentos.
A principal característica do vaidoso é que está muito inclinado para si próprio, sobretudo em satisfazer as suas necessidades e desejos mais primitivos e escassa ou nulamente preocupado com as necessidades dos outros seres, excedendo-se no exercício do seu livre arbítrio, sem tomar consciência de que, em muitas ocasiões, invade o livre arbítrio dos outros. A pessoa vaidosa pretende ser o centro, que os outros reparem nela. Por conhecer escassamente o amor, não distingue bem entre o amor verdadeiro e o prazer. Necessita e deseja mais do que ama. Por isso, nas suas relações, inclina-se mais a procurar a fama, a admiração, o louvor, estar deleitada e satisfeita nos seus desejos, do que a ser amada e amar.
O vaidoso estabelece comparações contínuas entre si mesmo e os outros, tentado sempre aparecer acima de eles. Frequentemente, engana e difama os que julga por baixo dele em aptidões ou em condições materiais e gaba, excessivamente, os que julga poder utilizar para obter algo para si mesmo. Costuma agir injustamente, favorecendo sempre os seus interesses. Por isso, frequentemente, falseia a realidade para disfarçar os seus actos egoístas. Amiúde sente-se insatisfeito consigo mesmo devido ao pouco sentimento que coloca e, por isso, foge pavorosamente da solidão. Necessita muito de outras pessoas, as quais costuma tentar atrair a si e manipular para satisfazer, não só as suas necessidades, mas também os seus prazeres e os seus caprichos, até ao ponto de escravizar física ou psicologicamente as pessoas que estão à sua volta. Mas também se cansa rapidamente das relações se estas não lhe trazem a satisfação esperada. Por isso, são pessoas que esgotam e manipulam frequentemente os membros da sua família mais indefesos, como o par ou os filhos e, nas relações laborais, os seus subordinados, por considerar que são pessoas da sua propriedade ou que não podem escapar à sua influência. Quando não recebem a atenção que julgam merecer, procuram chamar a atenção dos outros de qualquer forma e a qualquer preço, fazendo-se de vítimas e usando da agressividade, da chantagem, da mentira ou de qualquer outra forma de manipulação que encontrem.
Devido à vibração tão negativa e asfixiante que podem gerar quando o seu defeito se manifesta em toda a sua plenitude, acabam por extenuar às pessoas à sua volta, pelo que, se não conhecerem a vaidade e saberem como lidar com ela, poucas são as pessoas capazes de as aguentar durante muito tempo. Esta é a razão pela qual têm muitos conhecidos e poucos amigos. Cansam-se facilmente do que exige esforço e procuram que outras pessoas assumam as suas responsabilidades, apesar de se gabarem constantemente do muito que eles fazem e do pouco que fazem os outros. Quando fazem alguma coisa por alguém, raramente é de forma desinteressada e discreta, mas sempre com exibição, procurando uma compensação em troca disso que, geralmente, costuma ser maior que o gesto que eles tiveram com os outros. Um vaidoso não pretende ser boa pessoa, mas apenas parecê-lo.

Ufa! Pois, espero que não haja muita gente assim!

Pois, três quartas partes da humanidade ainda se encontram nesta fase inicial de evolução e a vaidade é o defeito predominante na classe política do vosso mundo. Ainda que, seguramente, não haja ninguém que assuma identificar-se com o que acabo de dizer, porque admiti-lo, seria já sinal de que a pessoa se encontra numa etapa mais avançada. É por isso que vosso planeta está como está.
Pois, viver com pessoas assim egoístas deve ser um suplício!
Por acaso, tu julgas que estás livre do egoísmo, manifeste-se ele desta forma ou de outra mais subtil? É uma afirmação, a que fazes, em que brilha o teu próprio egoísmo, manifestado na forma de incompreensão em relação aos teus irmãos, que te serve para justificares o desejo de te afastares deles por não serem mais evoluídos. Esta etapa da vaidade, de igual modo que as seguintes, do orgulho e da soberba, são etapas pelas quais todos, absolutamente todos, os espíritos, têm de passar no seu caminho de aperfeiçoamento. E quem as superou é porque em determinado momento tomou consciência do seu defeito e trabalhou para o superar e tê-lo-á conseguido com a ajuda do exemplo de pessoas mais avançadas com as quais aprendeu. Se os espíritos mais avançados, quando alcançam o seu avanço, se desinteressassem dos seus irmãos menos avançados, que espécie de amor estariam a praticar? O facto de o ter descrito assim de forma tão direta pode parecer muito cruel. Mas não o faço com a intenção de que seja utilizado para discriminar ou marginalizar alguém, é apenas para que tomeis consciência desta manifestação do egoísmo e que empregueis esse conhecimento para vosso aperfeiçoamento.

Ver Mais:

3ª Parte - https://vivisawaking.blogspot.com/2018/11/3-parte-perguntas-e-respostas-sobre-o.html