segunda-feira, 4 de abril de 2016

Perguntas & Respostas sobre restrições, medicamentos e psicopatologias


 




Oi gente!

Hoje trago perguntas bem polêmicas:

Pergunta 1:


Vivi, faz tempo que quero te perguntar isso... Vi o vídeo da Juliana ontem, "A Ayahuasca é para todos" e fiquei com algumas duvidas. Eu frequento uma igreja Daimista há algum tempo, lá seguimos a linha pura do Mestre Irineu, ou seja, não é permitido ritual de "Santa Maria" (maconha), nem cachimbo sagrado, nada a mais. Somente a bebida sagrada. E lá eles recebem todas as pessoas, sem restrições. Pessoas com depressão, que ainda estão tomando medicação, esquizofrênicos, pessoas com transtorno bipolar, enfim da de tudo mesmo.
Meu amigo fardado há anos nunca viu nada de ruim acontecer. Me disse que ali é uma casa de cura, e todos podem tomar.
Tenho um amigo que tem depressão há anos e TOC também, já foi internado em hospital psiquiátrico várias vezes, toma um monte de  antidepressivos por dia a mais de 10 anos, tem histórico de surto, e tomou Daime no Pronto Socorro lá da Igreja ano passado, sem suspender os medicamentos e está super  bem. Minha pergunta é: pq esta diferença entre as linhas? 
Pq uns dizem que não pode dar o chá pra esta ou aquela pessoa, não pode estar tomando antidepressivo ou antibiótico e no Santo Daime na linha do mestre Irineu, todos consagram a bebida?
Sobre tomar daime fazendo uso de medicamento cheguei a conversar com um fardado da igreja na qual me disse que não teria problema nenhum.
Disse que a espiritualidade da casa trabalha desta maneira, recebendo todas as pessoas sem restrições, e que eles confiam no Daime que eles servem, pq é justamente pra curar as pessoas, que nunca ninguém morreu ou surtou de vez , uma outra pessoa de lá me disse que o Daime age no seu espiritual, e não no seu corpo físico, e que isso que dizem por ai, de quem está tomando antidepressivo ou ansiolítico não poder consagrar o Daime, é tudo conversa de psiquiatra que não quer ver a pessoa se curando, e deixando de dar lucros pra indústria farmacêutica

Essa pessoa disse que viu gente se curando de epilepsia, esquizofrenia, transtorno bipolar e várias outras doenças com o uso da bebida. Pq esta diferença se o Daime ou Ayahuasca é o mesmo?

Vi mais uma vez o vídeo da Ju falando da Ayahuasca e a cura de doenças. Discordo totalmente de algumas coisas que ela disse. Conheço várias pessoas que conseguiram se curar da depressão, e principalmente da dependência química com o uso do Daime. O padrinho da igreja que eu frequento, foi usuário de drogas pesadas durante 13 anos, teve 5 overdoses, e se curou lá no pronto socorro da igreja. Na Conferência de Ayahuasca e Dependência Química que teve em 2011 em SP, ele estava presente. Em um outro céu são mais de 100 fardados e uns 90% eram usuários de drogas. Conversei com um estes dias que usava desde os 11 anos, e no primeiro trabalho de pronto socorro se curou das drogas. Nunca teve recaídas, hj está com 20 anos. Acredito muito no potencial de cura da depressão com o uso da bebida tbm. Pq li em uma matéria da USP que o chá age nas mesmas áreas no cérebro, que os antidepressivos. Dando um "banho de serotonina" em nós. Já um medicamento leva dias pra fazer efeito, e tem vários efeitos colaterais. Se quiser um dia fazer um vídeo sobre isso, vou adorar haha E sobre a esquizofrenia, juro pra vc que um amigo disse que já viu uma pessoa que até falava coisa com coisa, e no final do trabalho, conversar como uma pessoa normal




Pergunta 2:

Boa noite iluminada ... Agradecido por ter aceito convite. Tenho visto alguns vídeos seu e achei muito coerente suas idéias . Venho pesquisando sobre a ayahuasca algum tempo por motivo de doença ... Tenho depressão, meu caso é genético e na minha família existe caso de esquizofrenia . Nunca fui a médico e não gosto muito de remédio farmacêutico... Será recomendável ou não meu caso com relação ao chá ?






Para completar, deixo aqui a Palestra de Luís Fernando Tófoli, psiquiatra, Prof da UNICAMP, sobre as pesquisas em torno da ayahusca, seus impactos positivos na saúde, potenciais terapêuticos e riscos relacionados a este uso. Esta palestra aconteceu durante o II Simpósio de Plantas Medicinais em psiquiatria, organizado pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), dia 5 de novembro de 2013. Filmado, editado e disponibilizado por Plantando Consciência com permissão dos organizadores e da palestrante.



Beijos no coração

Namastê

Nenhum comentário: