quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Qual a diferença entre Vipassana e Mindfulness?

Oi gente,

Postei aqui e no canal segunda-f o vídeo sobre mindfulness, dai surgiu a seguinte dúvida: Qual a diferença entre Mindfulness e Vipassana?
Coloco aqui abaixo minha explicação segundo pesquisas que fiz:



Conheço essa meditação como meditação Vipassana, não sabia que havia um termo em inglês pra ela. A prática da meditação deveria ser tão comum como é o escovar os dentes, pois é a higiene da mente. Particularmente prefiro a meditação da atenção plena, essa que se faz enquanto atua em qualquer coisa. Claro que esquecemos de sintonizar na atenção plena muitas e muitas vezes mas para mim é o método mais eficaz para auto-observação. Excelente aula sobre a meditação. Grato!
Oi Stefan! Então, comprei a revista superinteressante semana passada que fala tudo sobre meditação (inclusive estou transcrevendo a revista e trazendo tópicos todas às terças f no blog) e realmente vi nessa revista que o mindfulness é muito parecido com o vipassana. Confesso que depois desse vídeo e da revista, fui procurar saber mais sobre essas diferenças e vou copiar aqui algumas coisas que achei pq. acho bem interessante como complementação desse vídeo: "O vipassana também é chamado de meditação insight. É uma das técnicas mais antigas da Índia e ensinada por Buda. No vipassana, o praticante presta atenção nas sensações e aceita-as como elas são. Por isso, é muito semelhante ao mindfulness, já que a atenção plena faz parte também do vipassana. O praticante deve ficar no momento presente, estar atento ao que ocorre na mente e no corpo aqui e agora. O jeito mais popular para aprender essa meditação é por meio de um retiro de de dez dias organizado por fundações criadas pelo professor nascido na Birmânia Satya Narayan Goenka, morto em 2003. Em linhas gerais, o método requer que o praticante sente confortavelmente com as costas retas e relaxadas, feche os olhos e prete atenção no ar que entra e sai das narinas. A mente vai distrair. Aceite e deixe que pensamentos, imagens e emoções venham. Ao se dar conta da distração, traga a mente de volta a respiração. Depois volte a atenção a cada um dos cinco sentidos e ao pensamento. A pratica também instrui a fazer anotações mentais, ou seja, dar nomes aos pensamentos e sensações que invadem a mente." - Superinteressante Jan/17 "Mindfulness tem as suas raízes na meditação Vipassana. Na verdade tem mais do que as suas raízes, uma vez que elas podem ser consideradas iguais. Vipassana, significa ver as coisas como elas realmente são. podemos dizer que mindfulness é meditação Vipassana sem qualquer elemento religioso, o que por si só já justificaria a existência de um novo nome. Mas há mais. Mindfulness, é a meditação Vipassana posicionada para a cultura ocidental. Para nós, o comum dos mortais, os que andam imensamentes ocupados, os que têm pouco tempo para praticar em comparação com os monges que habitam o nosso imaginário, os céticos e/ou todos aqueles que querem mais da vida sem terem que se submeter a contextos de natureza religiosa (ou até espiritual)..." - http://www.mindfulness.pt/meditacao-vs-mindfulness-ha-diferencas/ ...Isso vai virar post do blog! Gratidão pela participação de sempre. Namastê
Ainda quero abordar um pouco mais esse assunto, então vou fazer uma pesquisa mais profunda e logo postarei aqui, ok gente?!

Ver Mais:

http://www.douradosnews.com.br/especiais/saude-e-estetica/mindfulness-vs-meditacao-afinal-qual-e-a-diferenca-entre-as-tecnicas

http://www.mindfulness.pt/meditacao-vs-mindfulness-ha-diferencas/

Nenhum comentário: