quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O QUE SIGNIFICA NAMASTÊ, tem certeza que você sabe????

por Viviane Akiyama

Namastê meus queridos irmãos de caminhada,

Comecei o poste de hoje para falar sobre essa palavra tão adorada no meio espiritual que é o NAMASTÊ.

Quero falar sobre isso porque vcs. que me seguem a tempos sabem bem que sempre termino dando um Namastê para vocês, não é mesmo?...mas recentemente, muito recentemente eu descobri que Namastê não significava aquilo que eu achava que fosse!!!...pois é minha gente, anos pronunciando uma palavra que achava que era uma coisa quando é outra kkkkkkk

Tenho certeza que grande parte de vocês também devem ter aprendido o significado errado dessa palavra mundialmente conhecida que atravessou o oriente e chegou chegando no ocidente.


  1. Vamos lá, segundo o que eu pensava Namastê era nada menos que:


O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você, como podemos ver em várias imagens postadas no Facebook e Instagram...

Resultado de imagem para o que significa namaste

Acontece que em tempos de Internet com sua super hiper facilidade e rapidez, a gente acaba "embarcando" e qualquer coisa sem muito ter que pesquisar como antigamente era feito.

E tem muita gente por ai espalhando supostos conhecimentos baseados em seus próprios "achismos" e interpretações, ai já viu neh?! ...caiu na rede e pronto!

Foi o que aconteceu comigo e acredito que grande parte de vocês também...

Bom, ai fui procurar explicação no Wickpédia e olha o que saiu:

Namaste (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação com origem no sânscrito. Namaskara é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões revelam um grande sentimento de respeito.[1]Literalmente significa "curvo-me diante de ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".


CURVO-ME DIANTE A TI, chegou próximo ao que descobri de fato e podemos até considerar OK o curvo-me diante a ti,  mas de onde saiu aquela interpretação que o Deus habita em mim saudá o Deus que habita em você???

Resolvi fazer uma pesquisa na Internet para ver o que andam falando e encontrei que a palavra namastê possui diversas traduções. (oi????...pensei que tradução tivesse apenas uma...)

Pois é, percebi que cada um fala uma coisa.

Encontrei essas diversas traduções:

Namastê

Eu o saúdo

Eu o reverencio

Nada é meu

Reconheço a centelha divina em nós e em você, mas expressar melhor essa frase ficaria:


Se nos expressássemos em palavras, finalmente chegamos:

 “o Deus que habita o meu interior reconhece o Deus que habita em você”

Lendo isso, me lembrei de quando comecei meu caminho espiritual e frequentemente ouvia em palestras motivacionais a seguinte frase:

VÓS SOIS DEUSES

Quem nunca????

...bom essa é mais fácil de explicar e creio que o Namastê errado tenha saído  do Salmo 82 que diz:

Salmo 82

Assim diz o Senhor: Vós sois deuses e filhos do Altíssimo.
Bom, o significado real é bem simples e não tem nenhum misticismo:

NAMAS vem de Namah que significa reverências 

TE significa você

NAMASTÊ = Reverencias a você


Pronto simples assim! Não tem nada de ficar colocando Deus em qualquer lugar e muito menos dizendo que deus está em todo mundo pq. ELE é ÚNICO E ABSOLUTO. (estudaremos isso mais adiante)

A confusão toda vem da galera da "Nova Era" que faz Yoga porque acha bonito e espiritual sem sequer saber o que significa tudo isso...ai caiu na rede...

Ou seja pessoal, com essa "virada de chave" que dei percebi muitos equívocos no meu caminhar que colocarei aqui um por um pq. tenho a obrigação de me redimir por ter falado coisas que eu não sabia profundamente.

Quando fui pra Índia achava o máximo todo mundo me chamando de Deus ao me cumprimentar com um Namastê, olha ai o ego se achando...

Esse é o perigo pessoal!!!

estamos num caminho espiritual para evoluir, mas será que a tal "Matrix" quer deixar????

Vocês sabem o que é Matrix???...kkkkkkkkkkkkk essa é mais uma palavra equivocada que o pessoal da nova era anda utilizando...

Irei falar disso semana que vem.

É preciso muita vontade nesse caminho para a gente poder se libertar de falsos mestres, professores e ensinamentos viu gente?!...

Beijos no coração e agora sim NAMASTÊ





Um comentário:

Anônimo disse...

Querida que bom que pesquisa eu ouvi hj e vim pesquisar tbm para saber sobre e se quiser saber mais ainda sobre esses achismo vou te ajudar! Jw.org explica muito!