quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pedindo ajuda para o Espírito Santo

Oi gente,

Hoje quero falar sobre a importância da gente pedir ajuda ao Espírito Santo nas horas críticas.

Isso aconteceu comigo Segunda-F e nesse vídeo contou um pouquinho como foi.

Abaixo deixo um vídeo do Ken Wapenick (em inglês) falando justamente sobre isso e a tradução que a Jú fez.

Um beijo no coração

Namastê





Asking the Holy Spirit






tradução por Juliana Kurokawa

Perguntando ao Espírito Santo

Um grande tema do Um Curso em Milagres com relação à nossa prática é pedir a ajuda do Espírito Santo. Em outro vídeo, eu discuti quem era o Espírito Santo e expliquei que era um símbolo de nossa própria Mente Certa. Ele é descrito no Curso como a voz que fala por Deus e Ele também é descrito como nosso professor ou Aquele a Quem nos dirigimos quando nos sentimos vítimas do nosso ego. Por isso, achei que seria importante discutir o que significa no Um Curso em Milagres pedir a ajuda do Espírito Santo, o que significa orar para Ele.

Como muitos de vocês já devem saber, o segundo panfleto que Helen Schucman recebeu ou escreveu foi a Canção da Oração, sendo Psicoterapia o primeiro. A Canção da Oração foi recebida por Helen um ano após a publicação do Curso. O Curso foi publicado em 1976 e o panfleto foi recebido no outono de 1977.

Ele foi originalmente escrito por Helen como uma resposta ao que já estava acontecendo dentro dos círculos do Um Curso em Milagres. Os estudantes estavam ficando confusos sobre três áreas centrais dos ensinamentos do Curso: oração, perdão e cura. Eu vou apenas discutir a oração neste vídeo.

Os temas centrais daquele primeiro capítulo do panfleto da Canção da Oração eram novamente: o que significa orar para o Espírito Santo ou pedir a Sua ajuda? O que tipicamente parece ocorrer aos estudantes do Um Curso em Milagres, geralmente no início do trabalho com o Curso, apesar de que essa fase inicial pode se estender bastante, é pedir uma ajuda específica ao Espírito Santo, como: que tipo de emprego devo aceitar? Devo entrar neste relacionamento? Devo mudar os relacionamentos que vivo? Devo terminar o relacionamento? Até mesmo atinge o ponto, às vezes, de perguntar: onde devo estacionar meu carro? Que roupa devo usar? O que devo pedir do cardápio do restaurante? Etc etc.

Em um ponto desse panfleto, mais uma vez, a maneira de Jesus de corrigir esse mal entendido sobre o que Curso quer dizer sobre pedir a ajuda do Espírito Santo. No capítulo dois da Canção da Oração, Jesus fala dos erros do perdão e ele os chama de perdão para destruir. Bem, ele não usa esses termos específicos para pedir ajuda ou orar, pode-se dizer, como implícito nas páginas daquele panfleto que pedir a ajuda específica do Espírito Santo ou pedir a ajuda específica para Jesus é pedir para destruir ou orar para destruir. Isso significa que toda a ideia de pedir por ajuda específica está reforçando todo o sistema de pensamento do ego, que estamos tentando desfazer ao pedir ajuda. Isso quer dizer que, quando decidimos que temos um problema específico e que, portanto, precisamos de uma resposta específica do Espírito Santo, o que estamos de fato fazendo é: em primeiro lugar, pensar que sabemos qual é o problema - que sempre será algum tipo de expressão do mundo físico e nossas experiências corporais e psicológicas no mundo físico – e, então, exigimos que o Espírito Santo nos responda da maneira como nós estabelecemos ou definimos agora.

Como Jesus disse a Helen uma vez em uma mensagem pessoal para ela, tal pedido está tentando fazer com que esse mundo seja mais manejável, controlar este mundo dando a ele uma forma específica. Então, o que o Curso realmente quer dizer com pedir a ajuda do Espírito Santo é pedirmos a ajuda para desfazer o problema real, que é a decisão de nossa mente de se juntar ao ego ao invés Dele. A decisão da mente de se identificar com o sistema de pensamento do ego de separação, culpa, julgamento, ataque ao invés do sistema de pensamento do Espírito Santo de perdão, milagre e cura.

Então, o que pedir realmente significa, conforme nos tornamos conscientes dos nossos pensamentos de julgamento, conforme nos tornamos conscientes de nos tornamos ansiosos com qualquer coisa nesse mundo ou de termos medo de qualquer coisa neste mundo ou nos encontrarmos, mais uma vez, presos às teias de especialismo do ego, que devemos, o quanto antes, retornar à nossa mente tomadora de decisão, reconhecer que nossos sentimentos de inquietude e perturbação vêm da nossa escolha da mente errada e escolher novamente.

Então, pedir a ajuda do Espírito Santo ou de Jesus significa pedir ajuda para que nos lembremos de quem somos, para que nos lembremos de quem é o professor verdadeiro, para que nos lembremos do sistema de pensamento que irá nos salvar, ao invés de nos enraizarmos ainda mais no sistema de pensamento de inferno do ego.

Em outras palavras, quando anteriormente mencionado no texto no contexto de oração, Jesus disse que a única necessidade que temos da oração é pelo perdão, porque nós temos tudo. O que ele está se referindo é que não precisamos pedir por nada, não devemos nem mesmo pedir ajuda específica para nossos problemas específicos, porque já temos tudo o que precisamos. Afinal, temos o amor de Deus.

Então, pedir ajuda é pedir para ser relembrado de tudo o que temos e confiar no professor que, de fato, nos ensina que não há nada a ser pedido, porque o Seu amor é tudo o que queremos, precisamos ou desejamos

Nenhum comentário: