Mostrando postagens com marcador caminho espiritual. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador caminho espiritual. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de junho de 2020

AYAHUASCA v2 - situações repetidas em nossas vidas

Oi gente, Nesse vídeo mostro pra vocês como a Ayahuasca fez com que eu percebesse que sou eu a responsável por co-criar situações repetidas em minha vida, optando pelos "mesmos caminhos" experimentando os "mesmos erros" sem se dar conta da lição por trás das experiências. Somos os responsáveis por gerar certos padrões de acontecimentos em nossas vidas. Nós vivenciamos as repetições para entendermos o que está dentro de nós que acaba atraindo do lado de fora tais situações. São escolhas inconscientes que necessitam de ATENÇÃO.

Beijos no coração,

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Introdução - Estudo do Bhagavadgita por Viviane Akiyama


Depois de uma profunda crise espiritual, num momento onde consegui a graça de ganhar um pouco mais de “espaço”, tive um insight instantâneo de transcrever o Bhagavadgita fazendo um estudo entre as versões do grande poema místico dessa Era de Kali, para assim poder entender os ensinamentos independente das vertentes. Esse estudo é algo bem pessoal e passível de erros, pois sou apenas uma aprendiz com Sede do Divino.

O Gita é considerado o episódio mais célebre do épico Mahabharata e nele é narrado o grande o dilema do guerreiro Arjuna (discípulo) para com seu primo  Krishna (A Suprema Personalidade de Deus) - na batalha em Kuruksetra.

Cansada de tanta confusão que encontramos dentro das Instituições por simplesmente ficarem num contexto de comparações e competições da versão “mais fidedigna”, quero com esse estudo entender sua real essência – a essência desse verdadeiro manual de sobrevivência, extraindo somente o espírito por traz das interpretações das diversas tradições.

Acredito que se entendermos bem a essência do Gita, estaremos prontos para de fato, enfrentarmos essa batalha da vida que é o controle dos sentidos e viver inseridos dentro do plano material.

A versão escolhida transcrita escolhida foi “Bhagavad-gita - O Tesouro Oculto do Doce Absoluto” de Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, versão  da Sri Chaytania Saraswat Math, por ter sido a versão que li e que pude pela primeira vez transbordar.

Não irei fazer aforismo a nenhuma tradição, mesmo tendo escolhido uma versão Vaishnava.

Sugiro aqui que esse trabalho lhe sirva como fonte de inspiração, de instrução e acima de tudo de devoção.

Bom estudo!

Hare Krishna



terça-feira, 4 de junho de 2019

REVISTA ÉPOCA: HARE KRISHNA VERSÃO LIGHT

Pessoal,

Vi essa matéria da Revista Época e achei legal postar aqui, mas antes quero fazer umas ressalvas nas partes que vou sublinhar de amarelo, ratificando o texto da forma correta.

Beijos no coração
Haribol

___________________________________________________________


20/11/2008
REVISTA Época


Os novos adeptos da religião vivem fora dos templos e levam vida “normal” – exceto por entoar o mesmo mantra 1.728 vezes por dia MARIA LAURA NEVES 




Gustavo Dauster é formado em Economia e sua mulher, Rhiannon, é astrofísica. Eles entoam o mantra 1.728 vezes por dia Todos os dias, o economista Gustavo Dauster, de 39 anos, acorda antes do nascer do sol. Depois de tomar banho, faz orações em um altar na sala de seu apartamento, em Brasília. Em voz baixa, ele entoa o mantra Hare krishna/Hare krishna/Krishna krishna/Hare hare/Hare rama/Rama rama/Hare hare. As palavras, que ele repete quase mil vezes, evocam a adoração a um deus que é considerado a fonte de todo o prazer por seus devotos. 

Correção: de DEUS que é a fonte de todo o prazer por seus devotos.

Às 8 horas, enquanto lê os jornais, Gustavo faz o desjejum, do qual exclui alimentos de origem animal. Depois de comer, termina as orações. Ao todo, são 1.728 mantras entoados todas as manhãs. Daí em diante, o dia de Gustavo se parece com o de qualquer profissional liberal. Vai para a academia de ginástica, faz musculação e corre na esteira. Formado pela Universidade Charter Oak, em Connecticut, nos Estados Unidos, ele trabalha em uma consultoria empresarial em sociedade com o pai, Jorio Dauster, ex-diplomata e ex-presidente da Vale do Rio Doce.

Gustavo ainda administra duas ONGs: uma que edita livros hare krishna e outra que fornece alimentos naturais para as escolas de Alto Paraíso, em Goiás. “Minha qualidade de vida aumentou muito depois que entrei para o movimento: a alimentação, o físico e a mente melhoraram. Tenho hábitos mais saudáveis e acredito que meu trabalho é muito menos egoísta do que no passado”, afirma Gustavo. Casado com Rhiannon Dauster, de 32 anos, uma astrofísica nascida no País de Gales e também hare krishna, ele se diz “encontrado e realizado”.

Gustavo nunca raspou o cabelo nem saiu pelas ruas de Brasília vestido com as roupas indianas que os hare krishnas usavam. Batizado numa Igreja Católica, filho de um ateu convicto, Gustavo não freqüentou nenhum ritual religioso até 1996, quando entrou para a doutrina que segue hoje. Ele simboliza a nova cara do movimento hare krishna no Brasil formado por empresários, funcionários de grandes empresas, profissionais liberais e até cientistas – gente que não abandonou a profissão para vender incenso nos semáforos. “Nós continuamos a conversar sobre negócios e compartilhamos livros”, diz o pai, Jorio. Na década de 70, quando começou a se propagar pelo mundo, o movimento hare krishna exigia que seus devotos seguissem normas rígidas. 

Os seguidores moravam dentro dos templos, usavam roupas típicas (saris para as mulheres e dotins para os homens) e pintavam o rosto e outras partes do corpo com a tilaka, uma areia dos rios sagrados da Índia. Para sustentar os templos, vendiam livros e incensos nas ruas. Sexo, só para se reproduzir. Hoje, o conceito de hare krishna está em discussão. Para alguns líderes, basta cantar o mantra para o indivíduo ser considerado parte do movimento. Outros dizem que os vegetarianos já estão no caminho para a salvação.

Correção: não é bem assim, é preciso seguir algumas regras e regulações e as principais são os ditos 4 princípios: não violência (vegetarianismo), não ao jogos de azar, não a intoxicação,  não ao sexo ilícito.


O único consenso é ser – ou se considerar – um devoto de Krishna, um dos deuses do hinduísmo. 

Correção: KRISHNA NÃO É UM DOS DEUSES DO HINDUÍSMO, ELE É A SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS!!!!ELE jamais pode ser comparado as suas criação como por exemplo algum semi deus pq. ele é o CRIADOR de todo universo material!
O Vaisnavismo é uma das vertentes do hibduísmo, na qual se dedica a prática devocional a Vishnu e suas expansões.

As estimativas apontam para 15 mil devotos no Brasil em comparação a cerca de 3 mil no início da década de 80. O número vem crescendo desde que algumas restrições começaram a ser abolidas. Além da menor rigidez, outros fatores contribuem para que o movimento atraia novos seguidores. 

A busca de uma espiritualidade diferente das religiões tradicionais é o mais evidente. “Existe uma aura de mistério, de exótico, na cultura indiana”, diz Silas Guerriero, antropólogo e professor da pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP e autor de uma pesquisa sobre os hare krishnas. O hinduísmo é antimaterialista e prega a busca espiritual interna, porque Deus estaria dentro de cada um, idéias que atraem muitos ocidentais.
Correção: o hinduísmo possui diversas vertentes onde não podemos comparar o vaisnavismo gaudya com outras escolas. Krshina é a fonte de toda opulência, é a Suprema Personalidade de Deus, onde nós somos igual e diferentes Dele. Igual na qualidade, porém diferentes em quantidade e todas as jivas (almas) possuem Deus na forma de Paramatma (Superalma) dentro de nossos corações.
O movimento hare krishna foi fundado pelo indiano Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada, um intelectual indiano que recebeu de seu guru espiritual a missão de pregar o mantra hare krishna entre os ocidentais. Prabhupada teria desembarcado em Nova York em 1965, sem nenhum dinheiro. Trazia apenas oito livros sagrados em um baú. Viveu de favor com imigrantes indianos e com hippies. Em 1966, Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna. “Quando viu que os hippies viviam em ambientes sujos e estavam morrendo por causa de doenças e das drogas, ele criou algumas das regras que seguimos até hoje”, diz o mineiro Robson Luiz Costa, de 43 anos, ex-monge e um dos primeiros a entrar para o movimento no Brasil. Costa diz que parou de usar drogas depois que aderiu à religião.

Prabhupada pregava ensinamentos do “Bhagavad Gita”, um poema do livro sagrado indiano Mahabharata, que conta a história da Índia por meio de lendas. E exigia dos iniciados dedicação integral. “Assim como em outras seitas, os devotos hare krishnas largavam a vida anterior e adquiriam uma identidade nova: mudavam as roupas e o nome e iam morar dentro dos templos”, diz Guerriero.
Correção:O Bhagavadgita não é um mero livro de poemas não, ele é uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia e compõe a principal obra da religião Vaishnava, que envolve várias ramificações de fé em Vishnu ou Krishna, dentre as quais o popularmente conhecido movimento para consciência de Sri Krishna. Nele está contido principais ensinamentos do Dharma, religião Bhagavata e instruções a respeito do serviço devocional a Krishna, segundo os preceitos de inúmeros escritos sagrados védicos


sexta-feira, 31 de maio de 2019

O QUE HARE KRISHNA???



Oi gente!!!

Eu sumo, apareço, depois sumo de novo, mas espero que não fiquem bravos comigo kkkkkkkkk

Hoje vou trazer um artigo que vai explicar um pouco sobre a filosofia que estou seguindo desde Setembro de 2018 que é o MOVIMENTO HARE KRISHNA.

Acho que todos já devem ter visto algum devoto Hare Krishna nos faróis vendendo livros incensos não?!

Eu quando não tinha conhecimento, achava que era uma galera muito alternativa com roupas estranhas e um cabelo engraçado, sei que muitos ainda devem ter essa noção dos monges hare krishna, infelizmente nós seres humanos, temos a mania de ACHAR, achamos várias coisas e esses ACHISMOS são totalmente superficiais e sem fundamento.  Na verdade estamos é desperdiçando grandes oportunidades de aprofundamento e realização quando insistimos em permanecer na superficialidade da coisa.

Bom é por isso que quero manter ativo esse meu espaço aqui,  pq sei que muitos acabarão encontrando meus posts aqui e meu único intuito é difundir informações do caminho espiritual.

Então voltando, desde setembro do ano passado venho me aprofundando no MOVIMENTO HARE KRISHNA e posso afirmar para vocês que nunca me senti tão perto de Deus como hoje estou.

Nós meditamos nos aspctos pessoais do Senhor Supremo Deus - KRISHNA e esse é o sistema de YOGA mais completo chamado BHAKTI YOGA.

Mas para esse post não ficar muito complexo, vou parando por aqui e deixo abaixo um artigo que explicara um pouco mais sobre tudo que disse aqui pra vocês hoje.

HARIBOL


O que é Hare Krishna?


“Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nos Upanishads, é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E Rama é um outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, então, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amável.

“Hare Krishna” também virou sinônimo de quem pratica auto-realização entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no ocidente foram os membros da ISKCON – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, que foi fundada pelo grande santo do Século XX, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, na cidade de Nova Iorque. Com o sucesso da ISKCON, porém, outras instituições com filosofias e práticas quase idênticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um “Hare Krishna” pode simplesmente denotar alguém que pratica a auto-realização em yoga (ou consciência de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada, que por sua vez estava transplantando para o ocidente os ensinamentos do Avatara Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, cujo aparecimento ocorreu em 1486.

Aprenda a pronúncia do mantra e como praticar meditação com ele neste vídeo:


Não se deve confundir “Hare Krishna” com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradição: cabeça raspada e roupas açafroadas. Nem tampouco deve-se achar que ser “Hare Krishna” implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos “Hare Krishnas” são pessoas de aparência normal, com seus empregos, negócios, estudos, família, etc. A Revista Época fez uma boa matéria sobre esse tema da percepção errônea dos “Hare Krishna”, para qual eu fui entrevistado. Cliquem aqui para ler a matéria.

Fonte: http://giridhari.com.br/o-que-e-hare-krishna/

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

MEU MAPA ASTRAL VÉDICO


Oi gente! Hoje trago uma dica maravilhosa no nosso processo de autoconhecimento que é o MAPA ASTRAL VÉDICO!!! Eu fiz nesse final de semana e foi SENSACIONAL, confira o vídeo!!! CONTATOS: Ciência Milenar Indiana Facebook e Youtbube * Grupo de Estudos * Aulas sobre a Filosofia Védica * Ekadasi - Jejum de Purificação * Quiromancia Védica * Mapa Astral Védico e muito mais!!! Falar com: Maria Helena Medina tel: 11 9 9622-3300

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Terapia Holística: Alerta!

A imagem pode conter: flor e planta

Oi gente, 

Hoje quero falar com vocês sobre TERAPIA HOLÍSTICA e fazer algumas observações antes de embarcarem numa furada ou gastarem rios de dinheiro com isso.

Já digo aqui que não estou criticando os terapeutas, muito pelo contrário, eu super acredito na medicina alternativa, mas já digo aqui que SEM UMA CONSCIENTIZAÇÃO DOS SEUS “ANARTHAS” (impurezas que são acumuladas durantes encarnações), não vai ter terapia holística que poderá te salvar!!!

É preciso seguir um PROCESSO que muitas vezes é logo sim, pois trazer para a consciência seus piores “defeitos” não é uma tarefa fácil, vamos combinar?!

É preciso paciência, humildade e força de vontade, será que vc. está mesmo afim de olhar para isso?!
Por incrível que pareça, a resposta da grande maioria é NÃO!!! Kkkkkkkkkkk

...talvez isso esteja num nível tão inconsciente que a pessoa sequer está tendo condições de admitir que tem “sujeira” sim.

A mente/ego está tão firme comandando, que a pessoa sequer se dá conta pq. a humildade passa bem longe dela ou pode ser que a mente/ego ataque de forma inversa, ou seja, a pessoa passa a ser vítima de tudo, o pobre coitado, o injustiçado, o azarado etc e tals...seja uma coisa ou outra, é tudo artimanha da mente para te despistar do foco real – VOCÊ!

Ai é mais fácil e cômodo a gente querer resolver essas questões buscando ajuda fora, de um terapeuta holístico por ex. Mas ele não vai fazer o “serviço” por você não, viu?! – olhar pra dentro e admitir!

Voltando para o assunto TERAPIA HOLÍSTICA – as terapias podem até num primeiro momento ajudar sim, mas é como tomar banho e sair pra rua, no final do dia estará sujo novamente, entende?!

A solução é pegar o problema pela raiz, ou seja, seguir um processo sério de transformação.

Depois vc. pode unir a terapia holística que quiser!

Esse processo envolve força de vontade, paciência, humildade, determinação e estudo, muito estudo para o processo de autoconhecimento poder se realizar!

Como Srila Swami Prabhupada diz: é a Ciência da Auto Realização.

Vamos refletir sobre isso?
Agora pra complementar esse artigo, deixo abaixo mais informações sobre o que é a TERAPIA HOLÍSTICA e como ela atua.

OBS: SÓ NÃO SE ESQUEÇAM QUE ANTES VEM A CIÊNCIA DA AUTOREALIZAÇÃO, OK? Rs
Beijos no coração.
Namastê
__________________________________________
A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.
Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento e por fim, a auto realização.
Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress emocional, na qual muitas vezes se somatizam em nosso corpo físico. Não se esqueça que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.
Existem vários métodos diferentes de terapia holística que ajudará detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxilia-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio.
É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a frequência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.
Recomenda-se, portanto, que ao escolher o seu terapeuta, procure antes conhece-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira experiência nessa área de tratar a pessoa e seus problemas.
#terapiaholistica #terapiaalternativa #autoajuda

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Convite: Vivi Veggie receitas e Dicas da Gastronomia Vegetariana


Oi gente!!!

Como estou empolgadíssima com minha dieta Lacto vegetariana que acaba de completar 3 meses, resolvi cria um perfil no Instagram para mostrar que aderir a uma dieta menos violenta não é tão difícil assim!!!

Pra que ficar ingerindo cadáveres pessoal?!

Faz muito mal para nossa saúde, energeticamente é extremamente denso, acarretamos karma negativo, enfimmmmm inúmeras justificativas aqui viu?!...

...mas não quer ser chata e entendo que cada um tem seu momento...

Bom, se vc. é amante da comilança, mas quer comer algo saudável, energeticamente sattvico me segue lá!!!

INSTAGRAM

Beijos no coração.

Namastê

VER MAIS:

Pq me tornei Lacto Vegetariana?


EKADASI - O Detox da Alma



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Índia - Dicas e percepções dessa minha viagem

Oi gente! Feliz 2019 para todos nós!!! Finalmente entendi o que aconteceu comigo na Índia e nesse vídeo conto tudo para vocês! Trago dicas valiosíssimas e algumas percepções também.



Fundamental nós estudantes começar a fazer o EDAKASI - o jejum milenar indiano que é o verdadeiro DETOX da Alma!!! Com ele todo o conteúdo que estudamos fará mais sentido, além de proporcionar inúmeros benefícios. Assistam esses vídeos: Ekadasi parte 1 https://youtu.be/egIfhoIgW74 Ekadasi parte 2 https://youtu.be/7sN_LMJYABU Ekadasi - jejum indiano de purificação https://youtu.be/ItMSqA4-CzQ VÍDEOS - A VERDADEIRA ORIGEM DA CULTURA do Canal CIÊNCIA MILENAR INDIANA PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=Q4i5d... PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=UqCGk... PARTE 3: https://www.youtube.com/watch?v=yS75x... PARTE 4: https://www.youtube.com/watch?v=xe_Gx... Beijos no coração Namastê

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA?

Oi gente,

Trago agora o último vídeo de 2018 onde falo para vocês 

PQ. NÃO VOU MAIS FALAR SOBRE AYAHUASCA AQUI NO CANAL E NO BLOG

...é gente, não se assustem rs, mas é que com essa "vitrada de chave" muitas coisas mudaram, muitas percepções e entendimentos vieram também e espero que vocês entendam e respeitem.

Enfim, vamos assistir o vídeo para vcs. entenderem?



Um beijo enorme no coração de todos vocês.

Boas Festas!!!

Namastê

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Oi gente!

Hoje quero falar um pouco mais sobre o Gurudeva queridíssimo na qual sigo:




Quero introduzir aqui sua biografia, pois irei falar muito dele a partir de agora.

Vocês que já me seguem, devem ter visto o post que fiz semana passada mostrando a minha visita à ISKON em Nova Iorque. (quem não viu é só clicar aqui), já li alguns de seus livros e posso dizer que estrou completamente encantada com suas obras, sem contar a tradução do BHAGAVAGITA que ele fez, que é simplesmente fantástica e muito clara.



Bom, semana que vem vou trazer para vocês um verdadeiro presente!!!

Simmmm, eu encontrei vários livros do Gurudeva em pdf e vou postar aqui pra vocês!!!

Então, é por isso que estou fazendo essa introdução ;)

Um beijo no coração.

Namastê
 ___________________________________________________
O Fundador - Srila Prabhupada
Fundador-Acharya da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna.
Eis a extraordinária pessoa que dedicou sua vida a ensinar o mundo sobre a consciência de Krishna, a mensagem de sabedoria espiritual mais nobre da Índia antiga.
Srila Prabhupada escreveu mais de quarenta volumes de tradução e comentários sobre tais clássicos como o Srimad Bhagavatam, o Caitanya Caritamrita e o Bhagavad-gita. Ele escreveu não unicamente como um erudito, mas como um praticante perfeito. Ele ensinou não apenas através de seus escritos, mas também por meio de seu exemplo de vida.
Ao longo de sua obra, a intenção de Srila Prabhupada foi transmitir o sentido natural das escrituras sem se desviar com interpretações especuladoras, propiciando-nos uma versão autêntica das conclusões védicas sobre tópicos tão importantes como o propósito da vida humana, a natureza da alma, a consciência e Deus.
Em 1965, representando uma nobre linhagem de mestres, que data desde milhares de anos, Srila Prabhupada navegou da Índia até Nova York, com a idade de 69 anos, para compartilhar a mensagem do Senhor Krishna. Trazia com ele nada mais que a roupa do corpo, uma caixa de livros e US$7 de troco. Nos anos que se seguiram, ele viajou e pregou em todo o mundo, abriu 108 templos e fundou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).
Apesar de não estar mais presente fisicamente no mundo, ele vive para sempre em seus livros, e nos corações daqueles cujas vidas ele tocou.
Vivencie Srila Prabhupada!

O Significado do Nome de Srila Prabhupada
"A.C." é a abreviação de "Abhay Charanaravinda," o nome de iniciação que lhe foi dado por seu mestre espiritual. Significa "aquele que é destemido aos pés de lótus de Krishna."

O título "Bhaktivedanta" lhe foi concedido mais tarde em virtude de sua devoção ("bhakti") e sua profunda compreensão das conclusões finais do conhecimento espiritual ("vedanta").

Ele recebeu o título "Swami" (que significa "controlador dos sentidos") em 1959 quando aceitou a ordem renunciada de vida de sannyasa.

Finalmente, o título "Prabhupada" é um título honorífico que significa, "aquele que serve aos pés de Deus."


Para encurtar, acadêmicos às vezes se referem a ele como "Bhaktivedanta Swami," e tanto acadêmicos como devotos se referem a ele como "Srila Prabhupada," o termo "Srila" sendo um título de honra que significa "eminente".


segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

CASO JOÃO DE DEUS - FALSOS GURUS!!!!








Ontem o Fantástico exibiu uma reportagem sobre mais um escândalo de abuso sexual vindo do João de Deus, um médium bem famoso que muitos de vocês devem já ter ouvido falar...

Há três meses atrás veio o escândalo do Prem Baba...

Parece que "a casa tá caindo" para esses falsos gurus da Nova era, não é mesmo?!

AINDA BEM!!!!

Então para falar um pouco sobre esse tema, trago o vídeo de uma aula aonde vcs. poderão assim como eu aprender a distinguir um conhecedor da verdade.

NÃO DEIXEM DE ASSISTIR ESSA AULA ONDE O CANAL CIÊNCIA MILENAR INDIANA EXPLICA DIREITINHO COMO RECONHECER UM FALSO GURU:


_________________________________________________________________________________



Médium João de Deus é acusado de abuso sexual; veja novos depoimentos de mulheres

Após a divulgação dos primeiros casos atribuídos a ele, na sexta-feira (7), o Fantástico recebeu várias denúncias. São relatos fortes.
09/12/2018 21h55  Atualizado há 15 horas

Assista o Vídeo


Médium João de Deus é acusado de abuso sexual; veja novos depoimentos de mulheres
João de Deus é um médium muito conhecido no Brasil e no mundo por seus supostos dons de cura e há mais de 40 anos mantém uma casa espírita em Abadiânia, Goiás. No entanto, esta semana, ele foi acusado por mulheres de abuso sexual.
Os casos de violência sexual atribuídos a João de Deus foram revelados, com exclusividade, nesta sexta-feira (7), no programa "Conversa com o Bial". Desde então, surgiram dezenas de novas denúncias. O Fantástico conversou com 22 mulheres e mostra cinco relatos fortes. Uma das vítimas conta que sofreu abuso ainda na infância.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AHIMSA - Caso do Cachorro do Carrefour









A morte do cachorro do Carrefour é diferente da de bois e vacas?
A morte do cachorrinho no Carrefour foi um ato desumano. A morte de milhões de bois diariamente não é?
Por Joel Pinheiro da Fonseca
access_time6 dez 2018, 17h23 - Publicado em 6 dez 2018, 12h15


PECUÁRIA: o homem é a medida de todas as coisas; até do valor da vida animal / Frederic Jean/EXAME.com (/)
assassinato cruel de um cachorro num hipermercado Carrefour em Osasco (SP), no dia 30, deixou o país inteiro indignado. É curioso como a morte intencional de um cachorro desperte mais a nossa compaixão (e a nossa ira contra o assassino) do que a de um ser humano, embora essa seja, objetivamente falando, muito mais grave. Não estou criticando, apenas observando um fato – que se aplica, inclusive, a mim.
O cachorro tem, a nossos olhos, uma inocência, uma pureza, uma bondade essencial, que torna atos de maldade contra ele especialmente odiosos. Ele é aquilo que é, sem duplicidade; quer o bem das pessoas e nem sequer compreende o que é querer o mal. Não entende quando alguém o quer matar, e é essa falta de compreensão da maldade humana que nos apieda. Ele é como uma criança. Do nosso ponto de vista (que inevitavelmente projeta sobre o bicho sentimentos e subjetividades nossas), ele é mais humano do que um humano.
Não estendemos o mesmo benefício a outros animais, mesmo aqueles que são tão ou mais inteligentes que um cachorro. Porcos, bois, frangos: a maioria de nós é responsável pela morte de dezenas deles a cada mês. A bem da verdade, mesmo a morte de cachorros para a culinária chinesa não me parece nem um pouco mais condenável do que a dos bichos comuns em nossa culinária. E notem: não precisamos de carne de animais para nos alimentar; é perfeitamente viável (e até mais barato e melhor para o meio-ambiente) viver com uma dieta vegetariana e tomar alguns suplementos. Ou seja: a razão pela qual matamos tantos animais não é para nos alimentar, e sim para sentir prazer ao comê-los. Somos tão monstruosos quanto o segurança que matou o cachorro no Carrefour?
É claro que não. Então qual a diferença, se em ambos os casos bichos estão sendo mortos de maneira violenta para o prazer e/ou a conveniência dos homens? A diferença não está nos bichos, e sim em nós. Ou melhor, na relação que nós estabelecemos com o animal. Ao criar o vínculo emocional com ele, ele deixa de ser um bicho qualquer e se torna, do nosso ponto de vista, uma pessoa, um alguém. Nosso bicho de estimação tem nome e história; os bichos na fila de abate são um número impessoal.
Somos seres contraditórios. Nossa empatia não se estende igualmente a todos os seres. Ninguém sentiria a menor indignação se soubesse que o segurança do hipermercado matou um rato (e não tem nada a ver com ele ser um vetor de doenças. Se o cachorrinho estivesse com uma doença infecciosa as pessoas exigiriam que ele fosse afastado de forma humana, e jamais morto a pauladas). Não derramamos uma gota de lágrima pela bisteca em nosso prato, mas se acompanharmos a vida de um leitãozinho na fazenda faremos de tudo para evitar seu abate.

Os veganos tentam eliminar essa arbitrariedade da vida humana. Fazer com que nossos atos para com os animais não dependam mais do sentimento volúvel da empatia, mas de uma concepção objetiva de direitos universais. Resta responder, contudo: com que finalidade fazem isso? Por que prejudicar o bem-estar humano para que bois e ratos sem nome possam viver melhor?
Prefiro conviver com a inescapável arbitrariedade de nossos sentimentos. A morte do cachorrinho no Carrefour foi um ato desumano. A morte de milhões de bois diariamente não é. No primeiro caso, a morte viola nossos sentimentos mais valiosos de compaixão e empatia. No segundo, esses sentimentos nem surgem. E essa diferença não vem dos bichos, e sim de nós. O homem é a medida de todas as coisas; até do valor da vida animal.


https://exame.abril.com.br/blog/joel-pinheiro-da-fonseca/sobre-a-morte-do-cachorrinho-do-carrefour-e-de-milhares-de-bois-e-vacas/

terça-feira, 27 de novembro de 2018

NOVO PROJETO - CONVITE POESIAS DIVINAS



Oi genteeeeeee, saudade gigante de vocês!!! Excepcionalmente esse vídeo está sendo postado hoje - Terça-F pq. cheguei ontem de viagem e estava mega atribulada... Abro a semana com um CONVITE ESPECIAL... Espero que gostem... Não deixem de comentar por favor!!! Beijos no coração, namastê INSCREVA-SE NO CANAL PARA SER AVISADO SOBRE NOVOS VÍDEOS: www.youtube.com/c/vivianeakiyama Blog: http://vivisawaking.blogspot.com.br/ Despertar da Consciência, Meditação, Healing, Lifecoach, Blogger Instagram: https://www.instagram.com/vivianekiyama/ Facebook: https://m.facebook.com/viviane.akiyama.9 Site: https://viakiyama4.wixsite.com/website

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

LACTOVEGETARIANO: Aspectos filosóficos, científicos e religiosos



Oi gente!

Como ontem fez 1 mês que virei Lactovegetariana, resolvi postar essa matéria abaixo para esclarecer muitas dúvidas e especulações em torno desse assunto tão polêmico.

Em breve vou gravar um vídeo falando sobre o vegetarianismo.



ASPECTOS FILOSÓFICOS DO LACTOVEGETARIANISMO

Problema Ético: É legítimo o direito de matar para se comer carne?

Partindo do princípio que para todas as entidades vivas a vida seja um dos maiores bens, senão o maior bem, que direito temos de matar um animal para nos alimentar?

Por que é errado matar um humano, mas se julga correto matar um animal? De onde vem a legitimidade desse direito?

Assim como um humano não gostaria de ser morto para servir de comida, os animais também não se entregam espontaneamente para o abate.

Se aceitarmos, de forma tranquila, que podemos matar um animal para nos alimentar, não seria correto aceitar também com a mesma naturalidade que os animais pudessem se alimentar de seres humanos?

Alguns poderão dizer que os animais não possuem alma, e que por isso podem ser mortos para servir de alimento. Quanto a isso devemos lembrar que até bem pouco tempo atrás, se dizia que os negros e as mulheres também não possuíam alma, e isso era motivo para justificar e encobrir as mais aterrorizantes maldades e injustiças. Será que pelo simples fato de acreditarmos que os animais não possuem alma seja uma razão suficientemente forte para matá-los?

Outros poderiam alegar que os animais não possuem inteligência desenvolvida como a nossa tratando-se de seres inferiores, que por esse motivo, merecem ser abatidos para servirem de alimento. Nesse caso, devemos nos lembrar que o fato de um animal não ter a inteligência desenvolvida como a nossa não significa que isso torne justo o fato de abate-los para a alimentação, pois se assim fosse, as pessoas que nascessem com problemas de retardo mental, ou  pessoas acidentadas, ou crianças com problemas neurológicos por subnutrição na primeira infância e velhos portadores de certas doenças, todos esses também se encaixariam nessa categoria, podendo ser considerados “próprios para o consumo humano”.

Se poderia também afirmar que na natureza, os animais se matam uns aos outros para se alimentar e que isso é absolutamente normal, por que o homem não pode fazer o mesmo? Porém, o caso é que os animais, em seu habitat natural, comem somente o que o instinto manda. Eles não possuem inteligência para realmente discernir o que é correto comer e o que não é, apenas seguem sua própria natureza e se alimentando dessa forma estão de acordo com sua fisiologia. Já o homem não segue tanto seu instinto, mas principalmente seu raciocínio para realizar suas vontades, o que o conduz, muitas das vezes, ao hábito errado, contrariando sua fisiologia. Mas o homem pode com esse mesmo raciocínio chegar a entender que ele não é como os animais, que não precisam nem possuem opção de mudar sua dieta, evitando o sofrimento de outros animais. Um animal quando mata o outro para se alimentar, o faz por necessidade de sobrevivência. Já o homem, excetuando aquelas situações onde ele não possui escolha (os esquimós por exemplo) o faz por um mero capricho do paladar, já que está mais que provado, como veremos a seguir, que não necessitamos da carne como um alimento imprescindível em nossa dieta.

É comum se ouvir: “Deus não fez os animais para servirem ao homem?”. Quanto a isso devemos reconhecer que existem muitas religiões no mundo, das quais muitas pregam a abstinência da crueldade contra os animais, contudo a Bíblia judaico-cristã, possui uma passagem onde se diz que os humanos possuem um “domínio” sobre os outros animais. Mesmo que aceitemos essa afirmação como verdade, devemos nos atentar de que em seu contexto original, a palavra domínio é definida como “administração”. Torturar e matar milhões de animais todos os anos por motivos extremamente desnecessários é muito diferente de administrar. Dominação não é tirania!

Também é comum se ouvir: “mas a exploração animal é legalizada, não constituindo nenhum mal...”. Se recorrermos à história, vamos perceber que também foi legal a exploração de escravos humanos no Brasil. Na Alemanha nazista, era perfeitamente legal a tortura, exploração e assassinato de judeus. Daí podemos concluir que “a legalidade de algo não determina sua moralidade”.

Muitos alegam que “todo direto advém da força” e como a raça humana é a mais poderosa sobre a terra, é ela que determina o direito. Mas por que o direito deve advir da força e não da justiça? Se formos justos, não poderemos aceitar essa alegação.

O ponto é, se os humanos se acham merecedores de direitos inerentes e inalienáveis, por que os animais também não o são merecedores?

Nós, humanos, transformamos nossas necessidades básicas (alimentação, educação, vestuário, saúde, moradia, etc.) em direitos fundamentais.

Parece que nós, humanos, “legislamos em causa própria”. Será que por que não reconhecemos os direitos dos animais, esses não os possuem? Será que suas necessidades básicas também não podem ser transformadas em direitos? Será que eles devem ser tratados sempre como objetos a serem explorados e não como seres vivos como nós, merecedores de respeito e com seus direitos reconhecidos e garantidos?

Certamente, o ser humano, por ser muito mais inteligente que os outros animais, deveria cuidar, pajear e proteger os outros animais, assim como um irmão mais velho cuida dos seus irmãos menores.

ASPECTOS CIENTÍFICOS
Alimentação lacto-vegetariana e as proteínas.

Uma célula necessita de 45 diferentes nutrientes para sobreviver, sendo que os mesmos provêm da alimentação. Em sânscrito, nosso corpo físico é chamado de “anamaya kosha” que significa “corpo feito de alimento”, dando a entender que somos o que comemos.

A primeira coisa que se questiona numa alimentação lacto-vegetariana seria sua suposta falta de proteínas.

Quando indagamos a alguma pessoa por que ela come carne, geralmente ela responde que é para satisfazer as necessidades de proteína do organismo. Muitos até afirmam que não gostam de carne, mas têm medo de prejudicar a saúde se deixarem de comê-la. Os médicos, em sua grande maioria, costumam dizer que uma alimentação sem carne é prejudicial. Entenda-se aqui o termo “carne” abrangendo a todos os seus tipos e derivados (lingüiça, salsicha, presunto, salame, bacon, aves, etc.) e também ao peixe. O peixe é citado expressamente porque muitas pessoas ficam assombradas por incluirmos o mesmo na lista de produtos da carne. Para muitos, peixe não é carne. Entendem por carne apenas animais terrestres. Os frutos do mar (camarão, siri, lula, marisco, etc.) também são aqui incluídos no termo “carne”.

A preocupação com a falta de proteínas na alimentação, incutido durante décadas pela ortodoxa ciência da nutrição amedronta até mesmo alguns vegetarianos. Qualquer conselho fica difícil por causa deste medo enraizado, produto de uma mistura de tradição cultural e desinformação sistemática e ininterrupta.

Mas o caso é: a alimentação lacto-vegetariana nos fornece proteínas suficientes para uma vida saudável? E qual os malefícios causados à saúde pelo hábito de se comer carne?

Primeiramente devemos entender do que são feitas as proteínas.

A ciência descobriu que as proteínas são formadas por uma sequência de subunidades chamados aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos encontrados universalmente nas proteínas.

As diversas proteínas contêm estes 20 aminoácidos em proporções diferentes. Cada proteína apresenta um amino grama específico. O amino grama mostra o conteúdo percentual em aminoácidos de cada proteína.

Da mesma forma que conseguimos escrever muitas palavras, sentenças e livros usando as 25 letras do alfabeto, encontramos as mais variadas proteínas formadas à partir de 20 aminoácidos. Por exemplo: a molécula da hemoglobina é formada por aproximadamente 600 aminoácidos combinados entre si. Existem proteínas que possuem mais de 4.000 aminoácidos em sua composição.

Dos 20 aminoácidos existentes, 9 são considerados essenciais (9 nas crianças e 8 nos adultos). Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue fabricar, tendo que ser fornecidos de fontes externas, enquanto que os outros aminoácidos, não essenciais, o organismo mesmo fabrica. As proteínas que existem nos alimentos possuem quantidades variáveis destes aminoácidos essenciais. É aí que está a importância deles. Por exemplo: se faltar a letra “Q” no alfabeto, a palavra “qualidade” assim como várias outras não poderão ser formadas. Da mesma forma, quando falta um aminoácido essencial várias proteínas não poderão ser formadas, causando problemas ao bom funcionamento do organismo.

É sabido que as proteínas de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais. Logo, uma dieta carnívora, obrigatoriamente fornecerá todos os aminoácidos essenciais, garantindo um suprimento suficiente dos mesmos. É por isso que os médicos, em sua maioria, orientam as pessoas para uma dieta rica em carne.

Tabela dos aminoácidos essenciais:
1-Histidina
2-Isoleucina
3-Leucina
4-Lisina
5-Metionina
6-Fenilalanina
7-Treonina
8-Triptofano
9-Valina

Sabendo-se então, que necessitamos de todos os aminoácidos essenciais em nossa alimentação, fica a pergunta: a alimentação lacto-vegetariana pode nos oferecer todos eles? 

Antigamente pensava-se que as proteínas de origem vegetal não possuíam todos os aminoácidos essenciais em sua composição. Por exemplo: os cereais possuem quase todos os aminoácidos essenciais com exceção do triptofano e da lisina; nas leguminosas (feijões) está ausente a metionina. Logo, poderíamos concluir, inicialmente, que realmente uma dieta à base de vegetais nos causaria falta dos aminoácidos essenciais. Porém, pesquisas recentes demonstram que a soja possui todos os aminoácidos essenciais. Mas mesmo que faltasse a metionina na soja isso não configuraria um problema, pois, se observarmos melhor, notaremos que na alimentação humana, existe o costume de se misturar vários tipos de alimentos em uma mesma refeição. No Brasil, por exemplo, o prato básico é o famoso “arroz com feijão”, no México temos o “feijão com milho”, assim por diante. Esses pratos básicos, nada mais são do que uma fórmula criada ao longo das décadas para juntar os aminoácidos dos cereais com os aminoácidos das leguminosas, para assim, obtermos todos os aminoácidos numa única refeição. É por isso que esses pratos básicos sustêm a alimentação de milhares de pessoas que não possuem condições financeiras para se alimentar de carne, que é um “alimento” muito mais caro.

A combinação de cereais com leguminosas pode nos fornecer todos os aminoácidos que necessitamos. Some-se a isso outras fontes vegetais de proteínas (castanhas, sementes, frutas) mais o leite e seus derivados, que todo o suprimento de proteínas, com todos os aminoácidos essenciais, estará garantido.

O leite é rico em proteínas de origem animal e como vimos anteriormente, as proteínas de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais.

Hoje em dia é comum verificarmos uma verdadeira propaganda a favor do consumo de grandes quantidades de proteína animal na alimentação. Porém isso não é verdadeiramente uma necessidade real.
Abaixo segue uma Tabela com as quantidades percentuais aproximadas de proteínas de alguns alimentos:

1-Carne – 20%
2-Ovo – 13%
3-Leite de vaca – 3,0 a 3,5 %
4-Leite humano – 2,0 a 2,5 %
5-Soja – 40%

O leite nos mostra uma indicação simples da porcentagem que a Natureza considera adequada para o ser humano. O bebê, que recebe somente leite materno, cresce e duplica seu peso em apenas um ano. É a fase de maior crescimento do organismo. Como podemos verificar na tabela acima, o leite materno possui apenas de 2 a 2,5 % de proteína. O leite de vaca contém um pouco mais. Mesmo durante a fase de maior crescimento do organismo, só precisamos de uma pequena quantidade de proteínas. Se necessitássemos de uma maior quantidade, o leite materno certamente o conteria. O adulto que já parou de crescer, cujo metabolismo visa somente à conservação precisa até de menos proteínas.

Lacto-vegetarianismo e a vitamina B12.

A vitamina B12 é muito importante ao nosso organismo. Ela é um nutriente muito utilizado em várias reações bioquímicas, principalmente no sistema nervoso. Quando ela falta ao organismo, vários problemas neurológicos podem surgir.

Como nos vegetais essa vitamina é praticamente inexistente, muitos médicos e nutricionistas desaconselham a prática do vegetarianismo.

Contudo, o leite possui quantidades satisfatórias de vitamina B12, o que garante ao lacto-vegetariano um bom funcionamento do seu sistema nervoso.

Algumas pessoas que sofrem de problemas com a absorção de vitamina B12, como no caso da disbiose intestinal (desequilíbrio da microflora intestinal que causa alterações da saúde com contribuição importante no desenvolvimento de processos degenerativos e alterações do sistema imune), mesmo ingerindo leite, poderão desenvolver carência dessa vitamina, necessitando de tratamento médico específico.


Quais os malefícios causados ao organismo pelo hábito de se comer carne?

Aquilo que chamamos de “carne” são tecidos animais formados por células. Quando o animal morre, dentro de suas células ocorre um fenômeno, que consiste no aumento da permeabilidade na membrana dos lisossomos. Os lisossomos são organelas celulares responsáveis pela digestão celular. Resumidamente falando, são pacotinhos feitos de uma membrana lipoprotéica, revestida com polissacarídeos, cheias de enzimas. Com o aumento da permeabilidade a membrana lipoprotéica do lisossomo deixa escapar para o meio celular suas enzimas, que começam a digerir a própria célula. Esta digestão que ocorre de dentro para fora da célula dá origem a uma série de compostos muito tóxicos. Começa então surgir a cadaverina, putrescina, indol, escatol, etc. Além dessa decomposição de dentro para fora, existe também as alterações químicas nas proteínas da carne ingerida, causadas pelo ataque de microorganismos da flora intestinal que também vão originar compostos muito tóxicos como o sulfeto de hidrogênio, mercaptanas além daqueles já acima descritos.

O animal carnívoro possui um intestino com aproximadamente três vezes o tamanho de seu corpo, o que é relativamente curto. Isso ocorre para que a carne ingerida, que não foi devidamente digerida, não tenha tempo de sofrer a degradação acima descrita, pois do contrário, o animal absorveria todos esses produtos tóxicos.

Graças ao fato de as células vegetais muito raramente possuírem lisossomo (por exemplo, as células das sementes possuem “lisossomos” que, durante a germinação, digerem as substâncias nutritivas armazenadas - na verdade, os ditos “lisossomos” de células vegetais são vacúolos contendo hidrolases ácidas), o que impede a degradação intracelular referida acima, e por possuírem a membrana celulósica (parede celular), cutina (camada constituída de polímeros de ácidos graxos de cadeia longa) e serem revestidas externamente por ceras de constituição complexa, os tecidos vegetais são muito mais resistentes aos ataques de microorganismos. Com isso, os animais herbívoros (vacas, cavalos, carneiros, etc.) podem possuir um intestino com aproximadamente 10 vezes o tamanho de seu corpo e os animais frugívoros 12 vezes, sem maiores problemas.

O ser humano possui um intestino com aproximadamente 6 vezes o tamanho do corpo. Logicamente, possuindo um intestino tão comprido, a ingestão de carne pode causar problemas, pois um pedaço de carne mal digerido (o que é bastante freqüente) terá um tempo bem longo para atravessar todo o tubo digestivo, o que favorecerá a absorção dos produtos tóxicos oriundos da degradação celular, que terá um bom tempo para ocorrer. 

Quando colocamos um pedaço de carne e um vegetal (alface, cenoura, maçã, etc) expostos às condições ambientais, notamos que a carne estraga muito mais rápido que o vegetal. Notamos que mesmo quando o vegetal apodrece, ele nunca é tão repugnante e mal cheiroso quanto a carne. Com este exemplo simples, podemos ter uma idéia do que acontece no interior das vísceras de uma pessoa que se alimenta com carne. Apesar da carne ser um “alimento” rico em proteínas, estas proteínas estão “sujas” pois junto com elas estão muitos tipos de substâncias tóxicas.  Graças à certas diferenças constitucionais entre a célula vegetal e a animal, os vegetais podem nos fornecer proteínas que não estão acompanhadas de tantas substâncias tóxicas.

É de grande importância a questão da absorção das gorduras saturadas de origem animal. As ingestão de  gorduras saturadas é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames cerebrais entre os humanos. Como é sabido, as gorduras tem sua digestão mais lenta que os açúcares e proteínas, assim, os animais carnívoros, graças ao seu curto sistema digestório, que confere uma passagem rápida pelos intestinos da carne ingerida, absorvem apenas uma pequena parcela da gordura saturada nela contida. Já o homem, com seu longo intestino, tem tempo de sobra para absorver altas doses de gordura saturada, trazendo complicações ao seu organismo.

Além disso, a carne é também o “alimento” mais rico em ácido úrico, substância tóxica, produto final da degradação das purinas (substância presente nos ácidos nucléicos, xantinas,e outros)  intimamente relacionada com várias doenças degenerativas como o reumatismo, artrite e gota. Com exceção dos primatas (o homem é um primata), os outros animais possuem uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoína, substância relativamente inócua e eliminada na urina.

Também é digno de nota, que uma dieta humana lactovegetariana produz uma flora intestinal predominantemente fermentativa (bactérias Gram [-]), enquanto que uma dieta carnívora produz uma flora intestinal predominantemente putrefativa (bactérias Gram[+]). Assim, também é importante lembrarmos que quando o intestino se polui, nossa saúde sofre um grande abalo. Isso porque 60% de nosso sistema imunológico se encontra nos intestinos, e quando esse se enfraquece devido aos hábitos alimentares não salutares, nossas defesas contra infecções diminuem. Também é importante ressaltarmos o fato de que 60% da serotonina (hormônio do “bem estar”) produzida no corpo é gerada nos intestinos, e quando estes estão intoxicados, essa produção sofre uma substancial queda.

Quanto ao leite, podemos afirmar que ele nos fornece proteína de origem animal (caseína), contendo todos os aminoácidos essenciais, porém sem os malefícios da carne. O leite não é formado por células (não é um tecido) contendo lisossomos que viabilizam a degradação celular. Também, consumido com moderação (3 xícaras ao dia), fornece níveis seguros de gordura saturada. Por isso ele é uma fonte de proteínas de melhor nível que a carne, pois sua proteína não é “suja”. A proteína do leite também é melhor do que a dos vegetais, do ponto de vista que ela  possui todos os aminoácidos essenciais e garante uma provisão segura de vitamina B12 (que os vegetais não possuem).

As carnes brancas, frutos do mar e o ovo.

É muito comum se ouvir dizer que as carnes “brancas” (aves e peixes) são mais saudáveis que as carnes “vermelhas”. Porém existem alguns pontos que devemos levar em consideração antes de aceitarmos tais afirmações.

Todas as aves (galinha, peru, pato, faisão, etc.) possuem um problema de insuficiência renal característico. Seu sistema excretor é muito primitivo. Só para se ter uma idéia, as aves não tem um sistema para a eliminação de fezes separado da urina nem separado para o sexo. A cloaca exerce todas as três funções.

Por causa dessa insuficiência renal, a carne das aves possui uma taxa maior de uréia (substância tóxica produto final do metabolismo das proteínas) e creatinina (substância final do metabolismo da creatina utilizada nos músculos), o que lhe confere o sabor característico, pois a excreção dessas substâncias esta comprometida.

Os peixes, por serem animais mais primitivos ainda, seu sistema excretor também deixa a desejar. O rim dos peixes de água salgada possui gromérulos pequenos e em pouca quantidade, pois a água do mar, rica em sais, tem pressão osmótica superior à do sangue dos peixes. Já os peixes de água doce, possuem um grande número de gromérulos para produção de uma grande quantidade de urina, pois a pressão osmótica da água doce é inferior à do sangue dos peixes. Porém, em ambos os casos, eles não transformam a amônia (NH3, substância extremamente tóxica) em uréia (que apesar de tóxica, é menos tóxica que a amônia), pois como eles dispõe de grandes quantidades de água, ela é diluída em concentrações inofensivas. Mas como quando o peixe é pescado, ele ainda continua vivo por um bom tempo fora da água, agonizando, a amônia produzida nesse período não tem como se dissolver e fica impregnada na carne do animal. Daí o seu odor degradável e característico. A carne de peixe também costuma ficar contaminada com o metais pesados ou outras substâncias tóxicas oriundos da contaminação das águas. Pior ainda acontece com os moluscos filtradores marinhos (ostras, marisco, etc.) e os crustáceos (camarões, lagostas, caranguejos, etc.), pois os mesmos possuem um sistema excretor incrivelmente simples. Os moluscos não possuem rins, mas metanefrídios (quase rins), enquanto que os crustáceos possuem as “glândulas verdes” situadas na cabeça, que filtram os líquidos do corpo e da hemolinfa. Com isso sua carne possui alto teor de ácido úrico, uréia e creatinina. As ostras e mariscos além dessa contaminação endógena de origem fisiológica, também podem conter, por serem animais filtradores de água, altas concentrações de metais pesados e outras substâncias tóxicas quando são colhidos em locais em cujas águas estejam contaminadas. Por isso é muito comum ouvirmos falar de pessoas que sofreram intoxicações alimentares por ingestão de “frutos do mar”.

O ovo comprado em supermercados e quitandas, que é um produto muito utilizado na culinária tradicional, na verdade não pode ser chamado de “ovo”. Um “ovo” é um óvulo fecundado por um espermatozóide. Quando isso não acontece, ele continua a se chamar “óvulo”.

A galinha que vive em granja não tem contato sexual com o galo, logo seu óvulo não é fecundado por um espermatozóide. Então esse óvulo não fecundado, não possui vida, e por isso entra em processo de degradação. Então, logo é expelido pela galinha, como se fosse um excremento (poder-se-ia até dizer, guardando-se as devidas proporções, que se trata de uma “menstruação” de galinha).

Para que o “ovo” seja comercializado sem se estragar facilmente, os criadores introduzem antibióticos na alimentação das aves para retardar essa degradação. Os consumidores desses “ovos” também vão ingerir indiretamente essa droga, o que poderá acarretar problemas ao organismo. Resíduos de antibióticos, em produtos animais, podem ser transferidos a pessoas que os consomem, acarretando efeitos nocivos (reações alérgicas) em indivíduos previamente sensibilizados, além de favorecer o aparecimento de bactérias resistentes.

Outro problema do consumo de “ovos” é o fato de que os criadores também introduzem na alimentação das aves hormônios para aumentar a produção. Esses hormônios, que possuem uma ação direta nas glândulas sexuais, passam a integrar o organismo e os “ovos” dessas aves, trazendo problemas para seus consumidores, pois os mesmo estarão também recebendo de forma indireta essa carga hormonal, que perturbará o delicado equilíbrio hormonal de seus próprios organismos. O processo de manufatura na produção de “ovos” e derivados de carne, não influencia na concentração e estrutura dos esteróides presentes nos tecidos animais, nem protege contra a ingestão destes compostos. Produtos anabólicos podem permanecer na sua forma ativa dentro dos “ovos” e na carne, após o abate, e exercer efeito endócrino nos indivíduos que consomem estes produtos. A prática de tratar animais para corte e para produção de “ovos” com esteróides sexuais pode contribuir para um consumo aumentado destes hormônios não apenas diretamente, a partir da ingestão da carne e “ovos” de animais tratados, mas também via um aumento da excreção destes compostos e seus metabólicos para o ambiente, onde eles poderiam contaminar a água potável.

Quanto ao ovo “galado”, ou seja, que foi fecundado pelo espermatozóide de um galo, podemos dizer que se trata de um “aborto de galinha”. O cadáver do feto dentro do ovo também passa pela degradação celular.

Fisiologia humana: própria para o lacto-vegetarianismo?

Muitas vezes ouvimos dizer que o organismo humano não foi feito para comer apenas vegetais, mas sim carne. Até autoridades médicas corroboram esse tipo de pensamento.

Dizem que nossa arcada dentária, por possuir dentes caninos demonstra nossa origem carnívora, assim como outras coisas de nossa fisiologia (que nunca são declaradas).

Quanto a isso, devemos nos lembrar de alguns fatos que desautorizam essa afirmação:

-Gorilas são animais estritamente vegetarianos, porém possuem gigantescos dentes caninos. Isso se dá por causa da sua necessidade de defesa e não por motivo de sua dieta. Nós humanos possuímos dentes caninos extremamente subdesenvolvidos em relação aos demais animais, de forma que eles não estão ali como arma de caça (como no caso dos carnívoros) tão pouco como arma de defesa (como no caso do gorila).  Eles são usados simplesmente para que haja uma perfeita mastigação dos alimentos, perfurando e rasgando  alimentos fibrosos.

-Animais carnívoros que possuem dentes caninos desenvolvidos, também possuem a saliva ácida. Já os animas herbívoros e o homem possuem a saliva alcalina, pois nela existe a enzima ptialina, que age sobre o amido (carbohidrato  de origem vegetal) para transforma-lo em formas mais simples de polissacarídeos (maltose e dextrinas). Como os animais carnívoros não ingerem amido, esse tipo de enzima não existe em sua saliva.

-Os animais carnívoros possuem todos os dentes pontiagudos, não possuindo os dentes molares. Os animais herbívoros e o homem não possuem todos os dentes pontiagudos, porém possuem potentes molares, apropriados para moer vegetais.

-Os animais herbívoros e o homem possuem o movimento lateral de mandíbula, para que os dentes molares possam moer apropriadamente os vegetais (vegetais possuem células com membrana celulósica, o que lhes confere maior rigides). Já os animais carnívoros não possuem esse movimento lateral de mandíbula. Além disso, suas mandíbulas são alongadas e pontudas, enquanto os animais vegetarianos possuem mandíbulas arredondadas e achatadas)

-Animais carnívoros não possuem glândulas sudoríparas na pele, eles suam pela boca. Os animais herbívoros e o homem suam através de milhares de glândulas sudoríparas espalhadas pela pele.

-Animais carnívoros possuem visão noturna (olhos brilham no escuro) enquanto que os animais vegetarianos e o homem não a possuem.

-Animais carnívoros adoram o cheiro de carne podre e não encontram problemas em ingeri-la, pois sua alta acides estomacal destrói os micro-organismos patogênicos. Os animais vegetarianos e o homem não se sentem atraídos pelo cheiro de carne podre, além de não possuírem uma alta acides estomacal.

-Animais carnívoros são caçadores natos, possuindo grande agilidade e alta velocidade de arranque, além de serem equipados com possantes garras afiadas. Já os animais vegetarianos e o homem possuem velocidade de arranque menor e não possuem garras afiadas.

-Animais carnívoros lambem a água, enquanto animais vegetarianos e o homem sorvem a água.

-Animais carnívoros nascem com os olhos grudados, enquanto que animais vegetarianos e o homem nascem com os olhos abertos.

-Animais carnívoros possuem hábitos noturnos e crepusculares, enquanto que os animais vegetarianos e homem possuem hábitos diurnos.

Relação entre a fome no mundo e o consumo de carne.

Para se criar animais para abate são necessários muitos milhões de toneladas de grãos todos os anos. O processo de se utilizar cereais para produção de carne é incrivelmente improdutivo, pois o custo de produção ½  Kg de proteína animal é o mesmo que para se produzir aproximadamente 10 Kg de proteína vegetal. Somente 10 % das proteínas e calorias com que alimentamos nossos animais para abate é recuperada na carne consumida, o resto é perdida. Estudos feitos em Harvard, pelo nutricionista Jean Meyer, demostram que se fosse reduzida em 10 % a produção mundial de carne, a quantidade de grãos  que deixaria de ser utilizado para esse fim seria suficiente para se alimentar 60 milhões de pessoas. Vários estudos também demonstram que 80 a 90 % de todo grão produzido nos E.U.A. é utilizado para criar e engordar animais.

A criação de gado para abate requer a utilização de vastas áreas de terra, áreas essas que terão sua fertilidade perdida, pois o gado compacta a terra, e a luz solar (raios ultravioleta) recebida nesses pastos esterilizam a microflora (fungos e bactérias) responsáveis pela fertilização do solo (húmus), além do que, esse desmatamento também acaba causando a erosão. Só para se ter uma idéia prática do tamanho do desperdício de terra para a produção de carne, basta dizer que a quantidade de proteína produzida em 17 acres de terra onde se cria gado para abate é a mesma que a produzida em apenas 1 acre plantando-se soja.

Também é interessante notarmos que a pecuária fixa apenas alguns peões no campo, que podem cuidar sozinhos de um vasto rebanho de gado, enquanto que a agricultura absorve uma muito maior massa de mão-de-obra, o que fixa o homem no campo, evitando assim o êxodo rural.

Vegetarianismo e meio-ambiente.

Para se criar animais para abate, são destruídas gigantescas áreas de mata nativa para se produzir os pastos. Essa destruição das matas nativas gera muitos desequilíbrios ecológicos, pondo em risco de extinção várias espécies de animais e plantas.

Para produzir carne, não só a terra é desperdiçada, mas também a água. Criar alimentos para à base de carne requer 8 vezes mais água do que a  necessária para se cultivar verduras e grãos. Isto significa, que enquanto milhões de pessoas morrem de fome e de sede, umas poucas matam animais, destroem vastas extensões de terra, água e grãos, para  simplesmente satisfazer seu caprichoso paladar que prefere a carne, a qual destroe lentamente sua saúde.

Vivemos em um país tropical.

Vivemos em um país tropical onde existe uma grande provisão de frutas, verduras, cereais, mel e leite o ano todo. Com tanta variedade de saborosos e nutritivos alimentos, matar animais para comer  pode ser considerado supérfluo e desnecessário. Como podemos perceber, matar milhões de inocentes animais, todos os anos,  sob a desculpa da “luta pela sobrevivência”, não passa de uma grande e terrível mentira. Talvez essa grande mentira tenha suas raízes sendo nutridas pela inconseqüente predileção do paladar da maior parte de nossa população e da gigantesca e cruel indústria da carne e seus derivados, que vê na morte de pacíficas criaturas uma enorme fonte de lucros.

O chocolate

Todo alimento, estimulante ou sedativo, por interferir no correto funcionamento cerebral é considerado deletério para as práticas espirituais yogues.

Estudos científicos recentes revelam que o cacau do chocolate possui substâncias que interferem na tranquilidade das atividades mentais. Uma dessas substâncias se chama feniletilamina, da família das anfetaminas, a principal substância química relacionada a emoção conhecida como “paixão”, por estimular o centro do amor no cérebro. Também foram descobertas no cacau outras substâncias conhecidas como as N-aciletanolaminas, que se unem a receptores no cérebro feminino causando efeito semelhante ao da maconha. Essas substâncias estão presentes no cacau e no chocolate escuro, mas não no chocolate branco.

Com certeza, é por esse motivo que o chocolate esteja tão relacionado à paixão e aos romances. Porém para aqueles que querem atingir um grau de serenidade mental necessário às atividades espirituais a que se propõe, devem rejeitar alimentos que contenham essas substâncias. Como está dito no Bhagavad-Gita, “a mente pode ser nossa amiga ou nossa inimiga” (B.G. 6.5).






ASPECTOS RELIGIOSOS

Cristianismo e lacto-vegetarianismo.

Apesar dos cristãos sempre questionarem a dieta lacto-vegetariana dos vaisnavas, citando algumas partes da bíblia como em Marcos 7:15: “Nada há fora do homem, que entrando nele, o possa contaminar, mas o que sai dele isso é que contamina o homem.”, devemos sempre nos lembrar de alguns detalhes importantes, que na maioria das vezes foge ao entendimento superficial.

Primeiramente devemos entender que do ponto de vista vaisnava, a alimentação vegetariana, por si somente, não fornece espiritualidade nem transcendência. A dieta vegetariana apenas nos qualifica para as práticas espirituais. Prabhupada nos explica que um gorila é vegetariano desde o nascimento, mesmo assim ele não tem a espiritualidade desenvolvida.

Os argumentos que serão descritos a seguir são fruto de estudos de alguns teólogos cristãos vegetarianos, porém não são universalmente aceitos. Assim, deixamos por conta do leitor a conclusão final sobre a validade das mesmas.

Para os judeus, o homem perfeito, Adão, era um vegetariano. Em Gênesis 1:29 está escrito: “E disse Deus (a Adão): Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento.”. Isso porque, no Jardim do Éden, não se podia trabalhar, sendo assim, matar violentamente um animal, cortar-lhe a carne e cozinhá-la não combinava com uma vida paradisíaca, mas sim com uma vida de misérias, o que ele passou a ter após ter recebido como castigo a saída do Éden. Os judeus já sabiam que matar um ser vivente para comer é considerado pecado, pois no decálogo (Êxodo 20:13) está escrito “Não matarás”. Por isso existe, no judaísmo, leis para desagravo, para quando se necessita matar algum ser vivente ou fazer guerra ou escravos, pois Deus, por ser bondoso, não poderia aceitar essas situações. Essas leis são chamadas de “kosher” e são destinadas a tornar a guerra, escravatura e a matança de animais menos violentas. Por isso nunca vemos um judeu num açougue normal. Um judeu só come carne quando ela é classificada de “kosher”, pois dessa forma ele saberá que antes de se matar o animal para consumo, foi feita uma cerimônia religiosa, onde o animal não sofra tanto e para desagravo do pecado cometido.

Como sabemos, Jesus era, antes de tudo, um judeu, porém por sua estatura espiritual, ele não poderia aceitar a matança de animais em sacrifício nos templos. Por isso ele demonstrou-se claramente contra a presença dos vendilhões no templo, não que Jesus tenha tido raiva do comércio em si dentro do templo, mas principalmente por que os comerciantes vendiam animais para serem abatidos dentro do templo como oferenda a Deus. Jesus pediu aos seus discípulos para pregar contra a matança de animais, pois ele mesmo era o “cordeiro de Deus”, cujo sacrifício anulava a necessidade de se matar animais para esse fim. Dessa forma, Jesus se colocou no lugar dos animais, que deveriam ser mortos em sacrifício, poupando-lhes a vida. É também interessante lembrar-se, que após a morte e ressurreição de Jesus, o templo em Jerusalém foi destruído, conforme Jesus havia previsto, o que impediu que se continuasse a matança de animais em larga escala por um bom tempo.

É claro que os cristãos além de serem muito refratários a essas evidências, também vão dizer que Jesus fez a multiplicação dos pães e dos peixes, demonstrando que ele não ligava para esse tipo de coisas. Porém vamos prestar bem atenção ao que está escrito na passagem da primeira multiplicação de alimentos: “Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui. E tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.” (Mateus 14:17-19); agora vejamos o que está escrito na segunda multiplicação de alimentos: “E os seus discípulos disseram-lhe: Donde nos viriam num deserto tantos pães para saciar tal multidão? E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos. Então mandou à multidão que se assentasse no chão. E tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.”(Mateus 15:33-36). Porém agora, vejamos o que está escrito mais adiante, em Mateus 16:9-10: “Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes? Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes?.”. Gostaria que reparassem nas partes grifadas. Por que se referem apenas aos pães e não aos peixes? Alguns estudiosos do assunto dizem haver evidências que originariamente essa história não incluía os peixes, mas que os mesmos foram inseridos posteriormente.

A vida de Jesus inteira está relacionada com os animais: ele nasceu numa manjedoura, entre os animais; ele, juntamente com João Batista, instituíram o batismo na água para o pagamento dos pecados, como substituição a matança de animais no templo; ele alterou a comemoração da Páscoa, onde os judeus comiam um carneiro, e após o advento de Jesus passou-se a comer apenas pão sem fermento e vinho; por fim ele foi preso e morto após o incidente onde Jesus expulsa os vendilhões do templo, que vendiam animais para sacrifício.

Também é interessante conhecer algumas partes do livro de Isaías, onde o profeta diz: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor, já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais nédios e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.”(Isaías 1:11), mais no final do livro encontramos: “O que mata um boi é como o que fere um homem, o que sacrifica um cordeiro, como o que degola um cão...”(Isaías 66:3).

A citação bíblica mais direta sobre as benesses da dieta vegetariana, podemos encontrar em Daniel 1:12, onde está escrito: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer e água a beber.”, e depois em Daniel 1:15: “E, ao fim de dez dias, apareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do rei (que continha carne).”

Budismo e lacto-vegetarianismo

Segue abaixo algumas citações do evangelho de Buda que corroboram o lacto-vegetarianismo:

“Não mateis. Respeitai a todo ser vivente.”

“O homem implora a misericórdia dos deuses e não tem misericórdia pelos animais, para os quais ele é como um deus. Tudo quanto vive está unido por laços de parentesco, e os animais que matais já vos deram o doce tributo de seu leite, o macio de sua lã, e depositaram sua confiança nas mãos daqueles que os degolaram.”

“Ninguém pode purificar seu espírito com sangue, pois se os deuses são bons, não lhes pode ser agradável o sangue, e se são maus, não basta este para suborná-los.”

“Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos, as reluzentes frutas e as saborosas ervas que nascem para todos, bastariam para alimentar e dar fartura ao mundo.”.

Encontramos no Sutra de Lótus:

“O Buddha disse a Manjushri: [...] Quanto às associações próprias para eles, bodhisattvas e mahasattvas não devem relacionar-se proximamente com criadores de porcos, carneiros, galinhas ou cães, ou ainda com praticantes da caça, da pesca ou de outras atividades malévolas. [...] Também não deve associar-se a carniceiros ou cortadores, nem com os que caçam animais ou apanham peixe, ou matam e ferem por lucro. Com esses que trabalham na venda de carne ou que oferecem mulheres e vendem os seus favores com pessoas destas não se deve associar.”(Sutra de Lótus - Capítulo Quatorze: Práticas Pacíficas)

Está escrito no Sutra da Rede de Brahma:

“Um discípulo de Buda não deve deliberadamente comer carne. Não deve comer a carne de qualquer ser se ciente. O comedor de carne perde a semente da Grande Compaixão, corta a semente da Natureza de Buda e faz com que os seres [animais ou transcendentais] o evitem. Aqueles que assim procedem são culpados de incontáveis ofensas [...]”(Sutra da Rede de Brahma – Capítulo VI – Terceiro Preceito)

No Dhammapada está escrito:

“Um homem que injuria seres vivos não se torna desta maneira um Ariya (nobre).

Mostrando-se inofensivo para com todos os seres vivos, ele é sim chamado Ariya.” (Dhammapada – verso 270)

Espiritismo e lacto-vegetarianismo.

É sabido entre os médiuns, que nos dias em que se realizam as reuniões de trabalho espírita, deve-se evitar o consumo de carne. Alguns espíritos como Ramatis, defendem abertamente o lacto-vegetarianismo.

Alguns espíritos como Ramatís, defendem abertamente o lacto-vegetarianismo:

“[...]O homem primário pode fartar-se tranquilamente na devora de vísceras retalhadas dos seus irmãos menores, porque ainda vive escravizado às suas sensações da vida material e a Divindade não pode julgá-lo um pecador. Mas é aberrativo e censurável que os homens já vinculados a labores espiritualistas, como espíritas, umbandistas, esoteristas, rosacrucianos, teosofistas ou yogas, ainda se fartem e se provém de carne estraçalhada dos animais! [...]” (Ramatís – A Vida Humana e o Espírito Imortal – pág. 101 – Problemas da Alimentação)


Prasada – o alimento oferecido a Deus.

Segue abaixo algumas citações do Bhagavad-Gita sobre alimentação:

B.G. 9.26:

“Se alguém Me oferecer, com amor e devoção, folhas, flores, frutas ou água, Eu aceitarei.”

B.G. 17.7:

“Mesmo o alimento que cada pessoa prefere é de três espécies, conforme os três modos da natureza material. O mesmo se aplica aos sacrifícios, às austeridades e à caridade. ...”

B.G. 17.8:

“Os alimentos apreciados por aqueles que estão no modo da bondade aumentam a duração da vida, purificam a existência e dão força, saúde, felicidade e satisfação. Semelhantes alimentos são suculentos, gordurosos (cheios de nutrientes), saudáveis e agradáveis para o coração.”

B.G. 17.9:

“Alimentos que são muito amargos, muito acres,  salgados, quentes, picantes, secos e ardentes são apreciados por quem está no modo da paixão. Tais alimentos causam sofrimento, miséria e doença.”

B.G. 17.10:

“Alimento preparado mais que três horas antes de ser ingerido, alimento insípido, decomposto e putrefato, e alimento que consiste em refugos e substâncias intocáveis atrai aqueles que estão no modo da escuridão.”

De acordo com a conclusão védica, nossas vidas devem ser utilizadas para a satisfação do Senhor Supremo. Dentro deste contexto, tudo o que fazemos deve ser consagrado a Deus, até mesmo o hábito de comer. Por isso, um vaishnava prepara alimentos no modo da bondade (satvicos) para oferece-los à Deus. Um vaishnava entende que o alimento não é preparado e consumido apenas com o propósito de nos livrar de um desconforto fisiológico chamado “fome”, ou simplesmente para a satisfação do sentido do paladar e do olfato, mas acima de tudo para manter nosso corpo saudável e bem disposto, para que ele seja utilizado com um instrumento de Deus. Quando oferecemos o alimento à Deus com amor e devoção Ele aceita, e como tudo aquilo que Deus aceita se torna puro e purificador, o alimento se transforma em “prasada” ou “misericórdia” de Deus. Todo aquele que se alimentar dessa prasada terá sua consciência purificada.


Lacto-vegetarianismo e violência.

De acordo com a lei do Karma, recebemos de volta a reação de nossos atos e pensamentos.

Quando matamos milhões de animais inocentes, todos os anos, simplesmente para satisfazer nosso caprichoso paladar, teremos que receber de volta, de alguma forma, essa violência desnecessária.

Também por isso o mundo está cheio de ódio e de guerras. O próprio hábito alimentar humano vêm aumentando a violência social em todo o mundo.

Pelo simples fato de poluirmos nosso organismo com as toxinas da carne, envenenando nossos líquidos corporais, também chamados de “humores”, já estamos nos predispondo à violência. Daí vem o termo “mal humorado”, pois um corpo intoxicado produz uma mente irritada, intolerante e amargurada. Quando nosso corpo está livre de intoxicações, nossos líquidos corporais estão limpos e nos sentimos “bem humorados”.

Alguns vegetarianos famosos:

Krishna, Buddha, Shankaracarya, Ramanujacarya, Madvacarya, Mahavira, Caitanya Mahaprabhu, Pitágoras, Sócrates, Platão, Clemente de Alexandria, Plutarco, o Rei Asoka, Leonardo da Vinci, Montaigne, Akbar, John Milton, Sir Isaac Newton, Emanuel Swedenburg, Voltaire, Benjamin Franklin, Jean Jacques Rousseau, Henry David Thoreau, Leon Tolstoy, George Bernard Shaw, Rabindranath Tagore, Mahatma Gandhi, Albert Shweitzer, Albert Einstein, Swami Bhaktivedanta Prabhupada, Paramahansa Yogananda, Ramakrishna, Swami Vivekananda e também alguns artistas como: Richard Gere, George Harrison e família, Paul Macarney e família, Tina Tuner, entre outros. Também é digno de nota o nome de  Carl Lewis, atleta olímpico, ganhador de 9 medalhas olímpicas.